fbpx

Sistema imunológico baixo: causas e como prevenir

Sistema Imunológico Baixo

O sistema imunológico baixo pode ser causado por uma série de fatores como o acúmulo de toxinas e resíduos no organismo, desidratação, deficiências nutricionais, uso de substâncias químicas, falta de exercícios, falta de sono, estresse e depressão.

Por ser uma rede de células e órgãos que se especializaram em defender o organismo contra o ataque a corpos estranhos, o sistema imunológico, quando saudável, é capaz de combater infecções causadas por bactérias, fungos, parasitas e vírus, reconhecendo-a e combatendo-a. 

Contudo, com um sistema imunológico baixo o organismo não consegue afastar esses invasores, deixando o corpo vulnerável para a entrada de doenças que podem variar entre alergias e até mesmo câncer. Para saber se sua imunidade está baixa, os riscos e como fazer para melhorar os níveis no sistema imunológico, continue a leitura conosco!

O que é imunidade

A imunidade é uma série de mecanismos presentes no organismo humano com a função de realizar a defesa no corpo contra a invasão de agentes patogênicos como vírus, fungos e bactérias.

Situações que muitas vezes podem parecer comuns, a ocorrência de inflamações de garganta ou formações de secreção em certas áreas infectadas, são na verdade sinais da ação do sistema imunológico na tentativa de combater a ação do microorganismo invasor. Conheça os dois tipos diferentes de imunidade.

Imunidade nata

A imunidade nata aquela que o indivíduo traz desde seu nascimento. Esse tipo de imunidade não tem memória imunológica e sua resposta à invasão dos microorganismos é inespecífica, atacando os patógenos sempre da mesma forma, como primeira e mais rápida linha de proteção. A imunidade nata é formada por 3 componentes: físico-química (pele, mucosa, cílios), celular (glóbulos brancos ou leucócitos) e humoral (mucosa, sangue e enzima de secreções).

Imunidade adquirida

Já a imunidade adquirida diz respeito à adaptações realizadas por organismos para o combate específico de certos patógenos. No caso, podemos citar a memória imunológica, pois, os leucócitos armazenam informações sobre o enfrentamento de determinados invasores, melhorando as chances de controlar os microorganismos em caso de nova invasão. 

Esse tipo de imunidade pode ser adquirida após infecção inicial. Além disso, a imunidade pode ser adquirida por meio de vacina, inserindo o patógeno inativado no corpo, para que o mesmo desenvolva anticorpos. 

Risco do sistema imunológico baixo

A imunidade baixa, cientificamente chamada de imunodeficiência, ocorre quando o organismo do paciente está com sistema imunológico fragilizado. Em sua maioria, isso acontece devido a doenças crônicas ou passageiras. 

O sistema imunológico baixo torna o organismo suscetível a infecções virais, bacterianas e outras. Devido a perda de eficiência no sistema imunológico por algumas doenças, a imunidade baixa pode ser tão significativa que o paciente torna-se vulnerável a infecções mais simples.

Causas de um sistema imunológico baixo

São diversas as causas que podem ocasionar a baixa da imunidade no organismo humano, por esse motivo, é necessário avaliação médica para diagnóstico e tratamento em todos os casos. 

Causas de um sistema imunológico baixo

Entre as principais causas, estão hábitos nocivos como má alimentação, causando a deficiência de vitaminas e minerais essenciais para o fortalecimento do sistema imunológico, privação de sono, tabagismo, álcool, abuso de drogas e medicamentos, e exposição à temperaturas extremas.

Outra causa é a variação hormonal que pode comprometer o funcionamento das células do sistema imunológico. Isso acontece com o aumento dos níveis de progesterona na segunda fase do período menstruação, inibindo o sistema imune feminino. Veja a seguir os fatores que contribuem para a queda da imunidade:

  • sono ineficiente;
  • longos períodos de estresse;
  • alimentação deficiente;
  • sedentarismo;
  • variações hormonais;
  • certos medicamentos, como corticóides;
  • algumas doenças, como lúpus eritematoso e câncer;
  • tratamentos, como quimioterapia;
  • obesidade;
  • predisposição genética;
  • gestação.

Principais sintomas do sistema imunológico baixo

Nem todas as pessoas ficam doentes ao entrar em contato com o patógeno, ou seja, o causador da doença. O que vai determinar essa situação é o sistema imunológico, que pode estar forte ou fraco. Veja a seguir, 10 sinais de alerta para o sistema imunológico baixo.

Aftas

Com o sistema imunológico baixo, um dos primeiros sinais que aparecem no indivíduo é a afta. Caracterizadas por lesões ovaladas cobertas por uma membrana branco-amarelada em uma mancha vermelha, a afta pode surgir acometendo todo o interior da boca, incluindo a língua.

Cansaço

Estar cansado com frequência também pode significar sistema imunológico baixo. Geralmente, nem mesmo períodos de sono podem ajudar na recuperação. A pessoa além de sentir-se sempre cansada, pode perceber dores nas articulações e músculos.

Problemas intestinais

Diarreias que duram mais de duas semanas podem ser sinais de alerta para sistema imunológico baixo, prejudicando o trato intestinal e digestivo. A constipação também pode ser outra preocupação, já que o sistema imunológico baixo pode forçar o intestino a desacelerar, tornando a evacuação difícil.

Mãos frias

Os vasos sanguíneos estão diretamente ligados à imunidade baixa. Por isso, resulta em redução do fluxo para as extremidades do corpo, como orelhas, nariz, e dedos. Nessas regiões, a pele pode ficar fria e até mesmo azulada.

Queda de cabelos

A queda da imunidade também pode ocasionar no organismo um ataque aos próprios folículos pilosos, causando grande perda de cabelo, chamada clinicamente alopecia, que pode ser temporária ou definitiva. 

Erupções cutâneas

A primeira barreira do corpo contra microorganismos é a pele. Por esse motivo, o aparecimento de erupções cutâneas e feridas podem indicar que o sistema imunológico está baixo. 

Doenças autoimunes

Em doenças autoimunes, o sistema imunológico combate células do próprio organismo, tornando-se imunidade baixa. Em geral, condições desse tipo apresentam dores, manchas, icterícia, e outros sinais como os listados.

Adoecimento constante

Uma pessoa com sistema imunológico baixo pode contrair infecções com mais frequência e facilidade que a maioria das pessoas. Além disso, as essas doenças podem ser mais graves, devido ao organismo fragilizado. Entre as condições mais comuns que podem acometer constantemente uma pessoa com imunidade baixa, estão amigdalite, estomatite, artrose.

Duas ou mais pneumonias no ano

A ocorrência de gripes e resfriados pode ser um sinal de imunidade baixa, assim como a frequência de 2 ou mais episódios de pneumonia. Seus sintomas costumam ser: febre alta, calafrios, perda de apetite, falta de ar, dor no peito, prostração e tosse expectorante. 

Episódios de candidíase

Pelo menos 55,7% das mulheres terão incômodos pela candidíase uma vez na vida. O fungo, naturalmente presente no corpo humano, pode encontrar oportunidade no cenário ideal para se proliferar com a imunidade baixa, acontecendo de forma recorrente. Sintomas presentes nessa condição são: coceira, secreção em excesso, e dores.

Doenças que se aproveitam do sistema imunológico baixo

Algumas doenças chamadas de oportunistas acabam aproveitando a fragilidade do sistema imunológico baixo para se manifestar. Podem ser diversos tipos de infecções, doenças e distúrbios que atacam o organismo quando existe algum comprometimento com a função imunológica. Confira as principais, a seguir.

Herpes zoster

A herpes zoster é uma doença infecciosa que ocorre quando o varicela-zoster, vírus causador da catapora, é reativado no organismo humano. Contudo, a doença só se manifesta em indivíduos que mantiveram o vírus no organismo depois do caso de catapora. O sistema imunológico baixo  é um grande desencadeador da herpes zoster, e sua característica principal é o aparecimento de bolhas com líquido na pele, surgindo em diferentes partes do corpo.

Tuberculose ganglionar 

Doença contagiosa que acomete gânglios linfáticos, a tuberculose ganglionar é percebida na região de pescoço e tórax, e caracterizada pela presença de microorganismos chamados Mycobacterium Tuberculosis, mesmo causador da tuberculose pulmonar. Indivíduos com baixa imunidade são alvos mais fáceis para essa condição, e seus sintomas vão desde anemia, febre e cansaço até dores no corpo e emagrecimento.

Otite

As infecções de ouvido, chamadas de otite, são desencadeadas por bactérias e ocorrem pela concentração de líquidos. Ao ocorrerem com certa frequência, a otite pode indicar imunidade baixa. Por esse motivo, é importante ficar atento a sintomas como febre recorrente, coceira, dores e secreções.

Sistema imunológico baixo e a Covid-19

O sistema de defesa do nosso corpo é o grande responsável pela proteção do nosso organismo contra qualquer que seja a agressão. Por se tratar de um microrganismo altamente agressivo e ainda sem grandes avanços em soluções para seu combate, não há nenhuma vacina ou medicamento capaz de prevenir o novo coronavírus de invadir o organismo. 

Por esse motivo, nosso sistema imunológico é a nossa única defesa para combater a Covid-19. Dessa forma, é fundamental que cuidados com a imunidade e medidas de higiene recomendadas sejam associados para aumentar as chances de prevenção e combate. 

Para fortalecer o sistema imunológico baixo durante esse período, mudar hábitos nocivos e investir em um estilo de vida saudável é fundamental. Além disso, é preciso estar com o calendário de vacinação em dia, assim como as consultas e exames de rotina. A seguir, você vai conhecer 9 formas de fortalecer o sistema imunológico que poderá colocar em prática hoje mesmo!

Como fortalecer o sistema imunológico baixo

Ao perceber os sinais e identificar a imunidade baixa, a melhor conduta é procurar atendimento médico. Depois de diagnosticado, o médico indicará as melhores formas de tratamento, que podem variar, incluindo terapia medicamentosa com antibióticos profiláticos, transplante de medula e terapia gênica.

No entanto, melhorar a imunidade muitas vezes não é tão difícil quanto parece. Pequenas mudanças são capazes de realizar uma grande diferença das células de defesa do corpo humano. Acompanhe as principais dicas que podem aumentar o sistema imunológico baixo.

Durma bem

O organismo precisa de energia para combater os microorganismos nocivos à saúde. Isso é possível com uma adequada quantidade e qualidade de sono. Esse fato pode explicar porque a gripe e outras infecções aumentam a vontade de dormir.

Sistema Imunológico Baixo

A falta de sono adequado apresenta efeito similar no sistema imune que o estresse, de forma a interromper a produção normal das células de defesa que compõem o sistema imunológico. Recomenda-se que os adultos tenham pelo menos 7 horas de sono ao dia para manter o sistema imune funcionante.

Faça exercícios para evitar um sistema imunológico baixo

As atividades físicas regulares são extremamente importantes para uma vida saudável, visto a melhoria da saúde cardiovascular, redução da pressão arterial, controle de peso, e prevenção de inúmeras doenças. Assim como bom período de sono, os exercícios contribuem para manter o sistema imunológico saudável, gerando rápidas respostas contra infecções.

Evite o estresse

Aumentando as chances de adquirir problemas de saúde, o estresse é uma resposta física do organismo que libera substâncias propícias para a baixa imunidade. Por isso é essencial adotar medidas para reduzir ou controlar o estresse, como meditação, acupuntura, ioga, e outros.

Capriche na suplementação

A deficiência de vitaminas e minerais pode enfraquecer o organismo, resultando na imunidade baixa. É o caso de vitaminas como A, C, D e E, bem como ácido fólico, zinco e ferro.

Ainda que seja recomendável preferir nutrientes obtidos por fontes alimentares, a suplementação pode ser o caminho mais rápido para melhorar a imunidade, desde que seja prescrita por um médico.

Tome sol diariamente para evitar um sistema imunológico baixo

O sol é um grande aliado do sistema imunológico. Além de auxiliar o corpo a sintetizar vitamina D, ele também energiza células responsáveis pela eliminação dos agentes agressores. 

Com a luz do sol ajudando a fortalecer o sistema imunológico, é fundamental receber pelo menos 15 minutos de por dia. Entretanto, tenha cuidado. A exposição prolongada e em horários entre às 10h00 e 16h00 só deve ser feita com proteção de filtros e outras barreiras. 

Adote bons hábitos de higiene

Ter uma higiene adequada também é uma forma de manter o sistema imunológico em alta, evitando infecções e prevenindo-se contra bactérias e germes. Por isso, lembre-se de lavar bem as mãos antes de refeições, após o uso do banheiro, e também após o contato com outras pessoas. Da mesma forma, não esqueça da higiene bucal e o uso da máscara.

Beba mais chá para evitar um sistema imunológico baixo

Além de melhorar o metabolismo, chás antioxidantes como hibisco, verde, romã, maçã, gengibre e cúrcuma são excelentes ajudantes para as defesas do organismo. No entanto, a ingestão não deve ser considerada uma substituição para a quantidade devida de água que você deve ingerir ao dia. Eles são apenas uma forma complementar para fortalecer o sistema imunológico. 

Tenha uma alimentação equilibrada

Uma das principais formas de melhorar o sistema imunológico baixo é por meio de uma alimentação equilibrada. Manter dieta saudável com variados alimentos é uma das melhores maneiras de fortalecer as defesas imunes. Por isso, aposte nos mais variados grupos de alimentos, sempre evitando condimentos, ultraprocessados, açúcares e gordura em excesso.

Vitamina C

A vitamina C contribui para que nosso organismo tenha maior resistência e preparo para nos defender contra a invasão de vírus e bactérias. Além disso, ela é um excelente antioxidante que pode ser encontrado em alimentos como laranja, kiwi, acerola, brócolis e tomate. 

Oleaginosas

As oleaginosas são  famosas fontes de zinco, e possuem fibras, gorduras saudáveis e minerais importantes no combate à imunidade baixa. Além disso, castanhas, amêndoas, nozes e óleos vegetais, como canola, milho e trigo, são importantes fontes de vitamina E.

Vegetais verde-escuros

Outros alimentos essenciais para fortalecer o sistema imunológico mantendo fortes nossas células imunes são os vegetais verde-escuros, como couve, brócolis e espinafre. São essenciais para a produção de glóbulos brancos e contribuem com grandes das vitaminas A, B6 e B12.

Gengibre 

O gengibre é um alimento que pode ser usado em alimentos e bebidas, e suas propriedades fortalecem o sistema imunológico, visto que é anti-inflamatório, termogênico e bactericida. Atualmente, se tornou um importante componente das dietas pelos seus benefícios ao metabolismo.

Zinco  

Além de ser encontrado em oleaginosas como castanhas e amêndoas, o zinco, responsável por fortalecer o sistema imunológico, pode ser encontrado em sementes de abóboras, cogumelos, grão de bico e espinafre, assim como na carne bovina. 

Antioxidantes

Em nosso organismo contamos com a presença de antioxidantes que são importantes para ajudar a impedir o surgimento de problemas no sistema imune. Entretanto, essa quantidade não é suficiente, e devemos ingeri-lo também por meio de alimentos como:

  • derivados do leite, damasco, batata-doce, ovo, cenoura e fígado (vitamina A);
  • vegetais escuros, grãos integrais, nozes e sementes (vitamina E);
  • uva, cebola, vinho tinto (flavonoides);
  • carne, frutos do mar (selênio).

Na leitura de hoje você pôde conhecer um pouco mais sobre os efeitos do sistema imunológico baixo no organismo, assim como formas de evitá-lo. Adicione hábitos saudáveis a sua rotina e tenha sempre uma boa imunidade, evitando doenças e infecções oportunistas. Se você identificar um dos sinais de alerta para a imunidade baixa, busque atendimento médico e garanta um tratamento precoce, evitando complicações.

Marque hoje mesmo uma consulta e realize os exames necessários para descobrir como está sua saúde. Você pode fazer isso sem sair de casa, com o atendimento via telemedicina da Clínica Croce. Localizada em São Paulo, a clínica atende em todo Brasil via teleatendimento. Faça seu agendamento pelo WhatsApp agora mesmo!