fbpx

Quais as diferenças entre reumatologista, ortopedista e traumatologista

Apesar de terem suas próprias áreas médicas, muitas vezes campos de atuação acabam se sobrepondo, como é o caso do reumatologista, ortopedista e traumatologista. Por esse motivo, no momento de procurar tais médicos com especialidades diferentes, o paciente comumente têm grandes dúvidas sobre qual profissional deve buscar.

Afinal, nem todos conhecem realmente as funções de cada um destes especialistas. Para que você não passe por esse problema, no post de hoje, vamos esclarecer quais as atividades exercidas por estes respectivos profissionais, e quando é o melhor momento para procurar sua assistência. Continue a leitura para entender as diferenças entre reumatologista, ortopedista e traumatologista!

O que faz um ortopedista

O médico especializado em ortopedia é responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças e deformidades que sejam de origem anatômica e fisiológica, afetando o sistema locomotor como ossos, músculos, articulações, ligamentos e tendões.

No entanto, sendo no Brasil a ortopedia e traumatologia especialidades unificadas, o especialista em ortopedia também trata-se de um traumatologista. Assim, também é capacitado para tratar lesões que foram adquiridas, como aquelas que causadas por acidentes, impactos, traumas, quedas e pancadas. 

Dessa forma, o ortopedista, assim como o reumatologista, realiza consultas, exame clínico, solicita exames (de sangue e imagem), indica tratamentos, como sessões fisioterapêuticas, e prescreve medicamentos para a terapia. As principais condições tratadas por profissionais da ortopedia e traumatologia, são:

  • deformidades causadas por doenças crônicas, como a artrose e artrite;
  • deformidades ósseas;
  • desvios de coluna, escoliose, cifose e lordose;
  • bursites e tendinites;
  • hérnias de disco;
  • lesões esportivas;
  • lesões musculares;
  • fraturas, torções e luxações em locais como cotovelo, punho, mão, quadril, pé, tornozelo, joelho;
  • problemas articulares.

Quando procurar um ortopedista

Para que o paciente não tenha dúvidas na hora de procurar o especialista correto, fique atento aos sinais a seguir, que indicam quando um ortopedista é o médico ideal para diagnosticar e tratar as seguintes questões:

  • dores musculares;
  • dores na coluna;
  • deformidades visíveis em articulações ou ossos;
  • dores intensas ao movimentar uma ou mais partes do corpo;
  • fraturas;
  • inchaços em regiões específicas;
  • desenvolvimento de joanetes;
  • problemas de postura;
  • pés tortos no nascimento (pé torto congênito).

O que faz um traumatologista

O médico traumatologista é responsável por cuidar de lesões do aparelho musculoesquelético causadas por diversas formas de trauma. Os exemplos mais comuns são luxações, torções e fraturas ocasionadas em geral por acidentes de trânsito, acidentes de trabalho, acidentes domésticos, pancadas durantes práticas esportivas, quedas, esmagamentos, ou agressões. 

Dessa maneira, o médico traumatologista costuma estar presente em atendimentos de urgência, não sendo tão comum sua procura em consultas médicas de rotina. Esse profissional atua em ambiente hospitalar, estando apto para a realização de cirurgias para a contenção ou correção de danos.

Quando procurar um traumatologista

No Brasil, os especialistas em traumatologia atuam em conjunto com os ortopedistas, como acompanhamos. Por esse motivo, trata-se também de um médico da ortopedia. Em geral, o momento de procurar um traumatologista envolve não só traumatismos severos, mas também queixas comuns como febres, que sejam relacionadas à dores em articulações, pernas, braços, mãos, dedos, coluna e outras regiões. tornando difícil para o paciente levantar-se ou locomover-se.

Sintomas como esses estão ligados a episódios anteriores de trauma. Dessa forma, é muito importante que o paciente procure atendimento assim que os sinais e sintomas semelhantes a estes tiverem início.

O que faz um reumatologista

O reumatologista é o profissional responsável em realizar diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças reumáticas, condições que causam fortes dores em áreas de articulação, cartilagem, músculo, osso e outros componentes do aparelho locomotor, sem que tenham sidos originados por traumas ou lesões.

Conhecido popularmente como reumatismo, as doenças reumáticas somam mais de 200 condições que acometem pessoas em todas as faixas etárias, não sendo uma questão exclusiva da terceira idade. 

Em muitos casos, as causas dessas doenças está associada a condições autoimune, ou seja, quando um componente genético permite que o sistema imunológico do paciente ataque seu próprio organismo.

Dessa maneira, ainda que causem dores e rigidez principalmente em áreas de articulação, as doenças reumatológicas também podem comprometer órgãos como coração, pulmões, intestinos, pele, olhos e rins.

Pode-se dizer assim, que uma das especialidades do reumatologista é no tratamento das dores que surgem no sistema musculoesquelético sem que necessariamente tenha ocorrido traumas, pancadas ou acidentes. Essa é uma das questões que difere o reumatologista do ortopedista e traumatologista, pois, os outros profissionais atuam em casos de lesões e traumas. Entre as principais doenças tratadas pelo reumatologista, podemos citar:

  • artrose;
  • artrite reumatoide, reativa, infecciosa, psoriática ou de outras variedades;
  • bursite;
  • febre reumática;
  • doença de Lyme;
  • fibromialgia;
  • espondilite anquilosante;
  • gota;
  • lúpus eritematoso sistêmico;
  • tendinite;
  • osteoporose;
  • vasculite.

Sendo as dores associadas às doenças reumáticas muito parecidas com outras dores originadas por traumas e lesões, o médico reumatologista realiza exame físico em seu consultório, solicitando outros exames como de imagem e sangue, a fim de ter um diagnóstico seguro e correto da doença que acomete o paciente.

Para o tratamento, o especialista pode prescrever o uso de medicamentos imunossupressores, anti-inflamatórios, e vacinas imunobiologicas. Outra diferença entre o reumatologista, o traumatologista e ortopedista, é que esse profissional não realiza cirurgias, no entanto, em casos em que a cirurgia seja indicada, o reumatologista poderá indicar um ortopedista para sua realização.

Principais partes do corpo e sistemas tratados pelo reumatologista

Ao pensar em reumatismo, é comum lembrarmos apenas de dores que acometem pessoas mais idosas. No entanto, as doenças tratadas por este especialista são mais complexas, afetando diversas partes e sistemas do corpo humano.

O médico reumatologista trata de articulações, ligamentos, tendões, cartilagens e músculos. Entretanto, sua especialidade vai além, afinal, doenças reumáticas podem acometer também órgãos internos. Podem haver fundamentos imunológicos que atacam órgãos como rins, coração e cérebro, resultando em processos como quadros de dor,deformação, limitações em movimentos, e até mesmo óbito.

Por esse motivo, conhecer as enfermidades tratadas pelo reumatologista é importante, com o objetivo de procurar ajuda do profissional mais indicado quando necessário, recebendo diagnóstico e tratamento efetivo de forma ágil.

Quando procurar um reumatologista

Para aqueles que sofrem de dores e não conseguem identificar suas causas, muitas vezes é difícil saber qual especialista buscar. Contudo, diferente do sinais e sintomas que levam o indivíduo a procurar outros especialistas, o reumatologista deve ser solicitado quando o paciente apresentar:

  • rigidez matinal em articulações, em especial no período após acordar;
  • vermelhidão, inchaço e calor nas articulações;
  • dores musculares sem causa aparente;
  • dificuldades de movimentação de punho, dedos, ombros, cotovelos, joelhos, tornozelos, quadril, e outros.

Doenças tratadas pelo reumatologista

São diversas as enfermidades tratadas pelo reumatologista. Para melhor entendimento, vamos dividi-las em 2 grupos: doenças autoimunes, aquelas em que o corpo produz células e anticorpos que atacam tecidos articulares do próprio organismo, e doenças metabólicas-degenerativas, causadas pelo desgaste das estruturas da articulação. A seguir, você vai conhecer as principais doenças desses grupos que são tratadas pelo reumatologista.

Artrite reumatóide

Estima-se que quase 2 milhões de brasileiros sofram com a artrite reumatóide. Essa doença inflamatória crônica gera impactos em diferentes articulações do corpo, manifestando-se na maior parte do tempo em mulheres, com idades avançadas. 

As causas da artrite reumatóide ainda não são motivo de consenso dentro da comunidade médica, e seus sintomas são caracterizados pela rigidez que aparece no período da manhã, dores em articulações, vermelhidão, edemas e fadiga. 

O tratamento medicamentoso deve estar adequado de acordo com o estágio em que a doença se encontra, sendo mais intenso conforme as condições agressivas que a doença apresentar. Entre as alternativas para lidar com as dores e problemas causados pela artrite reumatóide, a fisioterapia garante ao indivíduo uma melhor qualidade de vida e produtividade. Além disso, alguns casos extremos podem ser cirúrgicos.

Tendinites

Também tratada pelo reumatologista, a tendinite é uma inflamação ou irritação que ocorre em tendões. Com sintomas característicos como rigidez na região, inchaço local e dor, a tendinite é uma condição temporária, contudo, pode se tornar crônica.

Sua causa mais frequente está associada a manifestação de problemas associados ao mau condicionamento físico, uso do membro em posição inadequada por período prolongado, e problema postural. Seu tratamento tem como recomendação repouso articular, uso de talas, medicamentos para redução de dor e controle de sintomas, e reabilitação física.

Fibromialgia

A fibromialgia é uma doença crônica caracterizada por dores musculares de forma generalizada, que não manifesta evidência de inflamação em áreas de dor, mas causa distúrbios do novo, cansaço, problemas de humor e ansiedade. 

Comum entre pacientes que buscam assistência em clínicas reumatológicas, estima-se que 2,5% da população no Brasil sofra com a fibromialgia, problema que impacta de forma significativa a vida do portador, tornando-o sensível ao mais leve dos toques.

Diferente de outras doenças reumatológicas, não causa deformidades, e seu tratamento envolve mudança na rotina com exercícios físicos, boa alimentação, e alternativas como alongamento e meditação. Os medicamentos utilizados para a fibromialgia geralmente são antidepressivos e aqueles para controle da dor crônica. 

Artrite idiopática juvenil

A artrite idiopática juvenil é uma inflamação crônica que atinge articulações e órgãos como olhos, pele e coração. As manifestações clínicas que a doença tem como característica são dores, elevação de temperatura de uma ou mais articulações, e artrite. 

Com início tardio, a dor nas crianças afetadas pela artrite idiopática infantil costuma ser branda, causando grande desconforto. Seu tratamento inclui educação de paciente e familiares sobre a doença, e controle das dores e inflamação por meio de medicamentos prescritos por um reumatologista. 

Além disso, a fisioterapia é uma alternativa essencial para lidar com esse problema, proporcionando ao jovem a melhora da autoestima, assim como sessões de atendimento psicológico, recurso indispensável em seu tratamento.

Lombalgia

Caracterizada por dor na região lombar inferior, ou seja, parte baixa das costas, a lombalgia é um problema reumático comum, sendo uma das doenças que mais afastam trabalhadores de seus postos, conforme informação da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT).

Seu tratamento consiste em formas de ajudar no alívio da dor do paciente, dessa maneira, diversos medicamentos podem ser indicados pelo especialista, além da reabilitação que inclui práticas como alongamento e fortalecimento de músculos.

Artrose

A artrose é uma condição também conhecida como osteoartrite ou osteoartrose. É decorrente ao desgaste da cartilagem responsável pelo revestimento das articulações, processo natural do corpo que ocorre com o envelhecimento. Ao iniciar os sintomas, que em sua maioria incluem dor, calor e vermelhidão nas áreas afetadas, passa-se a ser considerada uma doença chamada artrite. 

O desgaste articular ocorrido na artrose é classificado como reumatismo e, considera-se que todas as pessoas a terão em algum nível da vida. Isso porque, as células da cartilagem que são afetadas, não se regeneram, ou seja, quando destruídas, não pode haver uma substituição.

Pessoas que se submetem à maiores esforços das articulações, como atletas profissionais ou indivíduos que sofreram traumas, podem desenvolver a condição de forma precoce. Além disso, fatores genéticos estão envolvidos. 

O tratamento consistente para o controle dos sintomas envolve medicamentos e o retardamento do processo de desgaste articular por meio de outras medidas, como fortalecimento muscular, perda de peso e acupuntura.

Osteoporose

A osteoporose é outra das doenças tratadas pelo reumatologista. Envolvendo o enfraquecimento da massa óssea, ela ocorre quando há o desgaste ósseo excessivo, quando o osso não se forma de maneira correta, ou quando os dois processos acontecem de forma simultânea. 

Com o desequilíbrio entre a quantidade de material ósseo formado e reabsorvido pelo corpo, o enfraquecimento da osteoporose aumenta o risco para fraturas em ossos da coluna, pernas, quadris e outras regiões.

Problemas causados na estrutura da coluna podem levar a redução da estatura do paciente que sofre com osteoporose, além de dores crônicas. Contudo, os problemas que afetam os ossos do quadril são mais graves, e podem prejudicar a mobilidade física e atrapalhar o desenvolvimento de tarefas no dia a dia. Alguns dos fatores de risco para o desenvolvimento da doença, são:

O tratamento inicia-se com o ajuste da dieta e suplementação de cálcio e vitamina D. Podem ser utilizados medicamentos que impedem a degeneração e estimulam a reconstrução óssea. 

Gota

A doença chamada como gota é uma forma de artrite causada pelo depósito de cristais de sódio nas articulações. Isso acontece devido o aumento dos níveis de ácido úrico, substância formada pelo organismo após a ingestão de proteínas, e pode ser causado pelos seguintes fatores:

  • alta produção de ácido úrico devido à algum defeito nas enzimas, não permitindo que os rins façam sua eliminação por completo;
  • o uso de medicamentos diuréticos que podem ocasionar a diminuição da excreção renal de ácido úrico;
  • ausência congênita (de nascimento) do mecanismo enzimático que é responsável pela eliminação do ácido úrico.

Os sinais iniciais são de inchaço e dor intensa em alguma articulação isolada, normalmente começando pelos pés. Seus sintomas aparecem em crises que podem ter duração entre 3 a 10 dias. Após esse período, a pessoa pode voltar a viver novamente, até que uma nova crise ocorra em alguns meses ou anos, acometendo as mesmas ou outras articulações.

O ideal é procurar por um reumatologista para iniciar o tratamento, constituído por medicamentos que reduzem a concentração do ácido úrico no sangue associado a mudanças no estilo de vida do pacientes, como perda de peso, redução do consumo de bebida alcoólica e exercícios físicos.

Lúpus eritematoso sistêmico (LES)

O lúpus é uma doença inflamatória crônica e de origem autoimune que pode ser cutânea, acometendo a pele, ou sistêmica, afetando outros órgãos internos. Entre eles, os mais comumente envolvidos são rins, pulmões, articulações e sistema nervoso.

Para casos de lúpus sistêmico, os sintomas podem variar muito, incluindo manchas na pele, febre, dores articulares, rigidez matinal nas articulações, perda de cabelo, fadiga generalizada, dores abdominais, dor ao respirar, formigamento, dormência, e outros.

A doença pode acontecer em pessoas de qualquer idade ou sexo, e sua causa não é exatamente definida, contudo, há relação aos fatores genéticos, hormonais e ambientais. O tratamento é realizado pelo reumatologista e consiste no uso de corticosteróides, anticoagulantes e imunossupressores.

Esclerodermia

Também conhecida como esclerose, a esclerodermia é uma doença inflamatória crônica do tecido conjuntivo que está relacionada a fatores autoimunes. É responsável por causar o endurecimento da pele e tecidos. 

Pode ser sistêmica, afetando a pele e sistemas internos, ou localizada, atingindo apenas a região de derme do indivíduo. Em áreas afetadas, a pele torna-se espessa escura e brilhante. Seus principais sintomas incluem:

  • contrações de vasos sanguíneos em mãos e pés, tornando-os frios, pálidos, arroxeados e inchados, chamado de fenômeno de Raynaud;
  • feridas nas pontas dos dedos;
  • dor e rigidez em articulações;
  • perturbações gástricas, cardiovasculares e respiratórias, relacionadas à formação de tecido fibroso e cicatricial em vasos sanguíneos que irrigam os órgãos.

Seu tratamento é focado em controlar os sinais e sintomas de inflamação com medicamentos anti-inflamatórios, aliviando-os, além de medidas de suporte como medicamentos locais e fisioterapia.

No artigo de hoje você pôde compreender melhor as diferenças entre o reumatologista, traumatologista e ortopedista, profissionais que muitas vezes exercem suas funções de forma associada, devido a necessidades de tratamento de algumas doenças e condições.
Agora que você já tem as informações acima, continue aumentando seus conhecimentos e veja também o que um reumatologista pode fazer por sua saúde!