Você sabe o que causa a urticária? Essa irritação ganhou tal nomenclatura por provocar lesões parecidas com as causadas pela urtiga. Acompanhadas de coceira intensa, quando a condição não é tratada, compromete a saúde e qualidade de vida do indivíduo. Por esse motivo, é fundamental entender o que causa a urticária, o tipo e nível de intensidade. Dessa forma, as manifestações e sintomas podem ser controladas, melhorando o bem-estar e diminuindo episódios. Continue conosco para entender mais sobre o assunto!
O que causa a urticária?
A urticária pode ter como causa diferentes alérgenos (substâncias químicas) que provocam reações pelo contato, inalação, consumo ou injeção. Esses elementos podem estar presentes em todos os lugares por meio de alimentos, plantas, medicamentos, insetos e outras fontes.
Para muitas pessoas tais substâncias não são prejudiciais. No entanto, quando ocorre a sensibilidade a essas substâncias, o sistema imunológico reage de forma exagerada. Na maioria das vezes, a urticária não é parte de reação alérgica. Dessa forma, o agente alérgeno pode não ser identificado. Isso porque, a irritação pode acontecer devido a doenças autoimunes, estímulos físicos e outras causas não compreendidas.
Urticária aguda
O que causa a urticária aguda geralmente são reações aos alimentos, aditivos alimentares, medicamentos e picadas de insetos. Além disso, também pode ocorrer devido a reações consideradas não alérgicas, como estímulos físicos (calor, frio e pressão) e doenças autoimunes.
Entre os alimentos que podem causar a urticária estão ovos, frutos do mar, peixes e oleaginosas. Nos medicamentos, os antibióticos estão entre os mais frequentes para provocar urticária. Além disso, substâncias como látex podem causar irritação quando em contato com a pele de uma pessoa com sensibilidade.
Urticária crônica
Na urticária crônica os sintomas podem durar meses ou anos, e sumir sem motivo aparente. As causas identificáveis são as mesmas que levam a urticária aguda. Contudo, em muitos casos, não é possível identificar a causa. Desse modo, acredita-se que o agente causador seja uma reação autoimune do organismo que não pôde ser detectada.
Como tratar o que causa a urticária?
Considera-se o tratamento da urticária eficaz quando o paciente fica completamente livre dos sinais e sintomas da irritação. Assim, para a terapia ter a eficácia que se espera, é preciso identificar o tipo de urticária. É importante salientar que essa é uma condição sem cura. Entretanto, é possível controlar as crises, evitando que elas afetem o dia a dia e a qualidade de vida do indivíduo.
Diante da urticária aguda e induzida, o ideal é afastar-se da causa quando possível. Além do tratamento específico, mudanças na dieta podem ajudar a melhorar o quadro. Já a urticária crônica espontânea, um quarto dos pacientes não respondem ao tratamento com antialérgicos, mesmo em altas doses. Em situações como essa, o médico responsável avalia opções de tratamento mais modernas, como as infusões de medicamentos.
Infusão de medicamentos
Geralmente, indicam-se anti-histamínicos (antialérgicos) para inibir os sintomas da urticária. No entanto, em alguns casos, o médico pode prescrever drogas como o corticoide. Por seus efeitos adversos, esses medicamentos devem ser consumidos em curtos períodos. Em quadros mais graves, pode ser necessária a aplicação de adrenalina por via subcutânea. O tratamento da urticária crônica espontânea idiopática ocorre de maneira diferente. Inicia-se com anti-histamínicos em doses que podem aumentar gradativamente e, a partir da resposta ao tratamento, outras classes de drogas podem ser introduzidas.
Diante de quadros graves, como na resistência aos anti-histamínicos e refratários aos tratamentos tradicionais, as infusões medicinais podem ser a melhor opção de terapia. Na urticária crônica espontânea, esse tipo de tratamento controla a patologia em 85% das vezes, gerando grande alívio para quem convive com crises sintomas como coceira aguda. Além disso, mostra-se um avanço ao tratar indivíduos que apresentam efeitos colaterais intensos com outros medicamentos.
Imunobiológicos
Os imunobiológicos são medicamentos que ajudam a modificar a resposta imune do organismo, favorecendo uma melhora expressiva do quadro. Realizados por meio de infusões, esses fármacos podem ter recomendação para tratar a urticária crônica espontânea de adultos e jovens acima dos doze anos.
O especialista responsável por esse tratamento, o dermatologista, pode prescrever terapias mais específicas após o diagnóstico prévio e avaliação do histórico do paciente. Em situações em que existe a associação de outras doenças alérgicas, um especialista em alergia e imunologia pode proporcionar uma abordagem ampla.
De qualquer modo, a automedicação pode prejudicar ainda mais o quadro. Assim, ao observar sintomas característicos da urticária, é importante buscar atendimento médico com profissionais especialistas e conceituados e evitar receitas caseiras que agravem a irritação e lesionem a pele.
Clínica Croce: diagnóstico e tratamento da urticária
A Clínica Croce localiza-se na Zona Oeste de São Paulo e é formada por uma equipe altamente treinada e qualificada para o atendimento humanizado e avaliação precisa, seja para casos de urticária, doenças alérgicas, doenças autoimunes, reumatológicas e de outras especialidades. Afinal, entendemos que a saúde de nossos pacientes pode exigir tratamento multidisciplinar. Por isso, oferecemos especialistas em diferentes áreas para oferecer soluções abrangentes e integrais diante de cada quadro específico.
Com uma estrutura completa e moderna, é possível investigar o que causa a urticária e potencializar os tratamentos ao unir especialidades como alergologia, imunologia, reumatologia, infusões medicinais e terapia por imunobiológicos. Por isso, a Clínica Croce é considerada uma das instituições mais completas e preparadas para o atendimento a essa e outras condições.
Quer saber mais sobre como a Clínica Croce pode melhorar sua qualidade de vida e bem-estar no tratamento da urticária? Então, faça agora mesmo seu agendamento online e marque uma consulta com um de nossos especialistas!