O Ozempic tornou-se popular nos últimos anos por um de seus efeitos colaterais: a perda de peso. Engana-se quem imagina que o medicamento tenha o emagrecimento como indicação inicial. O fármaco à base de semaglutida foi inicialmente desenvolvido para o controle e tratamento da diabetes tipo 2.
Por meio do relato de famosos e celebridades sobre sua efetividade para a perda de peso nas redes sociais, o Ozempic tornou-se o desejo de muitas pessoas. Contudo, muitos ainda desconhecem os efeitos colaterais do medicamento e seus riscos diante do uso indiscriminado. A seguir, entenda melhor a ação do Ozempic no organismo e sua relação com o emagrecimento.
O que é e para que serve o Ozempic?
O Ozempic é um fármaco que tem como princípio ativo a semaglutida, molécula da classe dos medicamentos análogos de GLP-1, um hormônio produzido no intestino. Desse modo, atua sobre o sistema nervoso central, especialmente no gasto calórico e controle da saciedade.
Segundo a bula do medicamento, indica-se o Ozempic para o tratamento de pacientes adultos com diabetes tipo 2 não satisfatoriamente controlada. Ou seja, quando o nível de açúcar no sangue permanece alto mesmo após adoção de dieta balanceada, atividade física regular e outro medicamento.
O Ozempic pode ser administrado sozinho quando o paciente não pode ingerir metformina ou outros fármacos que realizam o controle da hiperglicemia (alto índice de açúcar no sangue). Além disso, pode também reforçar o tratamento de pacientes que já utilizam a insulina ou outros medicamentos orais, como a tiazolidinediona e sulfonilureia. No entanto, é importante ressaltar que o fármaco não substitui a insulina nem trata a diabetes tipo 1.
Por que Ozempic tornou-se tão popular no mundo?
Em junho de 2021, o órgão de vigilância sanitária Food and Drug Administration (FDA) autorizou o uso da substância nos Estados Unidos. Concedeu-se a liberação para tratar a obesidade e sobrepeso em pacientes associados a quadros de pressão alta, diabetes tipo 2 e colesterol. Após a autorização, o uso da droga cresceu devido a publicações que viralizaram em redes sociais promovendo o Ozempic como solução rápida para perda de peso.
No Brasil, a semaglutida foi inicialmente empregada para diminuir a taxa de glicose na corrente sanguínea, auxiliando a reverter o impacto da diabetes. Entretanto, assim como outras agências reguladoras no mundo, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou a prescrição para a perda de peso, devido ao potencial do fármaco para essa ação.
Por que o medicamento emagrece?
Ao atuar diretamente na secreção de insulina pelo pâncreas, a semaglutida ajuda a regular os níveis de glicemia. A molécula auxilia a retardar o esvaziamento gástrico, promovendo uma sensação de saciedade prolongada. O alimento mantém-se parado por mais tempo no estômago. Isso torna mais rápida a sensação de saciedade, demorando que o indivíduo sinta fome novamente.
Do mesmo modo, o Ozempic atua no sistema nervoso central, na região de hipotálamo e hipocampo. Desse modo, o medicamento diminui a fome e melhora a saciedade, além de contribuir para o indivíduo selecionar alimentos mais saudáveis. O sistema de regulação de apetite pode ser prejudicado em pessoas com obesidade devido à inflamação. Assim, o medicamento ajuda na desinflamação, melhorando a sinalização do cérebro para o controle de apetite.
Quais os efeitos colaterais do Ozempic?
Como outros medicamentos, o Ozempic apresenta efeitos colaterais e riscos à saúde que pode ser ainda maior diante do uso sem prescrição e acompanhamento médico. Entre as principais reações adversas que podem ocorrer com o uso da semaglutida, estão:
- aumento de enzimas pancreáticas (lipase e amilase);
- hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue);
- refluxo gastroesofágico;
- dor no estômago;
- perda de apetite;
- prisão de ventre;
- cálculo biliar;
- indigestão;
- diarreia;
- inchaço;
- gastrite;
- tontura;
- vômito;
- gases;
- enjoo;
- azia.
O Ozempic precisa de receita?
Sim, o Ozempic é um medicamento que deve ser usado somente sob prescrição médica. Por isso, não deve ser vendido em locais que não sejam oficiais, como farmácias e drogarias, diante da apresentação do receituário devidamente preenchido. Antes de utilizar esse ou qualquer outro medicamento para emagrecer, realize uma consulta com um endocrinologista. Assim, é possível realizar exames, definir as causas e tratá-las adequadamente, de modo individualizado e seguro.
Como o endocrinologista pode ajudar a emagrecer?
Com a função de descobrir alterações em glândulas e hormônios que podem causar problemas no organismo e tratá-las, o endocrinologista busca devolver ao paciente a saúde, bem-estar e qualidade de vida. Um único distúrbio no organismo é capaz de desenvolver diversas doenças que variam entre leves e graves, como hipotireoidismo, hipertireoidismo, diabetes e mesmo a obesidade, visto que as alterações impedem que a pessoa consiga perder peso.
É neste tipo de situação que o endocrinologista atua, auxiliando para que o paciente compreenda quais são os distúrbios hormonais presentes em seu organismo, tratando-os e ajudando no emagrecimento e promoção da saúde. O tratamento das doenças que estão relacionadas às alterações de glândulas e hormônios costumam variar de acordo com causa e consequência. Portanto, o especialista tem como papel a avaliação da origem desse problema, considerando ainda o perfil de cada pessoa e o risco de complicação.
Clínica Croce de Endocrinologia
A Clínica Croce atua há mais de 40 anos com excelência, descobrindo novos diagnósticos e realizando tratamentos multidisciplinares em especialidades como a endocrinologia, reumatologia, imunologia e alergia. Com equipe de profissionais especializados, a Croce conta com médicos conceituados que atuam em instituições respeitadas como USP e UNIFESP.
Seu corpo clínico conta com endocrinologistas, endocrinologistas pediátricos, alergistas, imunologistas, reumatologistas e mais profissionais que tornam a equipe multidisciplinar, permitindo que patologias raras sejam observadas de forma integral, visando um diagnóstico e tratamento precoce.
Além disso, a Clínica Croce propõe um atendimento humanizado e individual, contando com equipamentos e tratamentos inovadores. Essa terapia avançada para pessoas com doenças crônicas permite a administração de medicações de forma eficaz, prezando melhores resultados para diferentes patologias, aumentando as chances em casos graves e complexos.
Agora você conhece os riscos do uso do Ozempic sem prescrição e orientação médica. Antes de iniciar o uso de qualquer medicamento para emagrecer, certifique-se de realizar uma consulta com um endocrinologista. Desse modo, você poderá ter o tratamento adequado e seguro.
Este post foi útil? Veja também, quando procurar um endocrinologista!