fbpx

Conheça o serviço de vacinação à domicílio da Clínica Croce

Vacinação a Domicílio SP

Diante da pandemia de Covid-19 causada pelo novo coronavírus, o serviço de vacinação à domicílio se tornou um apoio fundamenta

A opção do serviço de vacinação à domicílio, que já era disponibilizada pela Clínica Croce, se intensificou, auxiliando nas medidas para diminuir a propagação do vírus por contato.

No artigo de hoje, você vai conhecer a importância da vacinação diante do momento em que estamos vivendo, e como a Clínica Croce pode levar até seus pacientes um dos serviços mais importantes na área da prevenção e promoção de saúde: a aplicação de vacinas.

Confira a seguir!

A importância da vacinação contra o coronavírus

Com o aumento de casos de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus no Brasil, especialistas recomendaram o isolamento social para todos que pudessem cumprir as medidas.

A Covid-19 mudou imensamente o dia a dia da população. Com a disseminação do novo coronavírus, a sociedade precisou se adaptar a uma nova realidade, marcada pelo distanciamento social e por uma série de cuidados com a higiene. As medidas adotadas, apesar de difíceis, são fundamentais para evitar a propagação da doença, portanto, é importante adotar tais medidas e visar quais atitudes você pode tomar para evitar o contágio entre as pessoas. 

Empresas decretaram o home office, eventos foram cancelados e medidas de higiene foram intensificadas no esforço de diminuir esse contágio, que já infectou muitas pessoas e retirou a vida de diversos brasileiros.

Outra medida importante que o Ministério da Saúde reforça é a importância de se vacinar contra a gripe comum e de outras doenças semelhantes à Covid-19. 

A vacinação da população auxilia no diagnóstico rápido e preciso contra o coronavírus. Como os sintomas das doenças são similares, se o paciente com suspeitas chegar ao pronto-atendimento e tiver se vacinado contra gripe, médicos e enfermeiros poderão (a princípio) descartar a hipótese do diagnóstico de outras gripes e se concentrar na possibilidade de se tratar da Covid-19.

A vacina evita também que uma pessoa pegue gripe e outras doenças sem precisar ir receber atendimento em um pronto-socorro, local onde estará mais exposto ao risco de contrair o vírus e outras doenças, ou que vá até ao local, imaginando estar contaminada e acabe correndo riscos desnecessários.   

Previna-se seguindo essas recomendações da Clínica Croce:

Não só através do isolamento social, mas recomendamos também que, para minimizar o contágio de doenças, você faça a correta higiene das mãos com água e sabão, além destas dicas abaixo:

  • Ao tossir ou espirrar, cubra a boca com o braço e utilize álcool gel;
  • Evite aglomerações;
  • Caso sua consulta conosco seja de rotina, sugerimos conferir com os profissionais da Clínica Croce, quais os horários disponíveis para consultas, já que estamos trabalhando com o quadro reduzido e com todas as medidas de proteção.
  • Caso esteja em tratamento e realmente precisar comparecer, evite trazer acompanhantes, principalmente se forem crianças ou idosos. O intuito é evitar aglomerações na sala de espera. Portanto, é permitido apenas um acompanhante por pessoa;
  • Faça uso do álcool gel antes e após a consulta;
  • Brinquedos e revistas foram retirados do espaço kids e da sala de espera para facilitar a higienização e diminuir as áreas de contágio;
  • Todos os funcionários da Clínica estão utilizando máscaras e equipamentos de proteção;
  • Não faça contato físico: sem beijo, abraço ou aperto de mão. Isso faz parte das medidas de proteção. Contamos com a compreensão de todos para vencermos esse cenário juntos e lembramos que é muito importante manter as vacinas em dia mesmo durante a pandemia. 

Além disso, veja no decorrer do artigo as demais ações que a Clínica Croce tomou para que a segurança dos pacientes seja assegurada sem prejudicar a vacinação e promoção da saúde em todas as faixas etárias. 

A procura das vacinas em meio à pandemia

O distanciamento social e a situação da pandemia no Brasil, são fatores que têm gerado grande impacto na queda da cobertura vacinal no país. Muitas famílias estão com receio de irem aos locais de vacinação. 

Essa redução pela procura pelas vacinas é preocupante e vem sendo percebida pelo Ministério da Saúde que alerta para a importância da vacinação mesmo durante a pandemia. 

O país não alcançou a meta para nenhuma das dez vacinas recomendadas pelo Programa Nacional de Imunizações para crianças de até 1 ano esse ano, dado que preocupa os profissionais da saúde.

Segundo a vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, a pandemia de Covid-19 reduziu ainda mais as coberturas vacinais, que já estavam baixas, em todo o país. Enquanto a Covid-19 avança, outras doenças continuam ativas e não podem ser esquecidas.

Se manter imunizado é uma questão de proteção social. Tanto é que, nesse sentido, é concentrada a oferta de vacinas em um curto espaço de tempo, ainda na infância, para facilitar a imunização da maior parte de pessoas ao mesmo tempo, otimizando também o tempo dos pais ao levarem seus filhos para fazer vacinas. 

Todas essas pessoas devem procurar uma forma de receber as doses da vacina de forma segura e independentemente da faixa etária é fundamental ficar atento para quais vacinas você deve tomar. 

O Ministério da Saúde tem um calendário de vacinação específico para recém-nascidos e crianças, bem como para pré-adolescentes e adolescentes, adultos, idosos; e ainda para gestantes. Peça mais informações para seu médico e verifique se você não está deixando alguma vacina de lado.

O risco de não vacinar existe em todas as idades

O combate à desinformação exige um esforço extra para os profissionais da saúde. O controle das doenças por meio das vacinas alcançado nas últimas décadas levou à sensação de que certas enfermidades não representam mais uma ameaça à sociedade. 

O fato de as doenças terem desaparecido fez com que muita gente achasse que a vacina se tornou desnecessária. Pensar assim é um equívoco que pode fazer com que tais enfermidades readquiram força de transmissão. 

A mesma percepção é observada entre profissionais de saúde. Muitos nunca viram vítimas de poliomielite ou com sarampo porque cresceram em tempos nos quais elas não ocorriam. Por isso, não estão alertas quanto à sua prevenção.

Também enfrenta-se a terrível febre das notícias falsas. Elas se propagam pelas redes sociais e têm impacto impressionante em quem as acompanha. Durante o surto de febre amarela, por exemplo, os estragos foram estarrecedores, tanto para espalhar o pânico que levou à invasão de postos de vacina quanto para afastar a população das doses. 

Primeiro, correntes incitavam todos a exigir a vacina, quando se sabe que há casos nos quais ela é contraindicada (transplantados e pacientes em quimioterapia, por exemplo). Depois, com a profusão da fake news de que o imunizante faz mais mal do que bem. Como toda medicação, as vacinas apresentam efeitos adversos, mas em sua maioria em escala muito menor do que o benefício que produzem.

Esses dois fatores funcionam como combustível para fortalecer o movimento antivacinação, formado por pessoas que se dedicam a transmitir dados falsos sobre os imunizantes.

Tomar vacinas é a melhor maneira de se proteger de uma variedade de doenças graves e de suas complicações (inclusive a morte). É por causa da vacinação que problemas que costumavam matar milhares de pessoas no passado hoje não são mais ameaças.

No entanto, se deixar de tomar vacinas virar uma tendência, essas doenças podem voltar a ser uma realidade, comprometendo a vida de todo mundo,não importando a faixa etária.

E, sim, basta uma única pessoa ignorar a imunização para disparar toda essa cadeia de contaminação. Por isso, é importante que cada um faça a sua parte e esteja atento para manter a vacinação em dia.

As vacinas têm um papel muito importante no fortalecimento do sistema imune. O imunizante faz com que o sistema aprenda a responder à infecção por meio de anticorpos, garantindo a segurança do imunizado. 

É seguro tomar vacinas, sim!

Toda vacina licenciada para uso precisa passar, antes, por diversas fases de avaliação, inclusive de institutos reguladores bem rígidos. É dessa forma que os especialistas garantem sua segurança. No Brasil, essa função cabe à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa.

Há quem diga que tomar vacinas é uma forma de contrair doenças. Mas isso não é verdade, ainda que elas sejam feitas com microrganismos da própria doença que previnem. Por exemplo: a vacina contra o sarampo contém o vírus do sarampo; a vacina da gripe contém o vírus da gripe; e assim por diante.

Antes que você se assuste com a notícia, esses microrganismos estão enfraquecidos ou mortos, o que impede que o corpo desenvolva a doença ao mesmo tempo em que se torna preparado para combatê-la se for necessário. Não se preocupe, o risco que você corre ao não vacinar é que é perigoso. 

Quem não se vacina não coloca apenas a própria saúde em risco, mas também a de seus familiares e outras pessoas com quem tem contato, além de contribuir para aumentar a circulação de doenças. Tomar vacinas é a melhor maneira de se proteger de uma variedade de doenças graves.

A maioria das doenças que podem ser prevenidas por vacina são transmitidas pelo contato com objetos contaminados ou quando o doente espirra, tosse ou fala, pois ele expele pequenas gotículas que contêm os agentes infecciosos. Assim, se um indivíduo é infectado, pode transmitir a doença para outros que também não foram imunizados.

Se você quer saber mais sobre vacinas, veja o nosso artigo que fala sobre como as vacinas foram inventadas.

Vacinação à domicílio da Clínica Croce

Com a impossibilidade ou dificuldade de sair de casa para preservar a própria segurança, são grandes as chances das pessoas não cumprirem o calendário de vacinação como se deve, um fato que já é percebido pelo Ministério da Saúde como mencionamos nas informações acima. Contudo, a Clínica Croce disponibiliza o serviço de aplicação de vacinas à domicílio, realizado já há algum tempo antes mesmo do início da pandemia.

Pensando no conforto, praticidade, e agora mais do que nunca na proteção do próximo, a clínica leva o serviço de vacinação até casas, apartamentos, condomínios, escolas, empresa. Uma enfermeira é responsável por realizar no local em que a vacina foi solicitada uma avaliação das carteiras de vacinação, tirando dúvidas e ajudando na identificação das vacinas que eventualmente possam estar em falta segundo o calendário. E claro, com todas as medidas de segurança recomendadas pela Organização Mundial da Saúde. 

A Clínica então organiza uma campanha de vacinação que poderá ser realizada de acordo com as datas e horário mais convenientes para os solicitantes. Essa alternativa é fundamental para que populações que convivam em grupo não tenham sua saúde prejudicada pelo isolamento social, evitando doenças potencialmente graves como meningites bacterianas, caxumba, herpes zóster, gripe H1N1, hepatites e outras, por meio da aplicação de vacinas à domicílio.

Como mencionado anteriormente, mesmo com a pandemia em andamento as outras doenças precisam ser prevenidas e devidamente controladas. A vacinação à domicílio da Clínica Croce não é apenas um delivery de vacinas: é um serviço completo onde levamos a vacina até você, na sua casa e/ou onde você estiver, realizamos a aplicação e damos todas as orientações e cuidados necessários, da mesma forma como se o processo fosse feito em nossas instalações, mas no conforto da sua casa ou local de sua escolha. 

Teleatendimento e vacinação à domicílio

Além do sistema de aplicação de vacinação à domicílio, a Clínica Croce iniciou a prestação de serviço por teleatendimento para seus pacientes, com o objetivo de manter a saúde de todos em segurança devido o aumento de casos de pessoas com Covid-19.

A clínica disponibiliza à seus pacientes e usuários o atendimento através de um sistema único e exclusivo da clínica, a fim de buscar a melhor maneira de assistir cada um deles sem que seja preciso seu deslocamento.

Com uma renomada equipe médica a Clínica Croce oferece especialistas nas áreas de Alergologia e Imunologia, Endocrinologia, Endocrinologia Pediátrica e Reumatologia.

A Chegada do teleatendimento seja no Brasil ou no mundo, para a telemedicina é uma área que tem rompido barreiras, eliminando distâncias geográficas e conectando especialistas a outros profissionais de saúde, administradores de unidades de saúde e pacientes.

Esse avanço é possível graças à aplicação de tecnologias modernas, como a Internet, sistemas de áudio, imagem e vídeo.

Todo esse aparato contribui para a resolução de demandas comuns na área da saúde, como o esclarecimento de dúvidas e a manutenção das consultas de rotina com especialistas de cada área.

As infecções pneumocócicas, incluindo pneumonia e doenças invasivas, tais como bacteremia (presença do pneumococo no sangue) e meningite, são fontes importantes de morbidade e mortalidade em lactentes, crianças, idosos e pessoas com sistema imune deprimido (em uso de quimioterápicos ou na vigência de Síndrome da Imunodeficiência Adquirida [SIDA / AIDS]).

A vacinação contra o pneumococo (Streptococcus pneumoniae) é recomendada para todas as crianças, e para os adultos que têm uma condição que os coloca em maior risco de desenvolver pneumonia ou doença pneumocócica invasiva ou que têm um fator de risco para piores desfechos se a infecção ocorre.

É importante lembrar que no contexto da Covid-19, as comorbidades aumentam o risco de agravamento do quadro do paciente. Para aqueles que não tratavam as enfermidades previamente, a evolução da doença causada pelo novo coronavírus pode ser ainda pior. 

Estratégias de vacinação preventiva, cuidados com a higiene e acompanhamento médico são cuidados que feitos em massa, podem colaborar com o controle do Covid-19 e também para os novos vírus e doenças que chegam em nossa sociedade. 

Clínica Croce e o atendimento de vacinação à domicílio

Além de seu sistema de aplicação de vacinação à domicílio, a Clínica Croce é referência em vacinas na região em que está localizada e conta com uma equipe médica renomada, com especialistas da USP e UNIFESP. A empresa oferece o que há de melhor em áreas como Imunologia, Endocrinologia, Alergologia, Reumatologia, e Endocrinologia Pediátrica.

Com os mais avançados serviços e ferramentas tecnológicas, a clínica oferece meios para diagnóstico e tratamento de doenças alérgicas, com corpo clínico multidisciplinar de alto nível técnico e científico.

Você pôde conferir como o serviço de vacinação à domicílio da Clínica Croce é uma excelente alternativa para manter a saúde e qualidade de vida, principalmente em momentos como este, em que devemos estar imunizados a fim de evitar possíveis complicações. 

Como você tem cuidado da sua saúde? Inicie agora mesmo seu atendimento via WhatsApp com a garantia de segurança e conheça o que há de melhor em termos de serviços médicos. 

No post de hoje, você viu sobre a importância de manter as vacinas em dia mesmo em tempos de pandemia e soube o risco de ficar sem vacinar por conta de desinformação e falta de logística para manter as aplicações das vacinas em dia.

Quer saber mais sobre nosso serviço de aplicação de vacinação à domicílio? Então, entre em contato conosco! Estamos prontos para atendê-lo em nossos canais de atendimento digital.