fbpx

Conheça os sinais das imunodeficiências primárias em adultos e crianças!

As imunodeficiências primárias são um conjunto de doenças cujo diagnóstico pode ocorrer a partir de exames simples, como sorologias e hemogramas. Contudo, reconhecer seus sinais nem sempre é uma tarefa fácil. Para isso, é necessário conhecer mais sobre as imunodeficiências e como elas podem se manifestar. Pensando na importância do diagnóstico precoce para o tratamento adequado, trouxemos os sinais de imunodeficiências primárias em adultos e crianças. Acompanhe.

O que é imunodeficiência primária?

O principal sinal indicativo de uma imunodeficiência a surgir no organismo é a ocorrência de infecções bacterianas por repetição. Em especial, sinusite, otite e pneumonia. As imunodeficiências primárias são doenças genéticas e congênitas, presentes no indivíduo desde o nascimento. Entretanto, nem sempre o diagnóstico acontece após o nascimento. Isso representa o aumento para o risco de doenças e complicações, visto que o diagnóstico precoce é fundamental para o bem-estar e qualidade de vida.

Quais as causas?

As imunodeficiências primárias ocorrem em decorrência de alterações nos genes responsáveis por determinar o funcionamento do sistema imunológico. A mutação genética compromete a proteção do corpo contra infecções que têm como causa vírus, bactérias e fungos.

Portanto, classifica-se as imunodeficiências primárias como doença genética e hereditária. O indivíduo já nasce com a patologia, herdando tal característica de familiares próximos, mesmo que estes nunca tenham desenvolvido a doença e apenas carreguem o gene da imunodeficiência no DNA.

Quais os sinais e sintomas da imunodeficiência primária?

As pessoas com algum tipo de imunodeficiência primária contraem infecções com mais frequência devido à falha no sistema de defesa do organismo. Desse modo, as primeiras a surgirem são infecções respiratórias, como de pulmões ou seios nasais, repetindo-se com certa frequência. Muitos dos pacientes com imunodeficiência primária também apresentam infecções bacterianas graves. Essas recidivas acabam gerando complicações, como resfriados ou dores de garganta que evoluem para casos de pneumonia.

Da mesma forma, as infecções em boca, trato digestivo e olhos são frequentes diante dessas condições. Infecções fúngicas, como as aftas, podem ser sinal precoce da imunodeficiência primária. Além das feridas presentes na boca, o indivíduo pode desenvolver doença gengival crônica e infecções em pele e ouvidos. 

Em pessoas com imunodeficiência, as infecções bacterianas podem causar piodermite, doença em que a pele desenvolve úlceras com pus. Verrugas de grande extensão também podem formar-se, indicando vírus como origem. É comum a presença de febre, perda de peso e apetite, dores abdominais e diarreias crônicas.

Sinais e sintomas em adultos e crianças

Confira os sinais de imunodeficiências primárias em adultos e crianças:

Adultos

  • Uso de antibiótico intravenoso com frequência para tratar infecções;
  • Infecções virais de repetição, como resfriados, herpes, verrugas;
  • Abscessos profundos de repetição na pele ou órgãos internos;
  • Infecção fúngica na pele ou qualquer outro lugar;
  • Uma pneumonia por ano, por mais que um ano;
  • Histórico familiar de imunodeficiência;
  • Duas ou mais sinusites no último ano;
  • Diarreia crônica com perda de peso;
  • Duas ou mais otites no último ano;
  • Infecção por micobactérias.

Crianças

  • Um episódio de infecção sistêmica grave, como meningite, osteoartrite, septicemia;
  • Fenótipo clínico sugestivo de síndrome associada à imunodeficiência;
  • Efeito adverso à vacina BCG e/ou infecção por micobactéria;
  • Asma grave, doenças do colágeno ou doenças autoimunes;
  • Infecções intestinais de repetição ou diarreia crônica;
  • Estomatites de repetição por mais de 2 meses;
  • Duas ou mais pneumonias no último ano;
  • Quatro ou mais otites no último ano;
  • Abscessos de repetição ou ectima;
  • Histórico familiar Imunodeficiência.

Como é feito o diagnóstico das doenças e imunodeficiência primária?

O diagnóstico das imunodeficiências primárias pode ser feito por meio de exames de sangue e testes específicos. É fundamental que a doença seja descoberta precocemente, como no primeiro ano de vida da criança. Isso permite o aconselhamento da família em relação à patologia, seu tratamento e cuidados necessários para manter o bem-estar da criança, evitando complicações. Atualmente, o teste do pezinho, disponível na rede pública de saúde, permite identificar algumas das imunodeficiências primárias. Contudo, somente uma clínica especializada em imunologia pode diagnosticar outros tipos da patologia, por meio de testes específicos.

É possível tratar a imunodeficiência primária?

A imunodeficiência pode ter diferentes formas de tratamentos. Por isso, são avaliadas individualmente. Entre os medicamentos recomendados estão antibióticos, antivirais e imunoglobulinas. Em alguns quadros, pode ser necessário o transplante de células-tronco. Além disso, o tratamento também envolve a prevenção das infecções. Com o tratamento adequado, muitas pessoas com imunodeficiência primária podem ter qualidade de vida.

No entanto, alguns pacientes exigem tratamentos intensivos e constantes, que podem ser realizados por meio de infusões medicinais. A vacinação deve estar associada ao tratamento e prevenção de infecções. Essa é a melhor forma de evitar doenças. Entre as opções de tratamentos disponíveis em clínicas de imunologia estão os medicamentos biológicos, também chamados de infusões medicamentosas.

Uma grande aposta da medicina, ao contrário dos remédios tradicionais, esse tipo de medicamento é feito a partir de organismos vivos, que atuam na redução dos incômodos sintomas de diversas patologias. Dessa forma, podem auxiliar também a estimular casos de remissões.

Recomenda-se os medicamentos biológicos, sobretudo, para casos moderados a graves, além dos mais complexos. Além de sua efetividade, praticidade e segurança, os medicamentos representam um avanço importante para pacientes que não dispunham de opção de tratamento eficaz ou que sofriam com os fortes efeitos colaterais das medicações convencionais.

Você pôde conhecer os principais sinais de imunodeficiências primárias em adultos e crianças. Caso tenha identificado alguma dessas manifestações, procure uma clínica de imunologia especializada para o diagnóstico e tratamento adequado e individualizado, como a Clínica Croce.

Gostou deste conteúdo? Então, veja também o que é imunologia e como ela funciona!