fbpx

Por que houve o aumento das alergias?

Segundo levantamento do IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar), baseado no Mapa Assistencial da Saúde Suplementar, a procura por consultas médicas ambulatoriais com alergistas e imunologistas cresceu 42,1% no Brasil entre 2019 e 2022. Os números apontam para o aumento das alergias na população, levando a 3 milhões de consultas somente em 2022. A seguir, você entenderá as causas do aumento dessas doenças. 

Por que a busca por alergistas aumentou quase 43% nos últimos 3 anos?

O aumento na busca por consultas médicas ambulatoriais com alergistas e imunologistas está relacionado à pandemia de Covid-19. Afinal, a infecção por coronavírus provoca prejuízos ao sistema imunológico, com efeitos que podem ser duradouros. Além disso, o aumento na busca pelo profissional especializado devido à conscientização também pode estar relacionada. Contudo, o aumento das alergias também justifica a elevação nessas consultas.

O que pode justificar o aumento das alergias?

Especialistas afirmam que a principal hipótese para o aumento das alergias nos últimos anos, além das razões acima, é a Teoria da Higiene. De modo resumido, a teoria indica que com o uso de vacinas, antibióticos e antissépticos, a população pôde eliminar uma grande quantidade de germes. Assim, sem o contato corriqueiro que ocorria na infância, o sistema imunológico passou a identificar qualquer substância como uma ameaça. 

Um exemplo são os casos de alergia alimentar que tiveram aumento substancial nos últimos anos, com novos alimentos causando reações em quadros ainda mais persistentes. Diante dessa enorme quantidade de novos diagnósticos, a medicina segue evoluindo para encontrar soluções, como a imunoterapia

Esse tipo de tratamento visa reduzir a sensibilidade do indivíduo a determinada substância, minimizando sintomas e reações alérgicas. Dessa forma, permite que o paciente deixe de ser hipersensível a determinados fatores e seja tolerante a eles, gerando maior qualidade de vida ao indivíduo.

Variações climáticas

Além disso, o aumento das alergias pode ser relacionado às variações climáticas. Afinal, essas mudanças bruscas costumam provocar irritação das vias respiratórias e aumento na produção de muco. Desse modo, desencadeiam-se sintomas como tosse, espirros e congestão nasal, provocando a exacerbação de asma ou rinite. 

Já na pele, as variações causam ressecamento, coceiras e agravamento dos quadros de condições como a dermatite. Ao afetar a qualidade do ar, as mudanças de temperatura, junto a presença de alérgenos no ambiente, influenciam diretamente em sintomas alérgicos.

Quais as estimativas para o futuro?

Ao observar o aumento das alergias, pesquisadores estimam que até 2050 metade da população mundial desenvolverá algum tipo de alergia. Divulgada em 2022 no Atlas Global de Alergia da EAACI (Academia Europeia de Alergia e Imunologia) em 2022 a estimativa mostra que as alterações climáticas, assim como a poluição, podem afetar negativamente a saúde de pessoas suscetíveis a doenças alérgicas.

Há muitos anos estudos apontam que a poluição do ar, alterações climáticas e a diminuição da biodiversidade devido à urbanização, estão relacionadas com o aumento de doenças respiratórias no mundo. Isso ocorre porque a população acaba ficando exposta a uma grande carga de poluentes.

Segundo Fátima Rodrigues Fernandes, pediatra e alergista, vice-presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), a falta do contato com a biodiversidade pode estar relacionada a uma resposta imunitária deficiente na população urbana quando comparada à população rural.

Quando procurar um alergista?

Ao identificar os sintomas característicos de crises alérgicas é importante procurar um alergista. Essas manifestações costumam ser mais comuns durante as trocas de estações, como outono e inverno. Contudo, as alergias podem surgir a qualquer momento, caso ocorra o contato com um alérgeno. Veja os principais sintomas associados ao quadro de alergia:

  • olheiras ou irritação nos olhos, com excesso de lacrimejamento que pode ser proveniente de pólen, poeira ou até colírios;
  • vômito e diarreia, muito comum em alergias alimentares, exigindo o acompanhamento rigoroso de um alergista;
  • sibilância e falta de ar, características comuns em inflamação de vias aéreas e obstruções;
  • espirros e coriza constante;
  • coceira na pele.

Doenças comuns tratadas

As enfermidades alérgicas podem ser agrupadas conforme sua localização ou mecanismos atacados no organismo. Por isso, as principais classificações de doenças tratadas por alergistas incluem alergias respiratórias, dermatite de contato, alergias alimentares, alergia aos alimentos, alergias cutâneas, dermatite atópica, rinite alérgica, anafilaxia, urticária, entre outros.

Testes de alergia

O alergista também realiza testes visando identificar alguns tipos de alergias no paciente, sejam elas cutâneas, medicamentosas, respiratórias ou alimentares. Atualmente, existem diversos tipos de teste que podem ocorrer em qualquer idade. A forma de realização costuma variar conforme os sintomas, intensidade e tipos de alergia a se identificar. Em nossa clínica os testes realizados são o Prick Test e Patch Test.

Clínica Croce de alergia e imunoterapia

A Clínica Croce é uma instituição com corpo médico que contempla especialistas de diversas áreas, incluindo alergistas. Nossa empresa é uma das mais conceituadas do país e disponibiliza profissionais com ampla experiência e qualificação, prontos para fornecerem o atendimento qualificado e humanizado que o paciente necessita.

A clínica é formada por estrutura completa, equipamentos e metodologias modernas para dar o suporte necessário. O corpo clínico da Croce está preparado para prestar atendimento qualificado e especializado, por meio de exames, testes, consultas, diagnósticos e encaminhamento de tratamentos diversos, trazendo muito mais conforto para os seus pacientes.

O aumento das alergias ocorre por diversos fatores. Por isso, é fundamental ficar de olho nos sintomas e, ao identificá-los, buscar uma consulta com médicos especialistas. Assim, por meio do diagnóstico correto, é possível iniciar o tratamento adequado, promovendo saúde e qualidade de vida. 

Precisa de uma consulta com um alergista? Faça agora mesmo seu agendamento com a equipe da Clínica Croce para garantir um atendimento humanizado e de qualidade!