fbpx

Alergia a camarão e rinite alérgica, qual a ligação?

A alergia a camarão pode ocorrer ao longo da vida e estar relacionada à probabilidade de quantidade consumida. Entre os sintomas presentes nesse tipo de reação alérgica estão náuseas, vômito, dores abdominais e diarreia. Além disso, sintomas respiratórios, como espirros e tosse. A reação ao camarão também pode ocorrer com mais frequência em pessoas que já apresentam outra alergia: a rinite alérgica. A seguir, você vai entender mais sobre esses tipos de alergia e qual a relação entre elas. Continue conosco!

O que é alergia alimentar?

A alergia alimentar é uma reação do sistema imunológico diante de alguns alimentos que, para a maioria das pessoas, não apresentam risco. Entre esses alimentos está o camarão. Os sintomas alérgicos podem variar entre leves e graves e, em alguns casos, quando o socorro não é realizado rapidamente, a reação pode provocar a morte do indivíduo. Por isso, o diagnóstico e tratamento dessa condição logo após a primeira manifestação são indispensáveis. 

Sintomas de alergia a camarão

A alergia a camarão costuma manifestar reações como náusea, vômito, coceira, inchaço em regiões do rosto, falta de ar, dores abdominais, placas avermelhadas na pele, tontura e desmaio. Em situações graves, a alergia pode provocar um quadro anafilático, tornando-se fatal.  As reações anafiláticas são reações alérgicas graves que, quando não tratadas rapidamente, podem causar a morte do indivíduo.

A anafilaxia, como também é chamada, desencadeia-se pelo próprio organismo, quando ocorre reação a um tipo de alérgeno que pode ser um alimento, medicamento, veneno de inseto, substância ou mesmo um material. Tais reações apresentam início súbito, e podem se desenvolver em pouco tempo, causando o surgimento de sintomas característicos, como inchaço nos lábios, boca, queda da pressão arterial e dificuldade para respirar. Diante da suspeita de sintomas semelhantes aos de reações anafiláticas, recomenda-se encaminhar o indivíduo imediatamente à emergência médica. Assim, o diagnóstico e tratamento pode ser o mais rápido possível. 

Tipos de alergia a camarão

Existem 2 tipos de alergia a camarão: provocada pela proteína do fruto do mar ou pelo conservante utilizado para seu congelamento. Quando a alergia está relacionada à proteína, existem grandes chances de que esse indivíduo tenha também alergia a outros tipos de frutos do mar, como caranguejos, mariscos, polvos, lulas, entre outros. Por outro lado, quando a pessoa apresenta alergia ao conservante, a reação vai depender da quantidade ingerida. Nesses casos, ao comer o camarão fresco, a alergia não ocorre. 

O que é rinite alérgica?

Cada vez mais presentes na população, as alergias de origem respiratória, como a rinite alérgica, são desencadeadas por fatores como a crescente poluição, ácaros e a péssima qualidade do ar podem desencadear quadros alérgicos. A rinite consiste em uma inflamação crônica da membrana mucosa que reveste as vias nasais. Quando se provoca uma reação, o indivíduo enfrenta uma série de sintomas, que vão desde a necessidade de respirar pela boca, até a rinorreia e a falta de olfato.

Considera-se a rinite a alergia de maior prevalência entre os brasileiros. Esse problema global de saúde pública afeta a qualidade de vida, prejudicando o período produtivo e podendo resultar em absenteísmo ao trabalho e à escola. Desse modo, a prevalência crescente desta doença, seu impacto no bem-estar e o prejuízo social causado apontam para a necessidade de opções terapêuticas eficazes para combater os seus sintomas.

Sintomas da rinite alérgica

Entre os sintomas da rinite estão a obstrução nasal persistente, coceira no nariz, olhos e/ou ouvidos e crises de espirros. A reação ainda provoca irritação na garganta, lacrimejamento, tosse, congestão nasal, diminuição do olfato e da audição, olheiras, fadiga, irritabilidade, dores de cabeça e dificuldades para dormir. Os sintomas podem ocorrer diante do contato com as substâncias às quais o indivíduo é alérgico. Quanto maior a exposição, mais intensos serão os sintomas.

Qual a relação entre alergia a camarão e rinite alérgica?

Em algumas situações, uma pessoa que apresenta rinite alérgica pode desenvolver alergia a camarão. Isso ocorre devido a tropomiosina. Essa proteína está presente em alguns crustáceos e relaciona-se a reações alérgicas. Estudos indicam que a reatividade cruzada em pessoas com rinite alérgica pode ser observada tanto com o camarão quanto com ácaros. Dessa forma, a exposição a camarão pode desencadear reações alérgicas em indivíduos alérgicos a outros elementos, como ácaros. Isso indica que a exposição a camarões pode desencadear reações alérgicas em pessoas que já são alérgicas a outros alérgenos, como os ácaros.

Clínica Croce de alergologia

Na Clínica Croce contamos com um corpo médico que contempla especialistas de diversas áreas, incluindo alergistas. Nossa empresa é uma das mais conceituadas do país e disponibiliza profissionais com ampla experiência e qualificação, prontos para fornecerem o atendimento qualificado e humanizado que o paciente necessita.

Nossa clínica conta com estrutura, equipamentos e metodologias modernas para dar o suporte necessário. O corpo clínico da Croce está preparado para prestar atendimento qualificado e especializado, por meio de exames, testes, consultas, diagnósticos e encaminhamento de tratamentos diversos, trazendo muito mais conforto para os seus pacientes.

Doenças comuns tratadas

As enfermidades alérgicas podem ser agrupadas conforme sua localização ou mecanismos atacados no organismo. Por isso, as principais classificações de doenças tratadas por alergistas na Clínica Croce, incluem alergias respiratórias, dermatite de contato, alergias alimentares; alergia a alimentos, alergias cutâneas, dermatite atópica, rinite alérgica, anafilaxia, urticária, entre outros.

Testes de alergia

A Clínica Croce também realiza testes visando identificar alguns tipos de alergias no paciente, sejam elas cutâneas, medicamentosas, respiratórias ou alimentares. Atualmente, existem diversos tipos de teste que podem ocorrer em qualquer idade. A forma de realização costuma variar conforme os sintomas, intensidade e tipos de alergia a se identificar. Em nossa clínica os testes realizados são o Prick Test e Patch Test.

Ao conhecer a ligação entre a alergia a camarão e a rinite alérgica é mais fácil manter-se atento a qualquer reação que possa ocorrer pelo contato com esses alérgenos. Assim, ao perceber qualquer tipo de manifestação alérgica, busque um profissional da área para o diagnóstico e tratamento adequado!

Este post foi útil? Confira também porque a busca pelo alergista aumentou!