fbpx

O aumento da procura por alergista. Entenda o motivo

Em levantamento realizado pelo IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar), a procura pelo alergista e imunologista teve um aumento de 42,1% no Brasil. A elevação na busca por esses profissionais têm relação com o crescimento na incidência de patologias alergias. Esse aumento tem como causa não só a conscientização da população a respeito de doenças alérgicas, mas também, a mudança no sistema imunológico e alterações climáticas. A seguir, entenda melhor os motivos do aumento da procura pelo alergista.

O que é um alergista?

O alergista é o profissional que atua no diagnóstico e tratamento de doenças alérgicas. Entre as atividades do médico especialista estão exames para identificar as causas alérgicas, testes cutâneos, exames laboratoriais e diagnóstico. Além disso, o alergista promove o tratamento, orientação para controle da doença e acompanhamento da evolução do paciente. Ao sentir sintomas relacionados a crises de alergia, é normal a busca por tratamento momentâneo, sem procurar a origem alérgica para resolvê-la e tratá-la. 

Contudo, esse atendimento resolve os sintomas alérgicos de forma imediata. Somente com a avaliação do alergista, é possível obter um diagnóstico aprofundado para solucionar o problema de modo adequado e duradouro. Além de auxiliar no bem-estar e diminuição dos incômodos causados pelas crises de alergia, o profissional também é responsável por impedir que a doença se agrave, afetando a qualidade de vida do paciente.

Por que houve aumento da procura pelo alergista?

O aumento da procura pelo alergista pode estar relacionada à Teoria da Higiene, principal hipótese para a elevação de casos de alergias nas últimas décadas. A Teoria da Higiene afirma que a população pôde eliminar uma grande quantidade de germes por meio de vacinas, antibióticos e antissépticos.

Dessa maneira, sem o contato corriqueiro com esses microrganismos durante a infância, o sistema imunológico da população passou a identificar qualquer substância como uma ameaça. A alergia alimentar, por exemplo, apresentou crescimento substancial nos últimos anos. Diante dessa nova realidade, ocorreu o aumento na quantidade de diagnósticos relacionados às crises alérgicas e, consequentemente, elevação na procura pelo alergista.

Alterações climáticas

O aumento das alergias também tem relação com as alterações climáticas. Essas mudanças bruscas desencadeiam irritação das vias respiratórias e aumentam a produção de muco. Assim, provocam sintomas como tosse, espirros e congestão nasal, e a exacerbação de asma ou rinite. 

Em relação à pele, as alterações geram o ressecamento, coceiras e agravamento dos quadros de condições como a dermatite. Desse modo, ao afetar a qualidade do ar, as mudanças de temperatura, junto a presença de alérgenos no ambiente, influenciam diretamente em sintomas alérgicos.

Como saber quando devo procurar um alergista?

Diante de sintomas característicos de crises alérgicas é importante procurar um alergista. Essas manifestações costumam ocorrer com mais frequência durante as trocas de estações, como primavera, outono e inverno. Entretanto, as alergias podem aparecer a qualquer momento, caso aconteça o contato com um agente alérgeno. Confira os principais sintomas alérgicos que apontam a necessidade de procurar um alergista:

  • olheiras ou irritação nos olhos, com excesso de lacrimejamento que pode ser proveniente de pólen, poeira ou até colírios;
  • vômito e diarreia, muito comum em alergias alimentares, exigindo o acompanhamento rigoroso de um alergista;
  • sibilância e falta de ar, características comuns em inflamação de vias aéreas e obstruções;
  • espirros e coriza constante;
  • coceira na pele.

Durante uma consulta com esse especialista, serão realizados uma série de exames para avaliar as causas da alergia. Além disso, o profissional ainda realiza a interpretação de exames e, com os sintomas apresentados, estabelece o diagnóstico correto, indicando o tratamento eficaz contra as causas alérgicas. Entre os procedimentos realizados em uma consulta com o alergista, estão:

  • análise de testes alérgicos, com o histórico clínico do paciente;
  • imunoterapia por meio de venenos de insetos;
  • teste de provocação com drogas e alimentos;
  • orientação sobre o controle ambiental;
  • imunoterapia utilizando alérgenos;
  • dessensibilização com drogas;
  • testes de broncoprovocação;
  • teste para alergias em geral.

Clínica Croce de alergia

Se você está procurando um alergista, certifique-se de buscar por clínicas especializadas e conceituadas, como a Clínica Croce. Na Croce, contamos com um corpo médico repleto de especialistas em diversas áreas, incluindo alergistas. São profissionais com ampla experiência e qualificação, prontos para realizar o atendimento qualificado e humanizado que o paciente necessita.

Além disso, nossa clínica conta com estrutura, equipamentos e metodologias modernas para o suporte necessário. O corpo clínico da Croce está preparado para prestar atendimento qualificado e especializado, por meio de exames, testes, consultas, diagnósticos e encaminhamento de tratamentos diversos, trazendo muito mais conforto para os seus pacientes. Conheça alguns dos serviços oferecidos na Croce.

Testes alérgicos

A Clínica Croce realiza testes visando identificar tipos de alergias no paciente, sejam elas cutâneas, medicamentosas, respiratórias ou alimentares. Em nossa clínica os testes realizados são o Prick Test e Patch Test. Mais comum entre os testes alérgicos, o Prick Test consiste na aplicação de gotas contendo diversas substâncias suspeitas que causem alergia no antebraço do paciente.

Assim, é possível obter o resultado em menos de meia hora. Já o Patch Test, o teste cutâneo de contato, cola-se uma espécie de fita nas costas do indivíduo contendo pequenas amostras de substâncias suspeitas de provocarem alergia. Desse modo, a amostra é retirada após 48 horas e o resultado do exame é obtido após 72 horas.

Infusão de medicamentos

Outro serviço realizado pela Clínica Croce é a infusão de medicamentos. A prática baseia-se na aplicação de medicamentos por via intravenosa, subcutânea e intramuscular. Além dos casos nos quais o paciente não consegue ou que não é recomendada a ingestão de remédios via oral, a infusão apresenta cada vez mais versatilidade, contribuindo para melhores resultados no tratamento e controle de alergias. 

Imunologia

O tratamento imunoterápico visa reduzir a sensibilidade do indivíduo a determinada substância, minimizando sintomas e reações alérgicas. Dessa forma, permite que o paciente deixe de ser hipersensível a determinados fatores e seja tolerante a eles, gerando maior qualidade de vida ao indivíduo.

Neste post você entendeu os motivos que levaram ao aumento da procura pelo alergista. Não deixe de buscar um atendimento especializado ao identificar sintomas que podem estar relacionados a problemas alérgicos. Somente desse modo é possível realizar o diagnóstico e tratamento correto.

Quer saber mais sobre assuntos como este? Confira mais posts relacionados às alergias no blog da Clínica Croce!