fbpx

Infusões

  • 12 de junho de 2022
  • admin
  • Comment: 0

Our Best Laboratory

Medical Center

We offer extensive medical services for our patients recommend that you use officia.simply dummy text of theprinting and typesetting industry medical officia.simply dummy text of theprinting.

We offer extensive medical services for our patients recommend that you use officia.simply dummy text of theprinting

  • Qualified Staff of Doctors
  • Feel like you are at Home Services
  • 24x7 Emergency Services
  • Easy and Affordable Billing

Dedicated Services

Our Departments

22

Years of Experience

390

Medical Spesialities

559

Modern Rooms

6930

Happy Patients

Why People Choose Us?

We offer extensive medical services for our patients recommend
that you use officia.

Moimply dummy text of the printing and type settingaindustry. Lorem Ipsum has been the industry’s standard dummy text ever since thelong established fact thaaret

Moimply dummy text of the printing and type settingaindustry. Lorem Ipsum has been the industry’s standard dummy text ever since thelong established fact thaaret

Moimply dummy text of the printing and type settingaindustry. Lorem Ipsum has been the industry’s standard dummy text ever since thelong established fact thaaretClick edit button to change this text.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Realizada por meio das chamadas infusões, a terapia biológica é considerada um grande avanço para tratar uma série de doenças em níveis moderados e graves. Ainda que o nome lembre à imersão de ervas, folhas e raízes, não há nenhuma relação direta com essa tradição popular. 

Tratando-se da administração de medicamentos intravenosos ou subcutâneos na intenção de viabilizar e otimizar tratamentos de saúde, as infusões são muito utilizadas quando o paciente não consegue ingerir a medicação pela via oral devido sua condição.

Mas, para quais doenças as infusões medicinais podem ser indicadas? É o que você vai saber no artigo de hoje. Acompanhe o diferencial desse método e os resultados superiores que ele apresenta relacionado aos métodos convencionais, acompanhando a leitura a seguir!

Como funcionam as infusões?

Infusões medicinais são medicamentos biológicos administrados via subcutânea que permitem o fornecimento de fluidos em volumes e taxas precisas. Contudo, além do tipo de aplicação, também a composição do medicamento é diferenciada, por ser o resultado de diversas pesquisas e aperfeiçoamentos realizados via engenharia genética, sendo derivado de anticorpos humanos ou de origem animal, modificados em laboratório genético. 

Dessa forma, as infusões medicinais revolucionam as opções de tratamentos até então disponíveis por sua efetividade, segurança, controle, potencial de atenuar sintomas realmente incômodos e de proporcionar mais qualidade de vida ao indivíduo.

Deve-se ressaltar que, em muitos casos, infusões medicinais são a única forma efetiva de tratamento, sobretudo no contexto de doenças com nível moderado ou grave de avanço. Por isso, estão entre as grandes apostas da medicina para tratar um número cada vez maior de doenças de modo eficiente, seguro, humanizado e cômodo ao paciente.

Por que as infusões são usadas nos tratamentos de doenças?

Novas terapias possibilitam cada vez mais pessoas a ter acesso a tratamentos seguros, eficientes e efetivos para doenças nas mais variadas áreas da saúde, que antes não apresentavam formas de terapia eficaz. 

Resultado de múltiplos estudos e pesquisas em diferentes campos, tais como química, enfermaria, fisiologia, medicina, entre outros setores que buscam cada vez mais especialização nesse nicho de conhecimento, doenças crônicas, por exemplo, já podem ser tratadas por meio de modernas medicações, em ambientes seguros e com o auxílio de profissionais capacitados.

Com a aplicação de fluídos intravenosos, as infusões medicinais são formas de terapia reconhecida por seus benefícios, possibilitando aliviar e lidar com diferentes condições, fornecendo taxas, volumes e intervalos precisos e programados, de acordo com a característica de cada paciente.

Utilizada com frequência na realização de tratamentos mais complexos, especialmente pela segurança trazida pelo processo, por possibilitar controle mais preciso sobre a dosagem e pela velocidade que o medicamento alcança a corrente sanguínea em casos de emergências, as infusões medicinais também são recomendadas para os casos nos quais haja necessidade de administrar os medicamentos de forma lenta e constante. 

Quais doenças podem ser tratadas com infusões?

As infusões medicinais são usadas com maior frequência para tratar quadros de desidratação. Mas a utilização dessa forma de terapia inclui administração de diferentes compostos, como vitaminas, antivirais, antibióticos e outros. 

O procedimento pode ser usado para condições não crônicas e também para os casos mais complexos, tais como cânceres, artrite reumatoide e insuficiência cardíaca. Veja a seguir as doenças que podem ser tratadas com infusões medicinais.

Doenças autoimunes

O tratamento imunobiológico é um dos principais avanços no caminho da medicina permitindo que doenças autoimunes, como o lúpus eritematoso sistêmico, a artrite reumatóide e a espondilite anquilosante, sejam combatidas de forma moderna e eficiente.

Infusões medicinais da terapia imunobiológica reproduzem os efeitos de substâncias fabricadas no sistema imunológico e agem diretamente no processo inflamatório do organismo. 

O fato de serem produzidos por meio de células vivas permite que o tratamento tenha resultados mais significativos que aqueles alcançados com o uso de remédios tradicionais. Com esse tratamento, é possível modificar e até mesmo inibir a evolução da doença, resultando em maior a qualidade de vida dos pacientes.

Câncer e infusões medicinais

O sistema imunológico desempenha a função de preservar células normais do corpo e eliminar as anormais, como vírus ou bactérias. Para conseguir desempenhá-la, são utilizados pontos de verificação que dão início a uma resposta imunológica, ativando ou desativando células.

As células cancerígenas usam desses mesmos pontos de verificação para evitar que sejam atacadas pelo sistema imunológico, e para combater estas células e ajudar no processo, as infusões medicinais surgem como uma excelente forma de restabelecer as atividades de combate.

Nesse contexto, é comum que pacientes em tratamentos quimioterápicos tenham sintomas desagradáveis, como náuseas e vômitos. O quadro pode se agravar pela administração de medicamentos orais e ainda resultar em intolerância à ingestão do remédio.

As infusões medicinais são a forma mais eficaz de tratamento trazendo benefícios consistentes para os pacientes, suavizando sintomas e possibilitando mais praticidade e conforto para a administração da medicação.

Doença de Crohn

Doença de Crohn é uma doença inflamatória crônica que pode atingir qualquer parte do trato gastrointestinal. Seu tratamento tem como objetivo principal controlar a inflamação e proporcionar a cicatrização do intestino. Os pacientes que apresentam a doença podem sofrer com dores e sensibilidade abdominal, além de perda de peso, febre, sangramento retal e diarreia frequente.

A doença de Crohn pode ser tratada com infusões medicinais em casos em que o paciente seja intolerante ao uso de corticoides, imunossupressores e outros medicamentos que podem provocar inflamações. Além disso, a aplicação de medicamentos por via intravenosa proporciona segurança, conforto e comodidade ao paciente.

O uso ajuda, ainda, a reduzir sinais e sintomas da doença, a manter a remissão, a induzir a cicatrização, a reduzir as drenagens de fístulas e a melhorar a qualidade de vida do paciente. 

Infusões em deficiências imunológicas

O sistema imunológico nem sempre opera como uma engrenagem perfeita. Algumas pessoas apresentam alterações que fazem com que sofram com infecções graves.

A administração de infusões medicinais em pacientes que nasceram ou perderam a capacidade de combater doenças infecciosas resulta em melhor qualidade de vida por meio da aplicação contínua de antibióticos, ou da aplicação intravenosa de imunoglobulina para repor anticorpos que não são adequadamente produzidos.

Insuficiência cardíaca congestiva

A insuficiência cardíaca congestiva é uma síndrome que provoca falta de ar, fadiga e acumula líquidos abdominais e periféricos.Seu diagnóstico é clínico e seu tratamento inclui educação do paciente quanto à necessidade de melhorar seus hábitos. 

Além disso, uso de diuréticos, inibidores da ECA (enzima de conversão da angiotensina), bloqueadores do receptor de angiotensina II, betabloqueadores, antagonistas da aldosterona, digitálicos, marcapassos implantáveis especializados e outros dispositivos.

As infusões medicinais podem ser utilizadas nos quadros nos quais o paciente não obtenha resultados com a terapia convencional ou que apresente efeitos adversos. Além disso, a velocidade com a qual o medicamento alcança a corrente sanguínea na infusão medicinal é uma vantagem em casos de emergência.

Hemofilia

A hemofilia é uma doença que pode ser caracterizada como distúrbio genético marcado por defeitos na produção de fatores de coagulação do sangue. O processo de cicatrização é complicado em quadros como esse, fazendo com que indivíduos sofram grandes perdas de sangue, mesmo em ferimentos leves e superficiais. Para evitar hemorragias, estimular o processo de coagulação por meio de infusões medicinais é fundamental.

Esclerose múltipla

Esclerose múltipla é uma doença neurológica crônica que afeta sistema nervoso central do paciente. As células dos indivíduos que sofrem com essa enfermidade invertem seu papel, passam a agredir seus sistema de defesa e resultando em inflamações que afetam o seu sistema nervoso central. Desse modo, surgem problemas na visão, sensibilidade do corpo, força muscular, na mobilidade, entre outros.

O tratamento com infusões medicinais é eficiente para tratar a doença, já que ajuda na melhora das manifestações da doença permitindo que a administração dos medicamentos seja rápida e prática, eliminando a necessidade de internações e possibilitando que os pacientes retornem para o conforto do lar no mesmo dia.

Artrite reumatoide

A artrite reumatoide também é doença autoimune crônica, no entanto, que provoca inflamações nas articulações, fazendo que seus portadores apresentem quadros de dor, inchaço e limitação de movimentos nos joelhos e pulsos. Embora não haja uma cura para a condição, é possível ter uma vida livre de sintomas com bom tratamento e o uso de medicamentos no longo prazo. 

Nesses casos, as infusões medicinais permitem que os pacientes recebam medicamentos imunobiológicos que atuam nas proteínas envolvidas no processo inflamatório e nas células do sistema imunológico. E um dos principais benefícios do tratamento para o paciente é o fato de que, após receber a infusão, poderá retomar suas atividades usuais.

Asma

Doença crônica que afeta os brônquios, a asma é caracterizada por crises nas quais ocorre uma forte contração dos músculos responsáveis pela abertura e fechamento dos brônquios. São diversos eventos que podem desencadear uma crise asmática, como a hereditariedade e a existência de outras condições alérgicas. 

Embora seja uma doença de longa duração, apresenta períodos de piora e melhora – que, às vezes, não geram a manifestação de nenhum sintoma aparente. O tratamento é baseado principalmente na utilização de broncodilatadores e anti-inflamatórios, como a cortisona. Nesses casos, o uso de infusões medicinais pode ajudar a reduzir o número de crises de asma, aumentando a qualidade de vida dos pacientes.

Alergias

Alergia é sempre uma reação exagerada de defesas do organismo contra agentes que não deveriam fazer mal, como, ácaros, pólen ou pelos. O tratamento envolvendo infusões medicinais pode resolver, além da asma, doenças alérgicas como a rinite, conjuntivites alérgicas e para anafilaxia por veneno de vespas, marimbondos, abelhas e formiga de fogo. 

Infusões utilizadas para o tratamento das principais doenças

A seguir, você vai conhecer algumas das infusões medicinais mais comuns disponibilidades em clínicas, consultórios especializados e hospitais, e as principais doenças tratadas por elas. 

Infusão de Xolair® (Omalizumade) 

Essa infusão contém um tipo de anticorpo, omalizumabe, desenvolvido a partir de uma linhagem de células de mamíferos. É recomendada para casos de asmas alérgica e urticária crônica espontânea.

Dupixent®  (Dupilumab)

A infusão que contém a substância ativa dupilmab, anticorpo totalmente produzido em laboratório está ligado aos sintomas da dermatite atópica, recomendado em casos que a doença não é controlada de modo adequado com as terapias tópicas, ou quando são desaconselhadas. 

Infusão de Remicade® (infliximabe)

Essa infusão é recomendada para tratar níveis moderados da Doença de Crohn, retocolite ulcerativa, artrite reumatóide, psoríase e espondilite anquilosante. Nesse grupo de doenças, o sistema cria uma quantidade maior de fator de necrose tumoral alfa, provocando o sistema imunológico a atacar tecidos saudáveis.

Infusão de Prolia®  (Denosumabe)

A infusão de Prolia contém um tipo de proteína que interfere na ação de outra proteína, a fim de tratar a perda óssea e osteoporose mantendo resistência óssea e reduzindo chances de fraturas. Dessa forma, ajuda a diminuir a reabsorção óssea e favorece o aumento da massa e resistência óssea.

Você pôde conhecer como as infusões medicinais podem ser fundamentais nos tratamentos de doenças em que outras formas de terapia não se apresentam eficientes ou não são indicadas, fazendo da infusão de medicamentos um dos grandes avanços para a melhora da qualidade de vida de pacientes.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, conheça também as infusões medicinais em doenças raras!