Como funciona a telemedicina na Clínica Croce?

Como funciona a telemedicina na Clínica Croce?

8 de dezembro de 2020 Off Por Editor

Você sabe como funciona a telemedicina? Este avanço na área médica é uma forma de auxiliar o monitoramento de pacientes, troca de informações entre médicos e análise de resultados de exames.

Utilizada em todo mundo, principalmente no momento atual em que o distanciamento social é uma necessidade, a telemedicina é uma forma segura e legalizada de permitir o contato entre médico e paciente à distância.

Com tecnologia de informação e comunicação, os profissionais podem atender com facilidade e agilidade, além de proporcionar comodidade aos pacientes. Afinal, é preciso somente estar conectado à internet por meio de um tablet, smartphone ou computador. 

Para entender como funciona a telemedicina, vamos apresentar no artigo de hoje os benefícios desta prática, além de mostrar também as especialidades que podem ser consultadas por meio deste serviço. Confira!

O que é telemedicina?

A telemedicina é a prática médica realizada à distância, seja qual for seu instrumento usado para a relação. Desde seu início, em 1950, a telemedicina avançou em meios de comunicação, permitindo que o contato entre paciente e os profissionais de saúde se tornasse mais prático e simples. 

A telemedicina é a aproximação realizada por meio de alternativas tecnológicas, ou seja, internet e instrumentos como computador, tablet ou mesmo um smartphone que torne possível o paciente comunicar-se com seu especialista. 

Qual a sua importância?

Antes de entender como funciona a telemedicina, vamos conhecer sua importância na vida das pessoas, principalmente no período da pandemia, momento em que a consulta à distância se tornou mais comum devido à necessidade do distanciamento social para evitar o contágio pelo Novo Coronavírus. Conheça a seguir, as vantagens que tornam a telemedicina uma prática essencial para a saúde. 

Segurança e distanciamento social

A forma como funciona a telemedicina proporciona a segurança dos envolvidos diante da pandemia de Covid-19 e de quaisquer outras epidemias menos sérias, mas também perigosas para o indivíduo. 

Visto que é o momento de evitar aglomerações, a telemedicina permite que o paciente fique em casa e, ainda assim, seja atendido por seu especialista de forma eficiente e fácil, com comodidade e segurança. Além disso, o paciente pode economizar em tempo e custos, afinal, não será preciso realizar deslocamentos até o consultório para falar com o médico. 

Assistência à pacientes doentes

A telemedicina também torna possível que o atendimento médico chegue a qualquer paciente e em qualquer situação, fator muito importante em situações em que os pacientes com suspeita de Covid-19 devam manter-se em casa para evitar a transmissão.

Contudo, isso não se limita somente a essa doença. A telemedicina é um grande benefício para pacientes debilitados que não possam realizar grandes deslocamentos. Dessa forma, pode-se preservar a saúde dessas pessoas, contribuindo para seu tratamento assistido em sua própria casa. 

Consulta rápida e no horário adequado

A maneira como funciona a teleconsulta torna possível para o paciente receber assistência no horário desejado, visto que o profissional poderá atendê-lo no momento que o próprio paciente estiver disponível, ajustando-se a agenda do médico. Além disso, a telemedicina otimiza as consultas devido a economia de tempo entre deslocamentos, a falta de atrasos e o agendamento adequado. 

Com a prática do atendimento online, basta o paciente se conectar no horário combinado para estar diante do profissional, sem a necessidade de esperar, enfrentar fila ou aguardar para uma vaga liberada na agenda ou encaixe.

Melhor relacionamento entre paciente e médico

A telemedicina melhora também o relacionamento entre o paciente e o profissional de saúde. Os contatos podem ser mais frequentes e rápidos, diminuindo a distância por meio dos canais de comunicação. 

Essa maneira como funciona a telemedicina permite ao paciente aumentar sua satisfação e confiança no profissional, motivo que também pode contribuir para o sucesso de seu tratamento. 

Menores gastos e maior economia

Por meio do atendimento digital proporcionado pela telemedicina, o paciente não precisa perder um dia de trabalho para ir até o consultório, além de ter gastos como combustível, estacionamento, e outros custos relacionados ao deslocamento. 

A economia no atendimento online também é relacionada ao tempo. Afinal, não há necessidade de chegar mais cedo para esperar sua consulta, assim como os atrasos são raros com a telemedicina. 

Como funciona a telemedicina?

Agora que conhecemos as vantagens que proporciona na vida do paciente, é o momento de entender como funciona a telemedicina. Dentro dessa área, são diversas as formas dessa prática. Contudo, as que mais se destacam são relacionadas a teleassistência, teleducação e emissão de laudos à distância.

Como funciona a telemedicina e teleassistência?

A teleassistência é uma das formas na qual funciona a telemedicina, contribuindo para que o profissional leve assistência médica para pacientes em suas casas, clínicas, e mesmo em hospitais. Ou seja, ela é aquela que acontece quando médico e paciente fazem uso de recursos tecnológicos para sua comunicação à distância. 

Por meio desse recurso, profissionais podem alcançar pessoas que desejam ser atendidas mesmo a quilômetros de distância, como em outras cidades e também estados. Essa é uma maneira importante de permitir que pacientes realizem tratamentos com especialistas em longas distâncias.

Como funciona a telemedicina: o que é teleducação?

É na teleducação, outra área da telemedicina, que o acesso à informação se faz mais valioso, permitindo a utilização de canais de comunicação e tecnologia para levar acesso à informação para profissionais de diferentes áreas. 

Recursos simples e comuns em grandes centros, como a própria internet, simplificam a distribuição de informações, contribuindo com a qualificação e capacitação de profissionais em diferentes setores. Esse recurso torna mais fácil o acesso à saúde em regiões distantes, contribuindo para a saúde e atendimento do paciente.

Emissão de laudos à distância

Por fim, a emissão de laudos à distância é o perfeito exemplo que mostra a abrangência da telemedicina atualmente. Nessa prática, uma clínica médica contrata uma empresa terceirizada para ser responsável pela elaboração dos laudos médicos. Dessa maneira, o médico não precisa ter uma equipe especializada exclusivamente para atender a alta demanda daqueles exames. Essa prática permite que o paciente receba os resultados de exames com mais rapidez, feitos por profissionais qualificados. 

Como funciona a telemedicina na Clínica Croce?

A Clínica Croce iniciou a prestação de serviço por teleatendimento para seus pacientes, com o objetivo de manter a saúde de todos em segurança devido ao aumento de casos de pessoas com Covid-19.

A clínica disponibiliza a seus pacientes e usuários o atendimento por meio de um sistema único e exclusivo da clínica, a fim de buscar a melhor forma de assistir cada um deles sem que seja preciso seu deslocamento. Com uma renomada equipe médica, a Clínica Croce oferece especialistas nas áreas de Alergologia e Imunologia, Endocrinologia, Endocrinologia Pediátrica e Reumatologia.

A chegada da telemedicina, seja no Brasil ou no mundo, é uma área que tem rompido barreiras, eliminando distâncias geográficas e conectando especialistas a outros profissionais de saúde, administradores de unidades de saúde e pacientes.

Esse avanço é possível graças à aplicação de tecnologias modernas, como a internet, sistemas de áudio, imagem e vídeo. Todo esse aparato contribui para a resolução de demandas comuns na área da saúde, como o esclarecimento de dúvidas e a manutenção das consultas de rotina com especialistas de cada área.

As infecções pneumocócicas, incluindo pneumonia e doenças invasivas, tais como bacteremia (presença do pneumococo no sangue) e meningite, são fontes importantes de morbidade e mortalidade em lactentes, crianças, idosos e pessoas com sistema imune deprimido em uso de quimioterápicos ou na vigência de Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA / AIDS).

A vacinação contra o pneumococo (Streptococcus pneumoniae) é recomendada para todas as crianças, e para os adultos que têm uma condição que os coloca em maior risco de desenvolver pneumonia ou doença pneumocócica invasiva que têm um fator de risco para piores desfechos se a infecção ocorre.

É importante lembrar que no contexto da Covid-19, as comorbidades aumentam o risco de agravamento do quadro do paciente. Para aqueles que não tratavam as enfermidades previamente, a evolução da doença causada pelo novo coronavírus pode ser ainda pior. 

Estratégias de vacinação preventiva, cuidados com a higiene e acompanhamento médico são cuidados que feitos em massa, podem colaborar com o controle do Covid-19 e também para os novos vírus e doenças que chegam em nossa sociedade. 

Clínica Croce

Além de seu sistema de aplicação de vacinas à domicílio, a Clínica Croce é referência em vacinas na região em que está localizada e conta com uma equipe médica renomada, com especialistas da USP e UNIFESP. 

Com os mais avançados serviços e ferramentas tecnológicas, a clínica oferece meios para diagnóstico e tratamento de doenças alérgicas, com corpo clínico multidisciplinar de alto nível técnico e científico.

Como funciona a telemedicina de especialistas na Clínica Croce?

A Clínica Croce tem como base importante de sua atuação o atendimento humanizado e a expertise e atualização de suas metodologias de trabalho e de sua equipe médica. Desde sua fundação, em 1973, a clínica está comprometida em fornecer serviços qualificados, modernos e de credibilidade a seus pacientes. 

Por isso, a clínica está sempre em busca das novidades médicas mais relevantes em nossa área de atuação, como as infusões medicinais, por exemplo. A Clínica Croce é referência em diversas especialidades médicas. 

Isso só é possível a partir da atuação de nossa equipe, sempre comprometida com o bem-estar do paciente, oferecendo um atendimento humanizado e o que há de mais atual e eficaz para o diagnóstico e o tratamento de diversos tipos de doenças.

Todos os médicos de nossa equipe clínica são especialistas em sua área de atuação, com ampla experiência e credibilidade no mercado, com os devidos registros em seus órgãos de classe. 

Ainda, dada sua expertise e vontade de promoverem melhorias na área da saúde, eles ministram cursos e atividades de aperfeiçoamento voltado a outros profissionais da medicina. Nossos especialistas atuam nas seguintes áreas médicas:

Alergologia e imunologia

Os profissionais de alergologia e imunologia se dedicam ao estudo, diagnóstico e tratamento das patologias que afetam o sistema imunológico. A alergia é uma reação exagerada do organismo a alguma substância, o que significa que os indivíduos alérgicos são mais sensíveis do que o resto da população frente a estímulos externos. 

Entre as doenças mais comuns na alergologia e imunologia estão a asma; a rinite; a dermatite atópica; a conjuntivite alérgica; as urticárias e as alergias a alimentos, medicações e picadas de insetos

Por sua vez, a imunologia é a ciência que estuda não apenas o sistema imune e a proteção contra agentes externos, como também auxilia no combate às células do organismo que sofrem alterações, como as tumorais, responsáveis pelo câncer. Essa é uma área de vanguarda, sobretudo, perante seu envolvimento em novas técnicas, medicamentos e tratamentos para as doenças autoimunes.

Endocrinologia

Os especialistas da área da endocrinologia cuidam das alterações de glândulas e hormônios. Eles estudam as ordens do sistema endócrino e suas secreções específicas, chamadas de secreções fisiológicas.

Osteoporose, hiperparatireoidismo, osteomalacia e raquitismo, displasias ósseas, Doença de Paget, hipertensão arterial sistêmica, obesidade, distúrbios do colesterol, hipotireoidismo, hipertireoidismo, diabetes mellitus, distúrbios do crescimento e desenvolvimento, alterações menstruais, climatério, dentre outras disfunções hormonais e esqueléticas são algumas das doenças tratadas por nossos especialistas dessa área. 

Reumatologia

O reumatologista estuda e trata as doenças que afetam o tecido conjuntivo. Os alvos mais comuns das doenças reumatológicas fazem parte do sistema musculoesquelético, incluindo articulações, músculos, ossos, ligamentos e tendões. Entre as doenças mais comuns tratadas nessa área estão a lombalgia, dores articulares de diferentes causas, fibromialgia, artrose, osteoporose, artrite reumatoide, gota e lúpus eritematoso sistêmico.

Otorrinolaringologia

Nossa equipe de otorrinolaringologista atua no tratamento e na prevenção de doenças que acometem o nariz, os ouvidos e a garganta. Doenças como sinusite crônica, distúrbios auditivos, doenças de laringe e esôfago e outras são tratadas por essa especialidade.

Vacinas

A Clínica Croce possui um departamento especializado em vacinação, com um calendário completo incluindo as mais diversas soluções preventivas, de modo a atender e proteger desde prematuros até a terceira idade.

Infusão de medicamentos

O atendimento é voltado aos pacientes que necessitam de aplicações de medicamentos por via intravenosa, subcutânea e intramuscular. Essa classe terapêutica tem apresentado cada vez mais novidades, sendo aplicada para o tratamento de diversos tipos de patologias. O ambiente da clínica proporciona toda a estrutura necessária para a segurança do paciente durante a administração dos medicamentos.

Educação

A Clínica Croce realmente busca impactar a sociedade e exercer seu papel na promoção de mais saúde e bem-estar social. Também acreditamos que o compartilhamento de conhecimentos é um dos caminhos para modernizarmos ainda mais nossa medicina e conscientizarmos as pessoas sobre temas que afetam sua rotina.

Você pôde conferir no post de hoje como funciona a telemedicina, como a Clínica Croce pode contribuir para seu atendimento à distância, e as especialidades médicas disponíveis.

Como você tem cuidado da sua saúde? Está pronto para ter sua consulta com um de nossos profissionais? Então, faça seu agendamento agora mesmo! Estamos prontos para atendê-lo por nosso canal digital!