O ferro é um mineral essencial para diversas funções do organismo humano como o transporte de oxigênio para as células e a produção de energia. A falta de ferro no sangue pode impactar negativamente a saúde de qualquer pessoa. Uma pesquisa da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), aponta que, ainda que o número de crianças com anemia por deficiência de ferro no Brasil tenha diminuído 20% nos últimos dez anos, o número de prevalência ainda é alto.
Assim, atualmente no país, uma em cada 3 crianças brasileiras apresenta baixos níveis de ferro no organismo devido à carência nutricional. Contudo, a falta do mineral não é um problema exclusivo da infância. A falta de ferro no sangue pode acometer adultos, prejudicando a saúde e aumentando o risco para doenças. Quer saber mais sobre este assunto? Continue a leitura para entender como saber se a sua saúde é de ferro.
Anemia ferropriva: o que é a falta de ferro no sangue?
A falta de ferro no sangue é chamada de anemia ferropriva. Essa é uma das deficiências mais comuns do mundo e ocorre como resultado do baixo número de glóbulos vermelhos. A hemoglobina é uma proteína presente nos glóbulos vermelhos que contém ferro, sendo responsável pelo transporte de oxigênio e distribuição pelos tecidos do organismo.
Além disso, o ferro é um importante componente das células musculares. Portanto, é necessário para a formação de enzimas. Quando os glóbulos vermelhos morrem, o ferro presente nessas células voltam à medula óssea para ser reutilizado, permitindo a formação de novos glóbulos vermelhos.
Por que ela ocorre?
A deficiência do ferro é mais comum devido à perda de sangue. Em mulheres no período de pré-menopausa, a causa pode estar relacionada à hemorragia menstrual. Já em mulheres na pós-menopausa, homens e idosos, a falta de ferro no sangue pode ocorrer por hemorragias no aparelho digestivo, úlceras hemorrágicas ou pólipos no cólon.
Alguns distúrbios também podem interferir na absorção do mineral a partir do intestino, como a doença celíaca, por exemplo. Outra importante causa é a alimentação inadequada, ocorrendo principalmente entre lactentes e crianças devido à fase de crescimento. Gestantes também podem sofrer com a deficiência, visto que o crescimento fetal exige grandes quantidades de ferro. Além disso, os baixos níveis do mineral podem ocorrer em indivíduos que realizam hemodiálise para a insuficiência renal.
Como são os sintomas da deficiência de ferro?
A anemia ferropriva, ou seja, a falta de ferro no sangue, costuma provocar fraqueza, fadiga e palidez. A concentração e a capacidade de aprendizado também podem ter prejuízos. Em casos mais graves, a deficiência de ferro causa tonturas, sensação de falta de ar e elevação da frequência cardíaca. Outros sintomas comuns são:
- desejo por produtos não alimentares (como gelo e terra);
- unhas finas e côncavas, em formato de colher;
- síndrome das pernas inquietas.
O que a falta de ferro no organismo pode provocar?
A falta de ferro no sangue pode acometer diversos sistemas do organismo. No sistema circulatório, o aumento da frequência cardíaca aumenta o risco para problemas cardiovasculares. Já no sistema imunológico, ocorre a vulnerabilidade das infecções. Por sua vez, no sistema nervoso, além da falta de energia e dificuldade de concentração, pode estar presente alterações de humor. A longo prazo, a anemia ferropriva pode impactar o desenvolvimento infantil, aumentar o risco de doenças cardíacas e complicações na gestação.
Como evitar que a falta de ferro ocorra?
Manter os níveis de ferro inclui tarefas relativamente fáceis. Entre elas, manter uma boa alimentação, incluindo fontes ricas em ferro, como carnes magras, legumes e vegetais verdes escuros. Do mesmo modo, a hidratação é muito importante, visto que a ingestão de água ajuda na absorção de nutrientes. Entretanto, em alguns casos, a suplementação é necessária. Por isso, é necessário procurar assistência médica ao identificar baixos níveis de ferro ou os sintomas relacionados à condição.
Quer saber se você tem uma saúde de ferro? Conheça o Quiz da Clínica Croce
Para verificar se você pode estar com deficiência do mineral no organismo, a Clínica Croce desenvolveu o Quiz Saúde de Ferro. Nessa ferramenta, basta assinalar os sintomas com os quais se identifica para receber o resultado. Com essa possibilidade, a Croce visa auxiliar a população a identificar alterações que motivam uma ida ao médico. Afinal, a deficiência de ferro é uma condição tratável. No entanto, demanda atenção e cuidados especializados. Seu diagnóstico precoce é fundamental para evitar complicações. Portanto, consultar um profissional de saúde para uma avaliação detalhada é essencial.
Você pôde entender como a falta de ferro no sangue pode provocar prejuízos para a saúde. Agora, cuide para manter seus níveis de ferro equilibrados, garantindo saúde e bem-estar. Caso sinta alguma alteração, não hesite em realizar o Quiz Saúde de Ferro. Além disso, marque uma consulta de rotina!
Que tal realizar exames para avaliar sua saúde? Agende agora mesmo uma consulta com um especialista na Clínica Croce!