A coceira é um dos principais incômodos que levam muitas pessoas a tentarem receitas caseiras para a pele. No entanto, nem sempre essas alternativas acabam dando certo. Afinal, entre as muitas causas para a irritação cutânea estão alergias, doenças inflamatórias e problemas emocionais. Contudo, é possível amenizar as manifestações com algumas dicas que servem como receitas caseiras para a pele. Continue a leitura para conferir e saiba também o que fazer quando as principais alternativas não funcionam.
Toda coceira na pele é alergia?
A coceira nem sempre ocorre por alergias. Essa reação na pele pode ser devido a respostas que estimulam terminações nervosas, irritações, infecções e outras condições dermatológicas, além de alergias. Desse modo, antes de aplicar receitas caseiras para a pele, é importante observar a presença de outros sintomas como bolhas, lesões avermelhadas, descamação, entre outras.
A alergia é uma reação exagerada que o organismo apresenta a algumas substâncias presentes no ambiente. As pessoas alérgicas, especialmente aquelas com asma, rinite e dermatite atópica, possuem uma condição genética que determina uma reação exagerada a determinados estímulos, causando os sintomas. As reações mais comuns incluem:
- Calor ou suor excessivo;
- Produtos de limpeza;
- Pelos de animais;
- Picada de inseto;
- Medicamentos;
- Cosméticos;
- Alimentos;
- Tecidos;
- Plantas;
- Ácaros;
- Poeira.
Quais as principais causas de coceira na pele?
De modo geral, a coceira da pele surge quando uma reação estimula as terminações nervosas por diferentes motivos, como alergias, irritação, ressecamento, picadas de insetos, entre outros. Contudo, relaciona-se a coceira ou desconforto contínuo às doenças dermatológicas, infecciosas, metabólicas e até mesmo psicológicas.
Dicas de receitas caseiras para a pele
As receitas caseiras para a pele devem evitar qualquer mistura de produtos que não sejam indicados para uso tópico. Desse modo, quando seguras, devem ser usadas apenas após lavar e secar a região afetada, e quando a mesma não apresentar feridas. Caso os sintomas de coceira ou desconforto não desapareçam após 1 ou 2 dias ou piorem, recomenda-se realizar uma consulta médica com um especialista, visando identificar a causa da reação e iniciar o tratamento adequado. Acompanhe algumas dicas que substituem as receitas caseiras para a pele e podem reduzir o desconforto, coceira e vermelhidão de forma segura.
Banhos frios
Tomar banho quente pode agravar os sintomas da dermatite atópica. Isso ocorre devido à remoção da camada protetora pela água quente, aumentando o ressecamento da derme. Por isso, prefira banhos frios ou com água em temperatura natural, mesmo em climas mais frios.
Produtos hipoalergênicos
O uso de alguns produtos como maquiagens, perfumes e tintas pode agravar alergias ou doenças, especialmente quando ainda não foram diagnosticadas. Isso ocorre porque tais produtos agem como fatores irritantes para a pele. Assim, é fundamental escolher itens hipoalergênicos e evitar os que podem causar irritação.
Roupas de algodão
Outra dica importante é evitar roupas sintéticas que dificultam a transpiração da pele. Esses tecidos acumulam suor e bactérias, e costumam provocar coceira e irritação na pele. Já as roupas em algodão são mais macias e permitem a respiração da pele. Além de evitar o acúmulo de suor, aliviam a inflamação. Portanto, são as mais indicadas.
Hidratação
A hidratação por meio de cremes contribui para a redução da irritação na pele. Para que o efeito de alívio seja potencializado, indica-se manter o hidratante na geladeira. Essa opção ajuda a diminuir as crises de coceira e melhora a sensação de incômodo.
Ambiente úmido
Em dias em que a umidade do ar está baixa é importante contar com o auxílio de um umidificador. Dessa forma, é possível prevenir também a desidratação da pele, evitando rachaduras e coceira provocada pela baixa umidade.
Controle emocional
Alguns sintomas relacionados à pele podem ter fatores psicológicos e emocionais. Por isso, evitar situações de estresse e ansiedade contribui para diminuir uma resposta inflamatória que pode ocorrer no organismo. Pratique atividades de relaxamento, tenha momentos de lazer e, quando necessário, procure ajuda profissional.
Limpeza
Um ambiente limpo, bem ventilado, sem tapetes, brinquedos de pelúcia e outros itens como esses ajuda a prevenir o acúmulo de ácaros e poeira. Por isso, mantenha a casa sempre arejada, lave as roupas de cama com frequência e evite cortinas para evitar agentes que desperte coceira, vermelhidão ou alergia.
Quando procurar ajuda médica?
Por falta de conhecimento, são poucas as pessoas que buscam atendimento médico rápido relacionado a sintomas que podem indicar problemas de pele. Em geral, as pessoas costumam esperar muito tempo até procurar um médico especialista. Contudo, ao perceber a persistência da vermelhidão, coceira e desconforto na pele por vários dias, é necessário procurar um alergista. Além disso, visite o profissional quando outros sintomas estiverem associados, como bolhas, feridas, descamação, ressecamento, ou mesmo tosse, enjoo, espirros, coriza e chiado no peito.
Ainda que muitas vezes as receitas caseiras para pele tenham boa intenção, o uso de produtos sem indicação médica pode representar riscos à saúde. Além disso, é importante que os sintomas sejam identificados e diagnosticados corretamente, possibilitando o tratamento adequado. Portanto, quando as dicas acima não surtirem efeito, busque atendimento médico especializado.
Gostou destas informações? Então, confira também a relação entre a dermatite atópica e o fator psicológico!