O envelhecimento afeta a função imunológica?

O envelhecimento é um processo natural e progressivo que provoca modificações bioquímicas, psicológicas, e funcionais. Desse modo, afeta a função imunológica e aumenta a vulnerabilidade do indivíduo. Para que se obtenha um envelhecimento saudável e com qualidade de vida, é importante cuidar do sistema imunológico, evitando doenças e tratando adequadamente as já existentes. A seguir, conheça as principais doenças imunológicas, como elas são causadas, e como o envelhecimento afeta a função imunológica.

Qual o papel do sistema imunológico?

O sistema imunológico tem como principal função combater agentes infecciosos no organismo, por meio da imunidade inata e adaptativa. Quando em contato com patógenos (vírus, bactérias e parasitas), a imunidade inata atua de forma rápida e não específica. Já a imunidade adaptativa é aquela de ação tardia, apresentando especificidade e memória de longa duração.

O que são doenças imunológicas?

As doenças imunológicas são aquelas em que o sistema imunológico ataca e destroi células e tecidos saudáveis do próprio organismo. Ou seja, patologias em que o sistema imune identifica células normais como uma possível ameaça à saúde, causando danos ao próprio corpo.

Assim, diante da possibilidade de risco iminente, o organismo libera anticorpos que atacam de forma equivocada as células e tecidos saudáveis. Além disso, a capacidade de combater agentes nocivos pode ser prejudicada em alguns casos, tornando o corpo mais vulnerável a outras doenças e infecções.

Quais são as principais causas das doenças imunológicas?

As causas das doenças que afetam a função imunológica não são totalmente esclarecidas. Afinal, não se sabe ao certo o que desencadeia uma reação autoimune em um indivíduo e não em outro. Contudo, dados indicam que as doenças imunológicas são mais comuns entre as mulheres do que em homens, especialmente aquelas em idade fértil, entre os 14 e os 44 anos.

Conforme o Núcleo de Estudos de Doenças Auto-Imunes (NEDAI), as doenças imunológicas atingem três vezes mais mulheres que homens. Do mesmo modo, nota-se que algumas dessas patologias são mais comuns em determinados grupos étnicos. O lúpus eritematoso sistêmico, por exemplo, acomete mais pessoas negras e hispânicas do que indivíduos caucasianos.

A hereditariedade também pode estar relacionada ao desenvolvimento de problemas no sistema imunológico. Isso porque, fatores hereditários tornam o portador do gene mais suscetível a desenvolver certo tipo de doença. Assim, fatores desencadeantes, como uma lesão tecidual ou doença viral, podem originar doenças imunológicas. Além disso, pesquisadores acreditam que fatores ambientais, estresse, dieta inadequada, infecções e exposição a toxinas também podem influenciar a resposta imunológica.

Como o envelhecimento afeta a função imunológica?

O processo de envelhecimento provoca alterações naturais no organismo de forma gradual. Assim, à medida que uma pessoa envelhece, seu sistema imunológico torna-se menos eficaz, perdendo a capacidade de distinguir o que é do próprio organismo e o que é uma ameaça, tornando distúrbios autoimunes mais frequentes.

Dessa forma, os macrófogos, células de defesa que destroem antígenos, tornam-se mais lentos. Essa demora para combater bactérias e células cancerígenas pode ter relação com o aumento de doenças em idosos. Assim como os macrófogos, outro grupo de defesa, as células T, apresentam lentidão para o combate aos antígenos.

Com o envelhecimento, os glóbulos brancos, principais células de defesa, são produzidos em menor quantidade. Consequentemente, quando uma pessoa mais velha se depara com um novo antígeno, o organismo torna-se menos capaz de reconhecer a substância estranha e se defender.

Ainda que a quantidade de anticorpos produzidos em resposta a um antígeno continue a mesma, como envelhecimento, os anticorpos se tornam menos eficazes na adesão aos antígenos. Essas alterações presentes no corpo durante o envelhecimento podem ajudar a explicar porque doenças como pneumonia, gripe, endocardite e tétano são mais frequentes entre os idosos.

Como melhorar a função imunológica em idosos?

Considerando que a função imunológica será afetada naturalmente pelo envelhecimento, é importante implementar algumas maneiras de fortalecer o sistema imune, de modo a combater doenças e infecções comuns na terceira idade. Para melhorar a saúde e qualidade de vida, é indispensável inserir as dicas abaixo à rotina.

Pratique exercícios físicos

A prática de atividades físicas faz bem à saúde e beneficia o sistema imunológico. É importante que o indivíduo tenha consistência, mantendo-se ativo. Assim, por meio dos exercícios, é possível estimular a produção das principais células de defesa, melhorando a proteção ao organismo.

Cuide da saúde mental

O estresse constante aumenta a produção de hormônios como a adrenalina e cortisol, fator que acaba prejudicando o sistema imunológico. Isso porque, tais hormônios atuam inibindo as células de defesa, comprometendo a imunidade que já é enfraquecida naturalmente pelo envelhecimento.

Por isso, os idosos devem manter a saúde mental em dia por meio de atividades físicas, momentos de lazer e convívio social. Além disso, quando necessário, é fundamental buscar ajuda psicológica.

Realize atividades que estimulam a autonomia

O envelhecimento provoca limitações com o passar dos anos. Por isso, praticar atividades que estimulam a autonomia do indivíduo é uma importante forma de manter seu bem-estar físico e também mental, melhorando assim sua imunidade.

Mantenha as doenças crônicas sob controle

Doenças como hipertensão arterial, asma, diabetes e DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), são muito frequentes entre os idosos. Portanto, é importante realizar o acompanhamento médico, mantendo-as sob controle e mantendo o sistema imunológico fortalecido.

Durma bem

O sono inadequado resulta na diminuição das células do sistema imunológico, tornando o organismo mais suscetível a agentes como bactérias, vírus e fungos. Por esse motivo, é importante manter uma rotina de sono adequada não só pelo total de horas, mas também com um sono de qualidade, capaz de promover o descanso.

Beba bastante água

O organismo é composto por cerca de 70% de água, líquido presente em células e sangue, e que promove diversas funções vitais para o corpo. Assim, beber água também é uma forma de contribuir para o fortalecimento da imunidade. A Organização Mundial da Saúde (OMS), preconiza a ingestão de 2 litros de água ao dia.

Tenha uma alimentação saudável

Devido a diminuição da percepção do olfato e paladar na terceira idade, é natural que o indivíduo diminua sua alimentação. Contudo, a dieta equilibrada é indispensável para o corpo fortalecer sua imunidade e realizar suas função. Assim, a alimentação saudável deve fazer parte da vida do idoso. Quando necessário, o auxílio de um nutricionista pode ser importante.

Você pôde entender como o envelhecimento afeta a função imunológica. Por esse motivo, para manter-se saudável e melhorar a qualidade de vida também na terceira idade, é importante adotar práticas de vida saudáveis e realizar o tratamento e acompanhamento adequado de doenças existentes.

Estas informações foram úteis? Veja também o que um médico imunologista pode fazer por sua saúde!