Conheça os alimentos que quem tem diabetes não pode comer!

A relação entre alimentação e diabetes é muito importante, visto que determinados alimentos podem elevar os níveis de glicemia no sangue. Ainda que nenhuma comida seja necessariamente proibida, é importante evitar o consumo de algumas opções para evitar complicações. Para que você possa informar-se melhor sobre o assunto, listamos alguns alimentos que devem ser evitados por pessoas diabéticas. Confira!

O que é diabetes?

O Diabetes Mellitus é uma síndrome metabólica que ocorre devido à falta de insulina e/ou da incapacidade da insulina de exercer adequadamente sua função, resultando em altas taxas de açúcar no sangue. Os principais tipos de diabetes são a diabetes tipo 1, diabetes tipo 2, diabetes gestacional e diabetes na infância.

Diabetes tipo 1

O diabetes tipo 1 ocorre com mais frequência na infância e adolescência. Normalmente, tem como causa uma reação autoimune, levando a pouca ou nenhuma produção de insulina pelo pâncreas. Assim, os anticorpos do próprio indivíduo são responsáveis por atacar e destruir as células produtoras de insulina, presentes no pâncreas.

Diabetes tipo 2

Já o diabetes tipo 2 acontece quando o organismo não usa a insulina de maneira correta. Desse modo, não consegue manter os níveis de glicose dentro da normalidade. Este tipo representa cerca de 90 a 95% dos casos da doença, sendo mais comum em adultos e em pessoas acima do peso. O desenvolvimento desse tipo da doença pode ter como relação interações complexas entre genética e fatores ambientais, envolvendo uma vida sedentária, obesidade, tabagismo, entre outros.

Diabetes na infância

O diabetes na infância classifica-se quando a doença ocorre em crianças e adolescentes. No passado, dentre os casos de diabetes infantil, identificava-se geralmente o tipo 1. Contudo, com o aumento da obesidade infantil nas últimas décadas, os casos de diabetes tipo 2 em crianças passaram a crescer.

Diabetes gestacional

No diabetes gestacional, a doença atinge a forma como as células utilizam o açúcar no organismo, elevando os níveis da substância no sangue e afetando o curso da gravidez. Esse tipo de diabetes acontece no início ou durante a gravidez, e desaparece após o nascimento do bebê. A doença na gestação ocorre em mulheres cujo organismo não consegue aumentar a ação da insulina para compensar os efeitos do alto nível de glicose causado pelos hormônios da gravidez

Quais alimentos quem tem diabetes deve evitar?

Principais fontes de energia para o corpo, quando a ingestão dos alimentos ocorre, o pâncreas inicia a produção de insulina, hormônio responsável por indicar às células do organismo a presença de glicose disponível para absorção. Quando o órgão não pode produzir a insulina, ou produz em quantidade indevida, o açúcar presente nos alimentos não é captado pelas células. Desse modo, continua circulando na corrente sanguínea. Assim, quando o indivíduo recebe o diagnóstico de diabetes, é parte importante do tratamento mudar alguns hábitos alimentares. Veja os principais alimentos que devem ser evitados por quem tem a doença.

Carboidratos refinados

Os carboidratos refinados são alimentos caracterizados por seu alto teor glicêmico. Ou seja, que ao serem ingeridos, liberam glicose de forma mais rápida, ainda que não sejam doces. Portanto, é importante evitar alimentos como pães, massas, bolos, bolachas e produtos industrializados que possuem carboidratos refinados.

Açúcar e doces em geral

O diabético deve diminuir o consumo de açúcar de todos os tipos, assim como seu uso em receitas. Contudo, isso não significa que uma pessoa com diabetes não pode adoçar seu suco ou café, por exemplo. Atualmente, é possível encontrar diversas alternativas de adoçantes naturais no mercado, como a stévia. O consumo com moderação de doces e a diminuição da quantidade gradualmente é a melhor forma de evitar recaídas que podem agravar o quadro diabético.

Bebidas com alto teor de açúcar

As bebidas com alto teor de açúcar também devem ser evitadas. Os elevados níveis de glicemia no sangue tornam o líquido mais agradável ao paladar. Desse modo, o indivíduo torna-se propenso a consumir em excesso. Assim, evite sucos artificiais, refrigerantes, bebidas alcoólicas com alta concentração de açúcar, isotônicos, entre outras bebidas.

Ultraprocessados

Um alimento não tão conhecido por seu alto teor de açúcar é o ultraprocessado. Itens como embutidos recebem grande adição de substâncias que auxiliam na durabilidade do sabor. Dessa forma, acabam despertando o paladar e aumentando a vontade para ingeri-los. Por isso, evite o consumo excessivo de alimentos pouco nutritivos, como salames, carnes enlatadas, linguiças, salsichas, mortadela, presunto, salgadinhos, bacon, biscoito recheado, macarrão instantâneo, refeições congeladas, nuggets, entre outros.

Frituras

Por fim, as frituras também devem ser evitadas por pessoas com diabetes. Esses alimentos apresentam capacidade de aumentar os níveis de gordura do corpo, ainda que não aumentam necessariamente a glicose. Entretanto, o consumo frequente desse tipo de alimento promove o ganho de peso. Considerando que um dos principais cuidados para o tratamento do diabetes é o controle de peso, a ingestão de frituras deve ser evitada no dia a dia.

Além disso, é importante pensar que esse tipo de alimento contribui para o desenvolvimento de doenças crônicas, como o colesterol alto. Assim, recomenda-se que o indivíduo com diabetes prefira alimentos cozidos ou assados. Uma alternativa para a realização de frituras é apostar em uma fritadeira elétrica, que prepara o alimento sem a necessidade de óleo, tornando-o menos nocivo.

Você pôde conhecer os principais alimentos que quem tem diabetes não pode comer. No entanto, devemos considerar que cada indivíduo é único. Dessa forma, o quanto o alimento pode alterar a glicemia de cada pessoa pode variar. Por isso, é indispensável realizar o acompanhamento médico junto a um endocrinologista, seguindo suas orientações e a de um nutricionista.

Gostou destas informações? Veja também a importância da endocrinologia na saúde da mulher!