fbpx

Como avaliar a gravidade da dermatite atópica pelo SCORAD

Como a gravidade da dermatite atópica pode ser avaliada pela Calculadora SCORing de dermatite atópica, ou SCORAD, é uma ferramenta que permite avaliar a extensão ou gravidade da doença. Assim, por meio de um questionário, é possível pontuar os itens e comparar os resultados ao longo do tempo, de modo a observar melhora ou piora. Desse modo, o médico pode ter ajuda no monitoramento da dermatite atópica, analisando escolhas de tratamento. Continue a leitura para conhecer mais sobre a dermatite atópica, seus sintomas, formas de tratamento e o uso do SCORAD.

O que é a dermatite atópica?

Antes de entendermos como o SCORAD funciona, é importante saber mais sobre a dermatite atópica, processo inflamatório, crônico e não contagioso. Normalmente, associa-se a dermatite a outras doenças alérgicas, como a bronquite, asma ou rinite alérgica. Em especial, essa é uma condição com períodos de remissões e exacerbações.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a dermatite atópica atinge 7% da população adulta e 25% das crianças, iniciando-se geralmente antes dos 5 anos. A doença apresenta 3 fases clínicas: aguda, subaguda e crônica. Na fase aguda, é comum o aparecimento de lesões avermelhadas e edemas que podem ter bolhas. Já na fase subaguda, são desenvolvidas placas secas e escamosas. Por sua vez, a fase crônica tem como característica a coceira intensa, causando lesões cutâneas secas e rígidas. 

Como ela se manifesta?

O processo inflamatório da pele apresenta sintomas característicos na dermatite atópica. Os mais comuns são pele ressecada, lesões avermelhadas, coceira intensa, principalmente no período noturno, inchaço e bolhas, e pele escamosa. Além disso, podem ocorrer feridas abertas, infecções e pele escura, com cicatrizes após a coceira.

Em crianças, os sinais costumam se manifestar no rosto e couro cabeludo, mas podem surgir também em outras áreas como mãos, pés, pescoço, parte superior do peito e pálpebras, mudando conforme a idade. Quando a dermatite não recebe o tratamento adequado para conter os sintomas, a doença pode agravar-se por meio de feridas e descamação, resultado da coceira intensa. Essa é uma porta de entrada para infecções provocadas por bactérias.

Como é o tratamento para a doença?

Ainda que a dermatite seja uma condição crônica sem cura, é possível controlar e aliviar os sintomas por meio de tratamentos específicos e cuidados adequados. Entre eles, estão pomadas e cremes, acompanhamento psicológico e também terapia medicamentosa.

Pomadas

O uso de pomadas faz parte do tratamento para dermatite atópica devido a ação de hidratação. A pomada contribui para selar a umidade do local, estimula a cicatrização das lesões e traz alívio para a coceira intensa. Para isso, o uso deve ocorrer ao menos duas vezes ao dia, sempre após o banho ou conforme a orientação específica do seu médico.

Atualmente existem diversas pomadas para dermatite atópica no mercado. Os modelos contam com diferentes veículos e níveis de potência. No entanto, seu uso deve acontecer somente com prescrição médica, evitando efeitos colaterais, atrofia da pele e reações alérgicas a determinadas substâncias. 

Acompanhamento psicológico 

Os fatores psicológicos e emocionais agravam a dermatite atópica pela reação ao estresse e ansiedade que aumentam os níveis de adrenalina e noradrenalina. Da mesma forma, a liberação de cortisol, hormônio produzido em situações de estresse, pode afetar a pele por meio de processo inflamatório a longo prazo. 

Assim, o tratamento deve envolver também acompanhamento psicológico, visando cuidar da saúde emocional e, consequentemente, diminuir a intensidade e frequência dos sintomas.  Além disso, o acolhimento e a rede de apoio de família, amigos e colegas de trabalho é um suporte fundamental para amenizar os impactos da dermatite na saúde mental. 

Terapia medicamentosa

A infusão de medicamentos na dermatite atópica é uma terapia que visa controlar a coceira, reduzindo a inflamação da pele e prevenindo que as crises ocorram. Quando estão presentes infecções secundárias, o tratamento inclui antibióticos tópicos ou orais. Esse tipo de terapia acontece de forma individualizada após avaliação de um especialista. 

Entre os medicamentos mais comuns na infusão para dermatite atópica estão imunossupressores e anti-histamínicos. A fototerapia também pode ser uma opção de tratamento. Para casos mais graves e que não apresentam resposta ao tratamento convencional, as infusões de imunobiológicos são uma opção.

Além disso, esse tipo de medicamento pode ser uma alternativa para indivíduos que sofrem com efeitos colaterais que têm como causa os tratamentos convencionais. Outra vantagem dos imunobiológicos é a prevenção de hospitalizações e visitas de emergência causadas por complicações da dermatite e comorbidades.

Como avaliar a extensão ou gravidade da dermatite atópica por meio do SCORAD?

Para auxiliar o médico na avaliação e escolha da melhor conduta diante do diagnóstico, é possível contar com uma ferramenta na avaliação da extensão da dermatite atópica. A Calculadora SCORing de Dermatite Atópica, ou SCORAD, é um instrumento em forma de questionário que permite ao paciente pontuar a gravidade da doença. Assim, é possível comparar os resultados ao longo dos dias e meses subsequentes, de modo a observar a evolução do tratamento.

Os pacientes com dermatite atópica têm usado o SCORAD com frequência, visto que aplica-se de forma prática por meio de smartphones, tablets e computadores. O teste fornece uma avaliação prática e objetiva da melhora ou piora das lesões, abordando critérios como extensão, intensidade e sintomas subjetivos. Desse modo, ao levar o resultado do SCORAD ao médico alergista, o profissional pode ter uma avaliação mais detalhada dos sintomas, crises e evolução do tratamento escolhido. 

Neste conteúdo você conferiu um pouco mais sobre a dermatite atópica, seus sintomas, a importância dos tratamentos adequados e o auxílio do SCORAD para avaliar a progressão das manifestações e evolução da conduta terapêutica. 

Na Clínica Croce você pode avaliar de forma objetiva a extensão ou intensidade da dermatite atópica pela Calculadora SCORing de Dermatite Atópica (SCORAD). Clique no link e faça o teste!