A gripe e o inverno! Por que se preocupar?

Segundo a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), as alterações climáticas e o aumento da poluição, tornam o organismo mais vulnerável. Desse modo, é comum que durante o inverno, algumas doenças surjam com mais frequência, como a gripe.

Visto que essa doença respiratória pode causar sérias complicações e em alguns casos representar risco de vida para o indivíduo, é muito importante adotar algumas medidas de prevenção que podem ajudar não só durante o inverno, mas também em outras estações do ano. Confira mais sobre esse assunto, a seguir.

Por que ocorrem doenças de inverno?

Com a diminuição nas temperaturas na entrada do inverno, a circulação de vírus no ar aumenta. Desse modo, estações climáticas como esta acabam sendo acompanhadas de doenças como a gripe, resultando nas principais causas de internações no país durante o período, principalmente entre idosos e crianças. A temperatura amena e diminuição da umidade relativa do ar do inverno acaba agravando doenças respiratórias e alérgicas. Contudo, o alto índice de hospitalização de pessoas com gripe chama atenção para a importância da prevenção da doença.

Gripe: por que é mais comum no inverno?

A gripe é uma doença respiratória que afeta pulmões, garganta e nariz. O aumento dos casos dessa infecção durante os meses mais frios, como o inverno ocorre devido sua fácil propagação. O período entre o contato com o vírus Influenza e o surgimento dos sintomas, conhecido como período de incubação, pode variar entre 1 a 4 dias.

Entretanto, com início abrupto, os sinais e sintomas ocorrem com maior frequência no 7º dia. Entre as manifestações mais comuns, estão dores de garganta, dores musculares, dores articulares, dor de cabeça, febre súbita, tosse seca, prostração, mal-estar e coriza. A transmissão do vírus da gripe ocorre por meio de gotículas respiratórias que viajam no ar por tosse, espirro ou fala de uma pessoa infectada para uma pessoa não-infectada.

Do mesmo modo, transmite-se o vírus de forma direta ou indireta ao tocar em superfícies contaminadas e, em seguida, tocar olhos, nariz ou boca. Os surtos e a alta transmissibilidade são mais frequentes em ambientes fechados. Durante o inverno, a baixa temperatura acaba levando as pessoas a buscarem ambientes como esses para se manterem aquecidas, aumentando a transmissão do vírus da gripe. Dessa forma, a transmissão não depende somente da infectividade do vírus, mas também do número e intensidade do contato entre esses indivíduos.

Como evitar a gripe no inverno?

Os cuidados com a saúde durante o inverno exigem medidas simples que podem ajudar a prevenir não só a gripe, como outras doenças respiratórias e mesmo alérgicas. É importante lavar bem as mãos sempre que tossir, espirrar, antes de comer ou após tocar em ambientes sujos.

Do mesmo modo, ao tossir ou espirrar, proteger a boca com o braço ou cobri-la com um lenço de papel, evitando contaminar as mãos. Os cuidados com o organismo devem ser redobrados, por isso, é fundamental manter uma boa qualidade de vida para estar saudável. Acompanhe a seguir, outras formas de evitar complicações no outono e inverno, cuidando de seu corpo.

Evite ambientes fechados

Ambientes fechados são ideais para a proliferação de vírus e bactérias no ar que já estão em maior quantidade no inverno. Dessa forma, mais pessoas acabam contraindo doenças comuns da estação, como a gripe. Mesmo que seja necessário se refugiar em um ambiente fechado em alguns dias mais frios, evite ficar por muito tempo em locais sem circulação de ar. Procure ambientes externos, com janelas e portas abertas para que o ar se renove, ou use máscara.

Mantenha-se hidratado

É comum que durante os climas mais frios o consumo de água diminua. Esse é um grande problema, visto que, muitas das doenças respiratórias decorrentes do ar frio deixam as vias aéreas secas, o que permite a instalação de vírus e bactérias. Por isso, é ideal manter-se hidratado bebendo bastante água, chás e sucos ricos em vitamina C.

Tenha uma alimentação saudável

Uma boa alimentação é o segredo para uma vida saudável e uma das recomendações para aqueles que buscam prevenir-se de doenças no inverno. Adote uma dieta balanceada, rica em sais minerais, proteínas e vitaminas para manter o organismo forte e protegido contra a ação dos alérgenos.

Vacine-se

Por fim, a principal forma de evitar a gripe é por meio da vacina, ferramenta que contribui ativamente na redução da circulação do vírus Influenza e diminuição de mortes por complicações. A imunização com a vacina da gripe protege o organismo contra diferentes tipos de vírus responsáveis pelo desenvolvimento da doença.

Contudo, o Influenza continua a apresentar mutações ao longo do tempo, com cepas cada vez mais resistentes. Por esse motivo, você deve atualizar a vacina todos os anos para a proteção das mais recentes formas da doença. O imunizante é desenvolvido em 2 versões: trivalente e quadrivalente.

Quando uma pessoa recebe a vacina, as chances de infecção diminuem diante da reação do organismo, visto que o sistema imunológico reconhece o vírus e pode combatê-lo. Portanto, com a imunização, é possível que um indivíduo entre em contato com o vírus, mas não desenvolve a enfermidade.

A pneumonia bacteriana, causada pelo pneumococo, é a principal complicação da gripe. Entre os maiores riscos da doença está o agravamento do quadro, levando à pneumonia. Contudo, pessoas que tomaram a vacina da gripe diminuem significativamente as chances de desenvolver complicações como essa, evitando também a hospitalização.

No inverno, doenças como a gripe tornam-se mais comuns pela alta transmissibilidade. Por isso, assegure-se de adotar as medidas de prevenção. Além da vacina da gripe, verifique também a necessidade de tomar outros imunizantes. Em clínicas privadas, você pode receber essa e outras vacinas para evitar doenças e manter sua saúde em dia.

Ainda não tomou a vacina da gripe? Faça isso de forma rápida, prática e segura na Clínica Croce!