A asma mata? Entenda os riscos da doença quando não tratada

Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) a asma acomete cerca de 10% da população brasileira. Além disso, a doença  é o motivo de aproximadamente duas mil pessoas por ano. Provocada por diferentes fatores, entre eles ácaros, mofo, infecções respiratórias por vírus, rinite, medicamentos e predisposição genética, a asma pode ser grave quando não tratada, levando ao risco de morte. Confira mais sobre este assunto, a seguir.

O que é e quais os tipos de asma?

A asma é uma doença inflamatória, não contagiosa e crônica que afeta as vias aéreas, provocando o estreitamento dos brônquios, dificultando a passagem do ar e comprometendo assim a respiração do indivíduo. Essa doença pode ocorrer em diferentes idades e, quando não tratada, a asma pode ter complicações graves. Em muitos casos, confunde-se a doença com a bronquite. Contudo, a asma é um problema crônico de fatores genéticos e ambientais, enquanto a bronquite é uma doença aguda que tem como causa vírus e bactérias. Conheça os diferentes tipos de asma.

Asma alérgica

A asma alérgica ocorre devido a um alérgeno. Sua crise acontece quando o sistema imunológico considera uma substância inofensiva como um risco. Desse modo, o corpo reage de forma exagerada, atacando a substância.

Asma por medicamentos

Alguns medicamentos podem causar efeitos adversos em pessoas com sensibilidade. Isso provoca a asma por medicamentos. Assim, certos princípios ativos, como os da aspirina, podem levar a problemas por meio da hiperreatividade que ocorre ao entrar em contato com o organismo.

Asma ocupacional

A asma ocupacional é aquela que se desenvolve por meio de gatilhos no ambiente de trabalho. Entre os mais comuns estão produtos agrícolas, farinhas, látex, metais entre outros. Essa condição soma 20% do total de casos em países com grandes números de indústrias.

Asma induzida pelo exercício

Além das causas anteriores, a asma pode ser induzida por exercícios. Ela é classificada quando o indivíduo apresenta sintomas apenas ao realizar esforço ou atividade física, especialmente aquelas de mais alta intensidade. Ainda assim, não significa que uma pessoa com a doença não possa realizar exercícios, visto que atividades físicas apresentam efeito positivo para o indivíduo com asma.

A asma mata?

Sim, uma crise de asma quando não tratada de forma correta, pode levar o indivíduo à morte. Algumas crises graves da doença requerem atendimento especializado, como internação. Quadros como esse são mais comuns quando o paciente interrompe o tratamento sem orientação médica. Apesar de contar com muitas opções de terapia disponíveis, a asma nem sempre tem o diagnóstico correto. Assim, erros na identificação da doença podem provocar reações graves, especialmente em idosos.

Quando não controlada, a doença pode provocar sintomas irreversíveis que caminham para a insuficiência respiratória, condição potencialmente fatal. Isso porque, durante uma crise, as vias respiratórias têm sua abertura reduzida devido à reação inflamatória e à contração dos músculos localizados nas paredes dessa região.

Dessa forma, respirar normalmente torna-se quase impossível para o individuo. Ainda que possa ser grave e levar à morte, quando recebe tratamento adequado, é possível controlar a doença e as crises, diminuindo os riscos e proporcionando qualidade de vida à pessoa com a doença.

Como identificar a doença?

Em uma crise de asma, a pessoa apresenta dificuldade para respirar, com a expiração tornando-se mais fácil que a inspiração. Isso ocorre porque o ar viciado permanece nos pulmões, provocando a sensação de sufoco. Os sintomas da asma podem piorar à noite ou durante a manhã. Entre os mais comuns, estão:

• Dificuldade ou cansaço para respirar;
  • Sensação de pressão no peito;
  • Respiração curta e rápida;
  • Tosse seca e intermitente;
  • Sibilos (chiados no peito);
  • Desconforto torácico;
  • Falta de ar;
  • Tontura.

Contudo, a asma pode ser assintomática por longos períodos, especialmente quando são adotadas iniciativas de controle ambiental. Afinal, quando ocorre exposição a fatores irritantes, como fumaça de cigarro, poluição e pó, é comum que ocorra o retorno persistente dos sintomas da doença.

Teste de controle de asma para adultos e crianças

Para auxiliar na avaliação da doença, foi desenvolvido o Teste de Controle de Asma (TCA), ferramenta composta por 7 questões na versão para crianças e adultos, em que o próprio paciente é responsável por respondê-lo. Assim, após realizar o teste, o indivíduo pode levá-lo ao médico, como forma de auxiliar a análise em relação à doença. Ao iniciar o tratamento, é possível evitar as crises e sintomas por longos períodos. Contudo, desde que o controle ocorra. Assim, o TCA permite avaliar a doença nas últimas quatro semanas.

Tratamento

O tratamento pode controlar os sintomas, evitar crises e melhorar a qualidade de vida. Entretanto, apesar de seus impactos positivos na rotina, muitas pessoas não adotam a terapia adequada. Definido pelo médico, o tratamento ideal ocorre com a prescrição de medicamentos para alívio dos sintomas e controle das crises.

A imunoterapia também pode ser utilizada. Esse tratamento é popularmente conhecido como vacinas antialérgicas, técnica que consiste em injetar progressivamente doses repetidas do alérgeno, visando diminuir ou eliminar a sensibilidade perante o alérgeno. Além disso, em combinação com medicamentos, o médico pode recomendar algumas ações educativas e preventivas.

Quando não tratada de forma correta, a asma, doença inflamatória não contagiosa, pode evoluir para quadros graves, causando a morte do paciente. Por esse motivo, é fundamental buscar ajuda médica para que a doença seja identificada e tratada adequadamente, evitando complicações e garantindo qualidade de vida.

Gostou destas informações? Confira também como a imunologia pode ajudar no tratamento de asma!