fbpx

29/10 – Dia Mundial da Psoríase: entenda a importância da data

Em 29 de outubro, celebra-se o Dia Mundial da Psoríase, campanha que surgiu em 2004 a partir da união de organizações que visavam informar a população sobre a doença, suas causas, diagnóstico e formas de tratá-la. Foi nesse ano que a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu a psoríase como uma doença grave e incapacitante pelo prejuízo causado à qualidade de vida do indivíduo. A seguir, continue a leitura para entender melhor a psoríase e a importância dessa data!

O que é psoríase?

A psoríase é uma doença de natureza inflamatória que afeta homens e mulheres de todas as idades e etnias. A patologia caracteriza-se por manchas avermelhadas que evoluem para descamação, tornando-se lesões de aspecto esbranquiçado. Acredita-se que o processo é resultado da liberação de substâncias inflamatórias por células de defesa do organismo, gerando aspecto avermelhado às lesões.

Além disso, o corpo responde à inflamação, com células de defesa provocando a descamação da pele. Esse ciclo é interrompido quando se realiza o tratamento adequado, reduzindo o surgimento de novas lesões. Quando não tratada, a psoríase progride para quadros como a psoríase artropática, em as articulações são afetadas provocando fortes dores. 

Tipos de psoríase

As particularidades dos quadros da psoríase podem ajudar na classificação de cada tipo. De modo geral, essa classificação está relacionada ao local onde a doença se manifesta e características das lesões. Entre os principais tipos de psoríase estão: 

  • eritrodérmica: quadro mais raro, em que ocorrem lesões em todo o corpo acompanhadas de febre e calafrios;
  • em placas: quadro mais comum da doença, com surgimento de placas e lesões;
  • gutata: as lesões se desencadeiam pela resposta a quadros infecciosos;
  • artropática: manifesta-se em articulações provocando dores;
  • pústula: lesões geram bolhas com a presença de pus;
  • couro cabeludo: afeta o tecido que recobre a cabeça;
  • invertida: acomete dobras da pele e áreas úmidas;
  • ungueal: acomete dedos de mãos e pés.

Quais são os sintomas da doença?

As manifestações da psoríase podem variar conforme o indivíduo. Ainda assim, é possível delimitar sinais e sintomas mais comuns da doença. Entre as mais comuns estão manchas avermelhadas de aspecto ressecado acompanhadas da descamação esbranquiçada. Além disso, ocorre:

  • ressecamento e rachadura na pele que podem estar acompanhados de sangramento;
  • manchas escuras ou brancas perceptíveis após a melhora das lesões iniciais;
  • alteração em unhas, com aspecto mais grosso, amarelado e irregular;
  • descamação do couro cabeludo;
  • sensação de queimação;
  • dores nas articulações;
  • dores na região;
  • coceira.

Em casos mais brandos, as manifestações da psoríase podem se resumir ao desconforto na pele. Contudo, o progresso do quadro pode levar ao desenvolvimento de sintomas que comprometem a qualidade de vida do indivíduo, como episódios de dor.

O que pode causá-la?

A causa da psoríase ainda não é completamente conhecida. No entanto, alguns aspectos são considerados por especialistas para estimar o risco para o desenvolvimento da doença. Entre os fatores mais comuns estão: histórico familiar, estresse, problemas psicológicos e resposta a quadros infecciosos. Além disso, também estão relacionados problemas psicológicos, clima frio, obesidade e uso de medicamentos. O abuso do álcool e tabagismo podem agravar as lesões. Do mesmo modo, a interrupção desses hábitos contribui para a evolução no quadro. 

Como é o diagnóstico da psoríase?

A psoríase ainda não conta com um teste específico para sua identificação. Por isso, o quadro é diagnosticado a partir de exame físico cuidadoso realizado pelo médico especialista. Em situações mais raras, o profissional pode solicitar uma biópsia, exame em que se analisa um fragmento da pele para confirmar a doença e excluir outras possibilidades. 

PASI – Calculadora do Índice de Gravidade da Área de Psoríase

Visto que o diagnóstico da doença é clínico, considerando as lesões características e sua distribuição, para auxiliar na identificação e estratificação da gravidade e extensão das lesões, utiliza-se uma ferramenta chamada PASI: Índice de Gravidade da Área de Psoríase. Realizado sistematicamente, essa avaliação permite ao médico identificar segmentar a gravidade e extensão das lesões provocadas. Assim, o escore contribui para o rastreio da progressão da doença e evolução do tratamento. 

Como é o tratamento?

O tratamento da psoríase ocorre a partir do controle da doença e seus sintomas de forma individualizada, após a avaliação médica e desenvolvimento da terapia necessária para cada quadro. Em casos mais leves, é importante manter a hidratação da pele, aplicando determinados medicamentos em cremes e pomadas.

Além disso, garantir a exposição adequada ao sol, contribuindo para a diminuição do número de lesões. Já em quadros moderados, introduzem-se medicamentos que contribuem para a regulação da função do sistema imune, diminuindo a resposta inflamatória. Ainda, o especialista pode indicar sessões de fototerapia e imunoterapia. 

Qual a importância do Dia Mundial da Psoríase?

O Dia Mundial da Psoríase visa conscientizar a população e alertar sobre essa doença crônica, não transmissível e que não tem cura. Ainda são muitos os casos de preconceito devido à doença, causando desconforto e constrangimento em indivíduos portadores, além de contribuir para a piora dos quadros. Por isso, a data é uma forma de informar a sociedade sobre a psoríase e combater a falta de informações, um dos principais motivos para o preconceito.

No Brasil, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza todos os anos a Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase. Atualmente, estima-se que cerca de 3% da população brasileira apresente a patologia. Entretanto, ainda são poucos os que buscam tratamento especializado

Neste conteúdo você pôde entender a importância do Dia Mundial da Psoríase. Visando informar a população a respeito da doença, seus fatores de risco, diagnóstico e tratamento, a campanha auxilia a diminuir a desinformação e auxilia no aumento da busca por assistência médica adequada.

Gostou destas informações? Então, conheça o índice de gravidade da psoríase com a calculadora desenvolvida pela Clínica Croce!