SISTEMA IMUNOLÓGICO

É a ciência que estuda o sistema imune, nosso sistema de defesa, bastante complexo, responsável pela proteção contra agentes externos, mas também exerce o que chamamos de vigilância imunológica, ou seja, também auxilia no combate às células do organismo que sofrem alterações, como as células tumorais.

A comparação do sistema imune a um exército é bastante interessante, pois à semelhança deste, o sistema imune apresenta diferentes níveis de especialização. Existem os anticorpos que são bastante conhecidos, especialmente quando tomamos as vacinas e o organismo prepara defesas contra estas doenças. Os linfócitos também são células fundamentais que auxiliam no combate aos vírus.

Defeitos neste sistema podem acarretar uma série de manifestações relacionadas, principalmente, a infecções. Existem deficiências do sistema imune que são congênitas, ou seja, são decorrentes de alterações na genética dos indivíduos, mas existem as imunodeficiências que são adquiridas, ou seja, há um dano no sistema imune por conta de um agravo externo.

Existe ainda uma situação muito comum que é o comprometimento temporário do sistema imune, que ocorre em situações de estress físico ou mental, sendo que o paciente fica, temporariamente, mais suscetível a determinadas infecções.

O imunologista é o profissional apto a avaliar estes pacientes Pela consulta médica, ele avaliará a necessidade de uma investigação através de exames laboratoriais, recebendo o paciente a orientação adequada.