Vacina da gripe já está disponível

Vírus H1N1, H3N2, Victoria, Yamagata Cepas 2019 fazem parte da imunização deste ano

A vacina da gripe já está sendo oferecida pela Clínica Croce, especializada no diagnóstico e tratamento nas áreas de Alergia, Imunologia, Endocrinologia, Otorrinolaringologia e Reumatologia. Na campanha deste ano, a vacinação previne contra os vírus H1N1, H3N2, Victoria, Yamagata Cepas 2019.
Crianças a partir de seis meses de vida e adultos devem se vacinar. Porém, há um grupo em que a imunização é indispensável: gestantes, crianças até dois anos de idade, mulheres que deram a luz nos últimos 45 dias, idosos com mais de 60 anos e portadores de doenças crônicas estão entre o grupo prioritário.
A H1N1, conhecida popularmente como a Gripe Suína, é uma das doenças mais perigosas desse grupo. Ela é uma mutação do vírus da gripe e pode ser capaz até de levar o paciente a óbito. A transmissão acontece por meio de tosse, espirro, saliva e secreções respiratórias.
Os sintomas da H1N1 são muito parecidos com o de uma gripe normal, porém, a falta de ar, febre, dores de cabeça e muscular, tosse, calafrios, dores nas articulações surgem de forma muito intensa.
“São poucas as contraindicações e uma delas é a alergia grave à proteína do ovo. Para esses casos, o médico especialista deve ser consultado antes de receber a vacina”, alerta a Dra. Ana Paula Moschione Castro, diretora da Clínica Croce.
Como se prevenir da gripe?
– Vacine-se.
– Cubra sempre o nariz e a boca quando espirrar ou tossir.
– Lave as mãos com frequência com água e sabão porque você pode ter tocado uma superfície que contenha saliva de uma pessoa infectada e, ao levar as mãos à boca ou olhos, pode se infectar.
– Sempre que possível evite aglomerações ou locais pouco arejados.
– Mantenha uma boa alimentação e hábitos saudáveis.

A Campanha Nacional da Vacina da Gripe terá início no dia 10 de abril.
 

Compartilhe