Está chegando a hora de tirar casacos do armário

Conheça as dicas para prevenir o ácaro na sua casa

Outono e Inverno chegando, é hora de começar a tirar dos armários cobertores e casacos. Mas cuidado, pois o ácaro pode estar escondido lá e desencadear crises de rinite e asma.

Com o diagnóstico do alergista em mãos, a sua saúde pode ganhar um aliado muito importante na prevenção das crises de rinite e asma: o controle ambiental, ou seja, retirar do ambiente o alérgeno desencadeador dessas doenças.

Segundo Dr. Fábio Morato Castro, diretor da Clínica Croce, especializada no diagnóstico e tratamento nas áreas de Alergia, Imunologia, Otorrinolaringologia, Endocrinologia e Reumatologia, vivemos cerca de 92% a 98% de nossas vidas dentro de um ambiente fechado. Desses, 60% dentro de casa, sendo 40% no quarto. Assim, o primeiro lugar que deve passar pelo controle ambiental é o quarto de dormir.

Dr. Fábio elenca os cinco principais alérgenos causadores da rinite e asma. São eles:
1- Ácaro, aquele bichinho invisível que vive na poeira domiciliar.
2- Animais domésticos, como cachorro e gato.
3- Fungos e bolor.
4- Restos de insetos, como a barata.
5- Pólen, em algumas regiões do país, mais no Sul.

Como tirar o ácaro da sua casa?

• O ácaro precisa de três combinações ideais para sobreviver: umidade, temperatura e ambiente escuro. O sol é o inimigo número 1 do ácaro, portanto, a dica é manter a casa aberta, ventilada e deixar entrar a luz solar. “O melhor lugar para o ácaro se esconder é o colchão, porque lá são encontradas todas as condições favoráveis a ele, inclusive pele humana, a fonte de alimento do ácaro”, ressalta o diretor da Clínica Croce.

• O guarda-roupa é outro ponto focal, já que existe o hábito de deixar as blusas e cobertores nos armários durante meses e apenas retirá-los com a chegada do Inverno. Segundo o especialista, está errado. Acabou o inverno, lave blusas de frio e cobertores e embale-os para proteger dos ácaros.

• Aspire o ambiente com frequência, com aspiradores preparados e que possuam filtros. Use capas protetoras de travesseiros e colchão e retire objetos que acumulem poeira, deixe o ambiente mais ‘clean’. Tudo isso ajudará no controle do ácaro.

• No caso de alergia a animais domésticos, a dica do Dr. Fábio Castro é não deixar o animal frequentar o quarto e nem dormir na cama, lembrando que passamos 40% de nossa existência dentro dos dormitórios.

• Para combater o mofo, utilize produtos especiais para limpeza com ação anti-mofo.

• Para evitar restos de insetos (como baratas), aspire a casa com frequência e dedetize o ambiente.

 

Compartilhe