Alerta de Recall indica possíveis falhas em seringas autoinjetáveis EpiPen® 300 µg

Nesta última segunda-feira (20/03), após consulta com a Administração de Produtos Terapêuticos, a Alphapharm Pty Ltd, comunicou alerta de recall de alguns lotes da seringa autoinjetável de Adrenalina de 300 microgramas (μg) de EpiPen® (caixa amarela).

No comunicado, a empresa aponta possíveis defeitos na peça de ativação do dispositivo.

O alerta traz as seguintes instruções aos pacientes:

1. Verifique se tem 300 μg de EpiPen® (cartão amarelo e etiqueta) e, se o fizer, verifique o número do lote e o prazo de validade.
O número do lote e o prazo de validade podem ser encontrados no rótulo da caneta ou na extremidade do cartão.

2. Se o seu EpiPen® 300μg tiver os seguintes números de lote 5FA665, 5FA6651, 5FA6652 ou 5FA6653 e expirar em 17 de abril, você precisa substituí-lo por um novo logo que possível, retornando ao seu farmacêutico.

3. O seu farmacêutico substituirá o EpiPen® 300μg do lote afetado por um EpiPen® 300μg de um lote diferente GRÁTIS.

4. Você deve manter seu EpiPen® atual até obter uma substituição e usá-lo, se necessário.

O médico alergista e imunologista Dr. Fábio F. Morato Castro, diretor da Clínica Croce, referência em pesquisas voltadas à Anafilaxia ressalta que, embora o recall esteja mais dirigido aos pacientes da Austrália, vale o alerta para o Brasil, uma vez que muitos pacientes brasileiros importam a seringa.

“Neste caso, é importante que todos os pacientes que utilizam essa seringa autoinjetável verifiquem o número do lote e o prazo de validade”, orienta.

Caso haja identificação dos números de séries indicados no recall, o especialista recomenda que os pacientes encaminhem mensagem para o site http://anafilaxiabrasil.com.br/, informando o caso. “Através deste canal, além de obter mais informações sobre as causas e formas de tratamento da Anafilaxia, o paciente pode contar com a interface de especialistas respeitados para auxiliá-lo em situações como esta”, enfatiza o médico.

EpiPen_Recall_News_Release_20_March_2017

 

Compartilhe