REUMATOLOGIA

A Reumatologia é a especialidade da Clínica Médica que estuda as doenças que causam dores musculoesqueléticas de origem não traumática. Ou seja, qualquer causa de dor no corpo, incluindo músculos, ossos, articulações e que não tenham sido causadas por quedas,  torções, batidas ou qualquer outro trauma. Além disso, o Reumatologista também atua na prevenção e tratamento de doenças do metabolismo ósseo, sendo a osteoporose o exemplo mais conhecido.

Apesar dos sintomas se manifestarem predominantemente no sistema musculoesqueléticos, estes podem ser apenas sinais de doenças envolvendo outros órgãos, como rins, pulmões, pele, etc. Por isso, a formação do Reumatologista é uma das mais completas, pois exige o conhecimento dos demais sistemas.

Considerando que o sintoma “dor” é o que mais frequentemente leva o paciente a procurar ou ser encaminhado ao consultório do reumatologista, cabe ao especialista investigar a causa através de uma história e exame físico minuciosos. Hoje, a especialidade também conta com um vasto e moderno arsenal de exames laboratoriais e de imagem que complementam a avaliação clínica.

Dentre as diversas doenças, as mais comuns no consultório de Reumatologia são: lombalgia (dor nas costas), dores articulares de causa a esclarecer, fibromialgia, artrose, osteoporose, artrite reumatoide, gota e lúpus. Com o atual avanço da Medicina, esta especialidade vem despontando na vanguarda terapêutica,  através de modernos medicamentos desenvolvidos pela biotecnologia, conhecidos como “medicamentos biológicos”.