fbpx

Reumatologista pediatra: quando procurar?

Você sabe quando buscar um reumatologista pediatra?

O reumatologista pediatra é a peça-chave no tratamento de doenças reumatológicas de grande impacto na vida infantil.

Essas doenças podem causar incapacidade física, desgaste emocional, diminuição do rendimento escolar e desajuste social em crianças entre 0 e 18 anos. 

Por isso, conhecer quem é esse importante profissional especialista da saúde, o que faz e quando procurar por um, é fundamental.

A seguir, conheça um pouco mais sobre a atuação desse especialista e entenda quando é o momento de buscar seu atendimento!

Qual o papel do reumatologista pediatra?

O reumatologista pediatra tem o papel de diagnosticar, avaliar e tratar doenças relacionadas a articulações, ossos, tendões, ligamentos e músculos em crianças e adolescentes. 

Cerca de 25% das doenças reumatológicas ocorrem em pessoas menores de 16 anos. 

Desse modo, crianças e adolescentes que apresentam dores constantes devem ser investigadas por esse profissional.

Diferente do que muitos imaginam, as doenças reumatológicas não são exclusivas da população adulta e idosa. 

Algumas patologias só existem durante a infância, enquanto outras podem ser mais graves durante esse período.

Após terminar seu período de graduação, o profissional da medicina tem como opção elevar seus conhecimentos em áreas específicas por meio da residência médica. 

Essa especialidade, que pode durar entre 2 e 3 anos, tem como campos as áreas pediátrica e reumatológica.

O reumatologista pediatra costuma atuar em espaços como hospitais, clínicas, consultórios, centros, laboratórios ou mesmo na carreira acadêmica, por meio da docência. 

Seu papel como especialista é trabalhar sobre doenças que afetam o sistema locomotor de crianças e adolescentes, envolvendo músculos, ossos, tendões, ligamentos e articulações. 

Ao decidir procurar um reumatologista pediatra, o profissional será responsável por determinar tratamentos adequados de acordo com cada diagnóstico individualizado. 

Entre elas, estão enfermidades autoimunes, degenerativas e desgastes.

Essas enfermidades exigem tratamentos diferenciados, que podem envolver terapias por infusão de medicamentos, fisioterapia, acupuntura, atividades físicas, controle da dor, e mais.

Principais doenças tratadas pelo reumatologista pediatra

Doenças tratadas por reumatologista.

As doenças reumáticas são caracterizadas por comprometer o sistema musculoesquelético do indivíduo. 

Popularmente conhecidas como reumatismo, representam o conjunto de diferentes doenças que acometem o aparelho locomotor, ou seja, articulações, ossos, músculos, cartilagens, tendões e ligamentos. 

Algumas doenças reumáticas em crianças podem ainda comprometer outras funções do corpo humano, como rins, pulmões, olhos, intestinos, pele, e até mesmo coração. 

São diversas as doenças caracterizadas reumáticas, entre elas, as mais comuns são artrose, fibromialgia, gota, febre reumática, artrite reumatoide e artrite idiopática juvenil.

Ainda que algumas possam ser prevenidas, como as degenerativas e metabólicas, a maioria das doenças reumáticas em crianças são inevitáveis.

Esses são os casos inflamatórios, que costumam causar febre sem porquê, perda de peso, dores, alterações urinárias, queda de cabelo, e outros sintomas de doenças reumáticas por inflamação (as mais comuns em crianças).

Outras doenças reumatológicas em crianças que causam importantes visitas até o reumatologista pediátrico são patologias inflamatórias como lúpus eritematoso sistêmico, dermatopolimiosite, vasculites, esclerodermia, entre outras. 

Entre as doenças reumáticas mais comuns no Brasil, a febre reumática lidera o ranking. 

Isso porque ela se origina de infecção bacteriana de vias aéreas superiores, podendo afetar o coração.

Seguindo a febre reumática, está a artrite idiopática juvenil, patologia que abala especialmente tendões, fígado, músculos e articulações.

Febre reumática

A febre reumática, doença reumatológica que mais afeta crianças, é causada por uma infecção de garganta por um estreptococo apenas em crianças que são predispostas à doença. 

Afetando pacientes de ambos os sexos, principalmente entre 7 e 14 anos, a febre reumática é rara em crianças menores de 3 anos. 

Suas principais manifestações são febre, dores e inchaço em articulações, movimentos involuntários e desordenados, além de sopro no coração. 

Entre sua maior complicação, está a cardiopatia reumática, constituindo importante morbidade e mortalidade da doença.

Ela é frequente indicação de cirurgias em adultos, e pode ser evitada se tratada corretamente. 

Dessa forma, é possível erradicar a bactéria da orofaringe, prevenindo novas infecções e suprimindo o processo inflamatório sistêmico desencadeado.

Artrite idiopática juvenil

Relativamente rara, a artrite idiopática juvenil é apenas uma das centenas de tipos de artrites que podem afetar crianças e adolescentes. 

A doença acomete mais meninas que meninos, de qualquer raça até 16 anos. 

No entanto, os picos de maior incidência estão entre 1 a 5 e 10 a 14 anos de idade.

Sua causa ainda não é conhecida. Entretanto, fatores imunológicos, infecciosos e genéticos estão envolvidos. 

Alguns estudos recentes mostram que existe certa tendência familiar, assim como fatores externos, como bactérias, vírus, estresse emocional, que podem desencadeá-la. 

Por não ser uma patologia infecto-contagiosa, seus pacientes podem continuar a frequentar lugares públicos normalmente.

Além das articulações, a artrite idiopática juvenil afeta outras partes do corpo da criança. 

Podendo durar anos, com períodos de remissão e atividade, o paciente tem dores e febre. 

Mesmo não sendo fatal, sem tratamento adequado pode levar complicações para o desenvolvimento e vida da criança.

Em alguns casos, o efeito inclui deixar de usar normalmente um membro do corpo como braço ou perna. 

Ainda pode ocorrer a interrupção da locomoção, tornando-o totalmente dependente da família. 

Contudo, quando tratada de forma adequada, a maior parte das crianças afetadas pode ter uma vida normal, com boa qualidade.

Seu diagnóstico, assim como na maior parte das doenças reumáticas em crianças, é clínico, e se baseia na presença de artrite em articulações, com duração igual ou superior a 6 semanas. 

Ainda não existem exames laboratoriais específicos para a doença.

Os tipos mais comuns de artrite idiopática juvenil, são oligoarticular, poliarticular e sistêmico. 

As oligoarticulares acometem 4 articulações, sendo tornozelos e joelhos as mais frequentes. 

Crianças diagnosticadas com este tipo da doença devem realizar avaliações oftalmológicas com frequência, de preferência a cada 3 ou 4 meses. 

O motivo é a possível inflamação da úvea, parte colorida dos olhos. 

No tipo poliarticular, as articulações acometidas envolvem 5 ou mais, com destaque para punhos, joelhos, tornozelos, e pequenas articulações de mãos e pés. 

É possível que nesse tipo, ocorra febre recorrente, e o fator reumatoide, responsável por identificar a patologia, pode estar presente em 10% dos pacientes.

A artrite idiopática juvenil do tipo sistêmico é insidiosa, e caracteriza-se pela presença de artrite associada à febre alta com picos diários, erupções na pele, gânglios, aumento de baço e fígado.

Diferença entre reumatologista, traumatologista e ortopedista

É comum que as pessoas tenham dúvidas no momento de buscar atendimento especializado. 

Afinal, nem todos sabem quando procurar um reumatologista pediatra. 

Como muitas vezes os sintomas apresentados pelas doenças reumatológicas em crianças podem ser parecidas com distúrbios ortopédicos, este profissional é confundido com o ortopedista ou mesmo o traumatologista. 

Entenda a diferença entre estes especialistas agora!

Atuação do médico ortopedista

O ortopedista é o profissional responsável por realizar o diagnóstico, tratamento e prevenir doenças e tipos de deformidades que tenham sua origem fisiológica ou anatômica, de forma que possa atingir ossos, músculos, articulações, ligamentos e tendões. 

Além disso, o ortopedista trata também de lesões adquiridas por acidentes, impactos, quedas, e outros traumas. 

Dessa maneira, seu papel é realizar exames para auxiliar no diagnóstico, e tratar lesões ou deformidades. 

Entre as principais condições tratadas pelo ortopedista, podemos citar:

  • deformidades ósseas;
  • desvios de coluna;
  • hérnias de disco;
  • deformidades causadas por doenças crônicas;
  • bursites e tendinites;
  • lesões esportivas;
  • lesões musculares;
  • fraturas, torções e luxações;
  • problemas articulares.

Atuação do traumatologista

O médico traumatologista é responsável por cuidar de lesões do aparelho musculoesquelético causadas por diversas formas de trauma. 

Os exemplos mais comuns são luxações, torções e fraturas ocasionadas em geral por acidentes de trânsito, acidentes de trabalho, acidentes domésticos, pancadas durante práticas esportivas, quedas, esmagamentos, ou agressões. 

Dessa maneira, o médico traumatologista costuma estar presente em atendimentos de urgência, não sendo tão comum sua procura em consultas médicas de rotina. 

Esse profissional atua em ambiente hospitalar, estando apto para a realização de cirurgias para a contenção ou correção de danos.

No Brasil, os especialistas em traumatologia atuam em conjunto com os ortopedistas, como acompanhamos. 

Por esse motivo, trata-se também de um médico da ortopedia. 

Em geral, o momento de procurar um traumatologista envolve não só traumatismos severos, mas também queixas comuns como febres.

Desde que sejam relacionadas às dores em articulações, pernas, braços, mãos, dedos, coluna e outras regiões, tornando difícil para o paciente levantar-se ou locomover-se.

Sintomas como esses estão ligados a episódios anteriores de trauma. 

Dessa forma, é muito importante que o paciente procure atendimento assim que os sinais e sintomas semelhantes a estes tiverem início.

Atuação do reumatologista pediatra

Como vimos, o reumatologista pediatra é o médico com atuação voltada para tratamento e prevenção das doenças reumáticas, que assim como as ortopédicas, pode atingir ossos, articulações, músculos, e outros componentes do aparelho locomotor em crianças e adolescentes. 

Por essa razão, a maior parte das pessoas confunde os profissionais e as doenças que tratam dos pacientes.

Contudo, na reumatologia as lesões se formam sem a presença de traumas. 

Saber quando procurar um reumatologista é fundamental para garantir o tratamento adequado para essas doenças, que podem acometer pessoas em todas as faixas etárias.

Por sinal, inclusive na infância, não se tratando exclusivamente de condições na terceira idade.

Na maior parte dos casos, o reumatologista cuida de pessoas com doenças associadas a condições autoimunes, Isso ocorre quando um componente genético aceita que o próprio sistema imunológico ataque o organismo. 

Por isso, ainda que boa parte das doenças reumatológicas provoque rigidez em áreas de articulações e dores, por acometer em grande parte dos casos o sistema musculoesquelético, também podem afetar órgãos vitais como coração, pulmão, rins e intestinos.

Quando buscar um reumatologista pediatra para seu filho?

Quando buscar um reumatologista pediatra para seu filho

Quando há constante reclamação de dores no corpo pela criança ou adolescente, é possível identificar a necessidade de procurar um reumatologista pediátrico. 

As doenças reumatológicas em crianças comumente são do tipo inflamatórias, incuráveis e autoimunes (condição em que o sistema ataca seu próprio organismo). 

Por isso, é possível perceber sinais de doenças reumáticas em crianças quando começam a apresentar quedas repetidas, tropeços ou dificuldades para caminhar. 

Além disso, dores constantes que não costumam passar após analgésicos e anti-inflamatórios, também podem ser um sinal de alerta. 

Caso não sejam tratadas, as doenças reumáticas em crianças podem provocar além de invalidez, deformidades articulares. 

Mesmo que estes sejam alguns sinais que podem alertar os pais sobre a doença, é importante ressaltar que, a cada 100 crianças, apenas 2 vão ao médico com queixas reumatológicas. 

Além disso, em muitos casos a doença demora a ser diagnosticada, e crianças e família passam por diferentes especialistas, situações que podem atrasar o início de tratamento adequado.

Os pais devem ficar em alerta caso a criança comece a apresentar sinais que antes não eram comuns, como quedas repetidas, tropeços, dificuldades para caminhar ou resolver atividades comuns dentro de casa, dificuldades para brincadeiras que envolvam correr, caminhar ou pular. 

O aparecimento de dores com frequência também pode ser um sinal de alerta, além do cansaço constante, mesmo em momentos em que a criança não executou atividades que pudessem resultar na exaustão.

A dor ou incômodo, mesmo à noite, durante o sono, pode ser sinal de doença reumatológica em crianças. 

Confira a seguir, os sinais e sintomas mais comuns em crianças que desenvolvem doenças reumáticas.

Sintomas

A identificação precoce de doenças reumáticas em crianças é fundamental para evitar sequelas permanentes, e condições que possam prejudicar o crescimento e desenvolvimento do indivíduo.

Por isso, deve-se levar a criança para avaliação assim que a presença de algum sinal ou sintoma ocorrer. Entre eles, estão:

  • dores articulares ou dores nas costas, referidas de forma constante;
  • articulações acometidas com aspectos alterados, como inchaço, calor ou vermelhidão no local;
  • dores persistentes ao longo de braços e pernas;
  • febre persistente por mais de 3 semanas;
  • perda de peso ou atraso no crescimento;
  • prostração por cansaço, ou modificação do padrão normal das atividades da criança;
  • fraqueza muscular;
  • depressão;
  • queixas visuais;
  • incapacidade de fazer tarefas do dia a dia que eram executadas facilmente anteriormente, tornando-se sempre dependente de outros adultos, motivo que restringe suas atividades;
  • quedas e tropeços frequentes;
  • pedido constante de colo;
  • alterações na postura.

Diante da presença de alguns destes sinais ou queixas, recomenda-se visitar um reumatologista pediatra o mais rápido possível, a fim de evitar danos maiores. 

O tratamento para as doenças reumáticas na infância envolve um diagnóstico preciso. 

Além disso, avaliações constantes devem ser feitas, incluindo a necessidade de exames laboratoriais periódicos. 

Isso deve acontecer para avaliar a progressão da doença, sua atividade ou remissão, de forma que o tratamento possa ser adaptado para cada situação.

Em algumas situações, é comum que a criança precise de eventuais internações, seja em enfermaria, ou unidade de terapia intensiva. 

De acordo com a causa, seu tratamento pode envolver antibióticos e anti-inflamatórios, prevenindo a progressão da patologia. 

Fisioterapia e psicoterapia também devem ser prescritas.

Exercícios para a reabilitação ajudam a devolver a mobilidade articular, permitindo que a criança consiga realizar sem dificuldades atividades rotineiras, como caminhar, escrever, comer e escovar os dentes. 

É fundamental lembrar-se que, a detecção e tratamento precoce das doenças reumáticas em crianças possibilita a prevenção de danos permanentes e sequelas. 

Realizando o tratamento adequado, a criança ou adolescente pode levar uma vida normal, com desenvolvimento sem interrupção e saúde. 

Para garantir o melhor cenário diante de doenças reumáticas em crianças, é essencial ficar atento aos sinais e sintomas de forma que seja possível realizar um diagnóstico precoce.

Nesse sentido, vale contar com um reumatologista pediatra em uma clínica reumatológica, com oportunidade de tratamento prévio, melhorando as chances e qualidade de vida da criança.

Clínica de Reumatologia Croce

Saber quando procurar um reumatologista pediatra é muito importante para garantir que a criança tenha qualidade de vida, saúde e bem-estar com o tratamento adequado.

No entanto, buscar atendimento em qualquer local não é a melhor forma de garantir os cuidados necessários. 

As doenças reumatológicas apresentam diferentes possibilidades de tratamentos modernos e atualizados. 

Por isso, é importante receber atendimento uma clínica reumatológica especializada que ofereça equipamentos de última geração, assim como profissionais capacitados para exames e procedimentos diagnósticos, além de técnicas terapêuticas avançadas. 

Um ambiente como esse, que possa oferecer alternativas para terapias inovadoras e menos invasivas também é atrativo. 

Isso porque, tratamentos como esses podem ajudar a desacelerar o desgaste ósseo, muito característico das doenças reumatológicas, estimulando a regeneração e oferecendo alívio dos sintomas. 

Além disso, considerando que o tratamento para doenças reumáticas envolve períodos prolongados, é preciso avaliar a clínica pela equipe. Fique atento à confiança, boa relação com os pacientes e profissionalismo de cada um. Uma clínica com credibilidade deve oferecer atendimento integral e de qualidade multidisciplinar, como forma de solucionar por completo os problemas de seus pacientes. 

Diferenciais da Clínica Croce

Quando procurar um reumatologista pediatra para seu filho, você deve optar por uma clínica que ofereça o melhor atendimento especializado em doenças reumáticas, como a Clínica Croce

Situada na zona oeste de São Paulo, conta com uma equipe de profissionais altamente capacitados e especialistas em reumatologia formados na USP e UNIFESP, além de uma expertise de mais de 40 anos em mercado.

Entre seus diferenciais, a Clínica Croce apresenta o tratamento integral do indivíduo, buscando a otimização dos resultados e promoção de um atendimento humanitário. 

Por esse motivo, possui equipes multidisciplinares que têm como objetivo resolver as necessidades terapêuticas. 

Além disso, a Croce oferece os mais modernos tratamentos do mercado, como infusões medicinais e outras terapias avançadas muito utilizadas em doenças reumatológicas, autoimunes e também oncológicas. 

Por isso, na hora de buscar um reumatologista pediatra, escolha a Clínica Croce.

Você pode agendar uma consulta com o profissional sem sair de casa, usando nosso teleatendimento!