fbpx

Alergologista ou alergista? Entenda a diferença

Você já ouviu falar em alergologista ou alergista? Você sabe do que tratam essas especialidades médicas? As alergias constituem um problema de extensão global, afinal, a população se torna cada vez mais sensível a fatores como o crescimento desenfreado das metrópoles, estresse, poluição e às mudanças climáticas. Essas condições colaboram para que o número de pessoas que venha a desenvolver algum tipo de hiperreatividade cresça constantemente.

De acordo com estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), a asma já atinge cerca de 235 milhões de pessoas no mundo. Só no Brasil, a doença afeta aproximadamente 20% das crianças e adolescentes. Todos os anos, essa condição é responsável pela morte de milhares de pessoas globalmente.

Entre as alergias com maior incidência, estão as de cunho respiratório e alimentar. Mas sejam elas relacionadas aos compostos de algum medicamento, alimento ingerido, exposição à poeira ou outro alérgeno presente no meio ambiente, essas condições geram, de forma geral, um grande incômodo, já que atrapalham o bom andamento das tarefas diárias e prejudicam severamente a qualidade de vida.

Quem sofre com alergias já conhece de longe sintomas como coceira no nariz e na garganta, obstrução das vias nasais, manchas na pele, tosse persistente, coriza e espirros constantes. Na tentativa de conter as crises, são utilizadas, por vezes, receitas caseiras e remédios – muitas vezes sem o devido acompanhamento médico. Mas você sabia que existem profissionais que podem ajudar não somente durante as crises, como também no correto tratamento e na prevenção dessa enfermidade?

Se você ou algum familiar apresentar um diagnóstico de alguma doença alérgica, poderá ser encaminhado para um alergologista ou alergista. Esses especialistas atuam de forma ativa no diagnóstico, prevenção e tratamento da hipersensibilidade do organismo, que é algo bastante comum entre aqueles pacientes que são acometidos por doenças autoimunes, imunológicas e alérgicas.

É importante ressaltar que o tratamento para as enfermidades alérgicas é bastante complexo, pois varia de acordo com as particularidades de cada paciente. Podem ser utilizados diferentes fármacos e abordagens distintas que são prescritas pelo alergologista ou alergista.

Quem sofre com uma doença alérgica deve entender que essa não é uma condição passageira, portanto, apenas com o acompanhamento de um profissional, é possível desenvolver a capacidade de lidar com a sua doença, controlar as crises, diminuir a necessidade de buscar por atendimento de emergência em um pronto socorro e viver melhor.

Embora contar com o suporte de um médico especialista seja fundamental para o sucesso do tratamento, o profissional que se dedica ao estudo, diagnóstico e tratamento das patologias que afetam o sistema imunológico ainda é pouco conhecido pela população. Nesse sentido, é comum que surjam dúvidas a respeito do campo de atuação dos médicos e até mesmo a respeito de termos que costumam ser utilizados para designá-los, como alergologista ou alergista. Mas será que existe uma diferença?

Neste artigo, explicaremos a diferença entre alergologista ou alergista. Acompanhe, a seguir, e entenda como esses profissionais atuam e de que forma eles podem ajudá-lo ou aos seus familiares. Confira.

Alergologista ou alergista: existe diferença?

Com o aumento da incidência das doenças alérgicas e também da conscientização a respeito da necessidade do correto tratamento delas, alguns termos até então desconhecidos pela maior parte da população passaram a figurar nas mídias, redes sociais e pautas de discussões com maior frequência. Imunologia, dermatite, infusões e vacinas são alguns exemplos. Outros nomes que já são mais debatidos, mas que ainda geram dúvidas estão relacionados aos profissionais da medicina especializados no diagnóstico e tratamento dessas enfermidades.

Alergologista ou alergista: afinal, existe diferença entre eles? Os dois termos dizem respeito ao especialista que deve conduzir o tratamento de quem é acometido por algum tipo de alergia. A diferença é bastante sutil, afinal, esses profissionais são altamente capacitados e especializados para descobrir os fatores por trás do quadro e também para proceder com o tratamento necessário para proteger a saúde do paciente contra os transtornos alérgicos.

Basicamente, o alergista é o médico especializado em tratar todos os tipos de alergias. O alergologista, além de ser habilitado para diagnosticar e tratar doenças alérgicas, também concluiu um período de especialização em residência na área de Alergia e Imunologia e passa por um treinamento em clínica geral e/ou pediatria.

A alergologia surgiu devido à necessidade de um estudo mais aprofundado das alergias, tema este tão relevante no momento atual no qual estamos sujeitos diariamente a fatores como o aumento da poluição e dos agentes causadores dessas doenças.

Ainda não ficou claro quais as diferenças entre alergologista ou alergista? Então siga conosco, pois explicaremos melhor a seguir.

Alergologista: conheça o dia a dia desse profissional

Para começar a falar sobre as diferenças entre alergologista ou alergista, detalharemos o dia a dia do primeiro profissional.

As doenças de cunho alérgico estão cada vez mais presentes na realidade da população mundial. Por trás dessa condição, estão fatores como a baixa qualidade do ar e a crescente poluição e propagação de ácaros.

Nesse contexto, enfermidades como a rinite alérgica e asma tornaram-se um problema global de saúde pública que prejudica o bem-estar de famílias, compromete a qualidade de vida, afeta o período produtivo e resulta em absenteísmo ao trabalho e à escola.

Muita gente desconhece a real gravidade dessas doenças que podem, inclusive, levar à morte do paciente quando não diagnosticadas e tratadas de forma precoce e efetiva. Nesse ponto está a relevância do alergologista, o especialista da clínica médica responsável pelo correto manejo do tratamento das alergias e pela prevenção da morbidade e mortalidade dos indivíduos afetados por elas.

Esse médico conhece profundamente as causas por trás das disfunções do sistema imunitário, responsáveis pelo comprometimento das defesas do organismo. Com um extenso programa de formação, ele torna-se bastante capacitado para realizar e interpretar testes e procedimentos e conduzir a prática terapêutica dos pacientes acometidos por doenças alérgicas.

Também faz parte do dia a dia do alergologista atuar na prevenção dos fatores externos desencadeantes que provocam as crises alérgicas e aplicar terapias imunológicas e fármacos nos seus pacientes.

Qual é o papel do alergologista?

A especialidade alergologia ainda é pouco conhecida, mas, como vimos, bastante relevante para o estudo, diagnóstico e tratamento de alergias. Essa área também é conhecida como Alergia e Imunologia, já que contempla não apenas o tratamento das doenças alérgicas, como também o correto funcionamento do sistema imune.

Dessa forma, o alergologista é o profissional que se dedica ao diagnóstico e tratamento das alterações do sistema imunológico, bem como à prevenção e ao tratamento das doenças de origem alérgica.

Quando pensamos em alergias, de forma geral, lembramos de doenças respiratórias como a rinite alérgica. Entretanto, as alergias alimentares e oftálmicas, por exemplo, também fazem parte do grupo de patologias que esse especialista se dedica a tratar.

A atuação do profissional é bastante ativa no gerenciamento das patologias, portanto, ele atua em conjunto com profissionais de outras áreas da saúde para oferecer um tratamento mais completo e coeso aos seus pacientes, resultando em um aumento na autoestima e na qualidade de vida.

O papel do alergologista ainda contempla a educação dos pacientes e familiares, no sentido de fornecer dicas e informações que melhorem o convívio com a doença, que auxiliem na prevenção de crises e que tragam mais qualidade para o dia a dia. 

Assim, esse especialista médico conduz exames físicos e históricos de alergias, solicita e interpreta exames laboratoriais relacionados às doenças, realiza testes cutâneos, de contato e de provocação para doença imunológica e alérgica, analisa os alérgenos e fatores ambientais irritantes, aplica imunoterapia específica, determina o melhor tratamento farmacológico, traça estratégias para reduzir a exposição aos alérgenos, atua na educação dos pacientes, cuidadores, responsáveis e familiares.

Qual é a importância do alergologista no tratamento das doenças alérgicas?

Ainda que um grande número de pessoas sofra com reações alérgicas, a busca por um tratamento eficaz, conduzido pelo especialista adequado, ainda é algo que gera dúvidas. Infelizmente, ao invés de procurar pelo médico e por uma solução específica para a doença, muitas pessoas seguem com o hábito de buscar formas caseiras para amenizar os sintomas e “mascarar” as crises.

Quando a coriza se torna persistente ou começam as crises de espirros, por exemplo, a atitude mais comum é comprar um antialérgico na farmácia mais próxima. Se o problema são as manchas na pele, de forma geral, agendamos uma consulta com o dermatologista. Mas se o problema é de caráter respiratório, recorremos ao otorrino. Mesmo que essas opções solucionem – ainda que momentaneamente – a situação, nem sempre são as mais indicadas para se obter um diagnóstico preciso do que está de fato ocorrendo.

Se você apresenta sintomas de uma condição alérgica, ou experimentou um alimento e ele lhe causou alguma reação, está com coceira recorrente na pele, com tosse e falta de ar, deve saber que esses são alguns exemplos de situações que demandam uma consulta com o alergologista.

Esse profissional médico é especializado no tratamento de todos os tipos de alergias e das desordens do sistema imunológico. Assim, ele é habilitado para utilizar o seu conhecimento teórico e prático para identificar e tratar rinites, dermatites, sinusites, imunodeficiências, males ocupacionais e diversas outras patologias com origem alérgica.

Quais são as principais doenças tratadas pela alergologia?

O alergologista é o médico responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças que acometem o sistema imunológico e desencadeadas por fatores alérgicos. Dentre as patologias mais comuns estão a hipersensibilidade a venenos de insetos, a alergia alimentar, dermatite atópica, asma e rinite.

Não muito tempo atrás, quem sofria com algum problema alérgico levava bastante tempo para conseguir um diagnóstico preciso e tratamento eficaz para a sua doença, já que acabávamos recorrendo aos conhecimentos de profissionais de outras áreas da medicina, como a dermatologia, pediatria e pneumologia. Embora esses profissionais pudessem diagnosticar a enfermidade, não tinham o conhecimento específico para conduzir o melhor tratamento.

O alergologista atua exatamente nesse ponto: diagnóstico preciso e tratamento eficaz. Assim como ocorre com boa parte das enfermidades, o sucesso do tratamento das doenças alérgicas depende da velocidade do seu diagnóstico. Afinal, esse fator influencia na incidência de episódios de crises que podem prejudicar os afazeres diários e, até mesmo, levar a óbito.

As doenças alérgicas tratadas por esse especialista podem ser agrupadas de acordo com os mecanismos de defesa que são atacados, obedecendo a seguinte classificação:

  • Alimentares: dependendo do organismo, é possível que determinados alimentos desencadeiem manifestações alérgicas. Os indivíduos que apresentam alguma alergia alimentar podem experimentar sintomas que incluem manchas pelo corpo, vômitos e diarreias. Em alguns casos mais graves, as reações podem levar o paciente ao choque anafilático, que pode resultar no seu óbito. 
  • De pele: essas alergias podem ser provocadas devido ao contato ou uso de produtos como sabonetes, cremes e perfumes. As picadas de insetos também são fatores desencadeantes. Nesse grupo, os sintomas mais comuns incluem lesões na pele e coceira extrema.
  • Oculares: a conjuntivite alérgica é o principal exemplo desse grupo. Essa doença provoca coceira, lacrimejamento, vermelhidão e diversos outros problemas na visão.
  • Respiratórias: as doenças que afetam as vias respiratórias ocorrem devido a uma hipersensibilidade que o indivíduo possui a determinados fatores, como pelos de animais, mudanças climáticas e exposição a ácaros. O resultado dessa condição são espirros e coriza constantes, a dificuldade para respirar, tosse persistente e coceira na garganta e no nariz.

Mesmo que nem todos os casos de doenças alérgicas possuam uma cura, há formas bastante efetivas para controlar o seu impacto no bem-estar, aliviar os sintomas e reduzir a incidência de crises. Para isso, é importante saber identificar as principais doenças tratadas pelo alergologista. Confira algumas delas a seguir:

  • Alergia alimentar;
  • Alergia a medicamentos;
  • Alveolite;
  • Asma;
  • Bronquite;
  • Choque anafilático;
  • Dermatite atópica/eczema;
  • Dermatite de contato;
  • Diabetes tipo 1;
  • Doenças alérgicas ocupacionais;
  • Fatores de risco de progressão de doenças alérgicas;
  • Hepatite autoimune;
  • Hipersensibilidade a picadas de insetos;
  • Imunodeficiências;
  • Lúpus;
  • Otite;
  • Pneumonite por hipersensibilidade;
  • Reações específicas de órgãos resultantes de alergias;
  • Reações gastrintestinais resultantes de alergia;
  • Rinite alérgica;
  • Rinoconjuntivite;
  • Sinusite;
  • Tosse;
  • Urticária e angioedema;

Quando você deve se preocupar em procurar por um alergologista?

Você sabia que nosso sistema imunológico é capaz de se defender contra diversos invasores, como os vírus e as bactérias? Embora essa habilidade seja fascinante, o processo pode ser considerado agressivo e, em alguns casos, resultar em uma hiperreatividade a determinadas substâncias que não são necessariamente perigosas, como o mofo, a poeira ou o pólen. Os indivíduos que apresentam esse tipo de sensibilidade devem se preocupar em agendar uma consulta com o alergologista.

Uma vez que o paciente passa por uma consulta com esse especialista, ele vivencia uma minuciosa avaliação, que contempla exames físicos, de sangue, cutâneos e de contato, além de testes de alergia e anamnese. Todos esses passos são importantes para conhecer o histórico do indivíduo e elaborar um diagnóstico preciso que ajudará na escolha do plano de tratamento. 

É importante ressaltar que a abordagem do tratamento, que inclui medicação, ações de controle ambiental e revisões, é totalmente personalizada, não existindo uma fórmula universal, já que varia de acordo com as características do paciente.

Os pacientes do alergologista incluem pessoas de todas as faixas etárias, afinal, as doenças alérgicas podem se manifestar em qualquer idade.

Ainda que esse tipo de enfermidade não obedeça a um único padrão, podemos observar algumas prevalências que variam de acordo com as diferentes fases da vida. Na infância, reações em decorrência do uso de medicamentos, picadas de inseto ou ingestão do leite de vaca são bastante comuns. Entre os idosos, a incidência de rinite alérgica e asma também é alta.

No entanto, independentemente da idade, existem alguns indicativos da necessidade de procurar ajuda do alergologista. Os principais sintomas, que devem servir como um alerta para todos nós, incluem: nariz escorrendo e espirros constantes, coceira na pele, vômito e diarreia, falta de ar e sibilância e bolsas abaixo dos olhos ou olheiras.

Outros sinais de que você deve ir à consulta com o alergologista são: apresentar sintomas frequente de alergia, perceber que medicamentos como descongestionantes e anti-histamínicos já não fazem mais efeito, perceber sinais de asma e identificar que certos alimentos lhe fazem mal.

Atenção! Esses indicativos são genéricos e podem também ser indícios de outras enfermidades. Por isso, é preciso observar a frequência com a qual ocorrem e o contexto no qual estão inseridos. Se você perceber que eles são recorrentes ou surgem após o contato com determinada substância, a melhor ação é agendar uma consulta com o profissional.

Embora determinadas alergias possam ser facilmente controladas com o uso de medicamentos, algumas condições podem interferir nas atividades diárias, diminuir a qualidade de vida e resultar em crises que, quando não controladas, podem até mesmo ser fatais.

Alergologia na Clínica Croce

Na Clínica Croce, contamos com um corpo médico que contempla especialistas de diversas áreas, incluindo a alergologia e imunologia. A clínica é uma das mais conceituadas do país e disponibiliza alergologistas com ampla experiência e prontos para fornecerem o atendimento qualificado e humanizado que o paciente necessita.

A clínica conta com estrutura, equipamentos e metodologias modernas para dar o suporte necessário. O corpo clínico da Croce está preparado para prestar atendimento qualificado e especializado, por meio de exames, testes, consultas, diagnósticos e encaminhamento de tratamentos diversos, trazendo muito mais conforto para os seus pacientes.

E você, já conhecia a diferença entre alergista e alergologista? Agora que você já sabe mais a respeito dessa especialidade médica, que tal agendar uma consulta para tratar de seus problemas alérgicos? Inicie agora mesmo seu atendimento e teremos o maior prazer em ajudar.