fbpx

Como lidar com uma alergia a medicamentos?

alergia a medicamentos

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 30% da população brasileira possui algum tipo de alergia. Entre elas está a alergia a medicamentos. Contudo, grande parte das pessoas não sabe sobre essa condição. 

Para evitar reações exageradas de defesa do organismo, é importante conhecer as alergias a medicamentos mais comuns e saber como lidar com uma crise. Por isso, desenvolvemos o conteúdo de hoje com mais informações sobre este assunto. Confira!

O que é uma reação alérgica?

A alergia, ou reação alérgica, é uma reação exagerada do organismo a algumas substâncias presentes no ambiente. As pessoas alérgicas, principalmente as que têm asma, rinite e dermatite atópica, possuem uma condição genética que determina que reajam de forma exagerada a determinados estímulos, causando os sintomas. Portanto, as doenças alérgicas não são contagiosas, e sim o resultado de uma resposta individual determinada geneticamente. Os indivíduos alérgicos são mais sensíveis que o resto da população frente a estímulos externos.

Várias substâncias podem desencadear o quadro alérgico, entre elas: inalantes (ácaros, pelos de animais, fungos, pólen), alimentos, remédios, cosméticos, etc. As alergias podem se manifestar de diferentes maneiras. As respiratórias, asma e rinite são as mais comuns, entretanto, existem ainda as urticárias e as dermatites.

Como acontece a alergia a medicamentos?

A alergia a medicamentos é uma condição em que o sistema imunológico reage a um remédio como se fosse uma substância estranha e nociva, de modo a produzir anticorpos para tentar combater e eliminar essa substância do corpo. Essa ação resulta no surgimento dos sintomas alérgicos.

Também conhecida como Reação de Hipersensibilidade a Medicamentos (RHM), a alergia a medicamentos pode causar sintomas que surgem em poucos minutos após a administração da droga, seja ela de uso tópico, oral ou intravenoso. 

Entre as reações mais comuns estão a coceira, vermelhidão dos olhos, lacrimejamento, inchaço de rosto e garganta, tontura e desmaio. É importante que, diante dos sinais e sintomas que indicam a alergia a medicamentos, a pessoa seja encaminhada rapidamente ao hospital. Assim, é possível que as condutas necessárias sejam tomadas, evitando casos mais graves, em que a reação do sistema imune pode colocar a vida da pessoa em risco.

Quais os sintomas da alergia a medicamentos?

Os sintomas da alergia a medicamentos podem ocorrer poucos minutos após a administração, ou mesmo demorar até 1 hora para se manifestarem. A gravidade destes sintomas pode variar de acordo com a sensibilidade do sistema imunológico do indivíduo. Entre os sintomas mais leves da alergia a medicamentos, estão: 

  • Coceira e vermelhidão da pele ou em todo o corpo;
  • Febre acima de 38ºC;
  • Coriza e sensação de nariz escorrendo;
  • Olhos vermelhos, lacrimejando e inchados;
  • Dificuldade para abrir os olhos.

No entanto, algumas pessoas podem apresentar maior sensibilidade a certos medicamentos, fator que causa uma resposta intensa do sistema imunológico, como o choque anafilático. Essa reação pode colocar a vida do indivíduo em risco. Seus sintomas mais graves, são:

  • Dificuldade para respirar;
  • Inchaço da língua ou da garganta;
  • Confusão mental;
  • Tontura;
  • Sensação de desmaio; 
  • Náuseas;
  • Diarreia;
  • Aumento dos batimentos cardíacos.

Quando sinais e sintomas como estes estão presentes, é fundamental que o socorro seja realizado rapidamente. A pessoa deve ser encaminhada depressa a um hospital para que a conduta adequada seja realizada com rapidez, evitando assim que o sistema imunológico cause danos a vida, aliviando os sintomas e restaurando o bem-estar.

Quais os tipos mais comuns de medicamentos que desencadeiam a alergia?

alergia a medicamentos

De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, 12% dos brasileiros já apresentaram algum dos tipos de alergia a medicamentos, sendo que em 90% das manifestações estão sintomas como coceira, erupções cutâneas, urticárias, angioedema e inchaço dos lábios.

É possível que a pessoa seja alérgica a um medicamento específico ou mesmo a toda sua classe, visto que a estrutura química dos remédios de um mesmo grupo é similar, e pode gerar a chamada reação cruzada. Os principais medicamentos desencadeadores das alergias medicamentosas, são:

  • Analgésicos e anti-inflamatórios, como aspirina, dipirona, paracetamol, diclofenaco;
  • Antibióticos, como a penicilina, sulfa, quinolona, eritromicina, azitromicina;
  • Contrastes radiológicos, como o contraste iodado utilizado em tomografias;
  • Quimioterápicos, ou seja, medicamentos utilizados no tratamento do câncer.

Como pode ser feito o diagnóstico dessa condição?

Após ser controlada a crise, o médico deve investigar qual a possível causa, perguntando ao paciente sobre alergias conhecidas e outras reações alérgicas. Além disso, analisar quais foram os últimos alimentos ingeridos, medicamentos utilizados e contato com substâncias diferentes.

Uma forma de auxiliar no diagnóstico é a realização de testes para alergia, como o Prick Test Patch Test. Estes são testes de contato realizados por um profissional especializado, responsável por colocar a pessoa em contato com diferentes substâncias que podem ser causadoras de reações alérgicas. Além disso, solicitar que o paciente mantenha anotações sobre os alimentos que consumiu e medicamentos também.

Uma avaliação clínica cuidadosa auxiliará o alergista a definir se os sintomas estão ou não relacionados ao quadro clínico e definirá quais são os principais alimentos a serem testados. Existem testes específicos para alguns alimentos, mas é importante saber que, às vezes, as suspeitas recaem sobre aditivos alimentares, principalmente corantes e conservantes. Nestes casos, os testes alérgicos não estão disponíveis. 

Os resultados sempre deverão ser interpretados pelo médico adequadamente treinado, pois somente ele saberá a conduta correta a ser tomada. Para os tipos de alergia a alimentos e medicamentos o melhor teste é o de provocação, que só deve ser indicado e realizado pelo especialista em alergia, pois pode ter reações mais graves.

Existe tratamento para a alergia a medicamentos?

Na maioria das vezes, a alergia a medicamentos pode evoluir rapidamente para um choque anafilático. A anafilaxia é uma ação desencadeada pelo próprio organismo, quando há uma reação a certo tipo de alérgeno, no caso, um medicamento.

A reação anafilática tem início súbito, e pode se desenvolver em poucos minutos ou algumas horas, causando o surgimento de sintomas característicos, como a queda da pressão arterial, inchaço dos lábios, boca e dificuldade para respirar.

Quando há suspeitas de sintomas semelhantes como o que a anafilaxia causa, recomenda-se que a pessoa seja encaminhada imediatamente à emergência médica. Dessa forma, o diagnóstico e tratamento pode ser feito o mais rápido possível. Em geral, o tratamento consiste na administração de medicamentos injetáveis para interromper a ação e monitoração dos sinais vitais.

A melhor maneira de tratar o choque anafilático é ser encaminhado imediatamente para a emergência hospitalar. A principal maneira de tratamento para o que é anafilaxia é o uso da adrenalina (epinefrina). Ela deve ser injetada imediatamente, logo após a constatação da crise. A dose usada para adultos é de 0,3-0,5 mg de solução administrada por via intramuscular, a cada 10 ou 20 minutos, ou quando necessário. 

Já a dose para crianças é de 0,01 mg/kg até o máximo de 0,3 mg também intramuscular a cada 5 ou 30 minutos, se necessário. As doses menores, como 0,1 mg a 0,2 mg administradas se necessário, são comumente adequadas para o tratamento da anafilaxia leve, e muitas vezes, é associada ao teste cutâneo alérgico ou imunoterapia.

Infusões medicinais

A alergia a medicamentos também pode ser tratada com o uso de infusões medicinais. Esta consiste na administração de medicamentos intravenosos (pelas veias) ou subcutâneos (sob a pele) em pacientes, com o objetivo de tornar possível seu tratamento.

Essa técnica tem se mostrado cada vez mais importante para a medicina atual. Afinal, a infusão medicinal é uma das principais tendências para se tratar doenças de forma humanizada, minimizando os efeitos colaterais nocivos.

Contudo, além do tipo de aplicação, também a composição do medicamento é diferenciada, por ser o resultado de diversas pesquisas e aperfeiçoamentos realizados via engenharia genética, derivado de anticorpos humanos ou de origem animal, modificados em laboratório genético. 

Dessa forma, as infusões medicinais revolucionam as opções de tratamentos até então disponíveis por sua efetividade, segurança, controle, potencial de atenuar sintomas realmente incômodos e de proporcionar mais qualidade de vida ao indivíduo.

O que fazer após uma crise de alergia a medicamentos?

O sistema imunológico é capaz de se defender contra diversos invasores, como os vírus e as bactérias. Embora essa habilidade seja natural, o processo pode ser considerado agressivo e, em alguns casos, resultar em uma hiperreatividade a determinadas substâncias que não são necessariamente perigosas, como certos medicamentos. Os indivíduos que apresentam esse tipo de sensibilidade devem se preocupar em agendar uma consulta com o alergologista.

Uma vez que o paciente passa por uma consulta com esse especialista, ele vivencia uma minuciosa avaliação, que contempla exames físicos, de sangue, cutâneos e de contato, além de testes de alergia e anamnese. Todos esses passos são importantes para conhecer o histórico do indivíduo e elaborar um diagnóstico preciso que ajudará na escolha do plano de tratamento. 

É importante ressaltar que a abordagem do tratamento, que inclui medicação, ações de controle ambiental e revisões, é totalmente personalizada, não existindo uma fórmula universal, já que varia de acordo com as características do paciente. Os pacientes do alergologista incluem pessoas de todas as faixas etárias, afinal, as doenças alérgicas podem se manifestar em qualquer idade.

Ainda que esse tipo de enfermidade não obedeça a um único padrão, podemos observar algumas prevalências que variam conforme as diferentes fases da vida. Na infância, reações em decorrência do uso de medicamentos são bastante comuns.

No entanto, independentemente da idade, existem alguns indicativos da necessidade de procurar ajuda do alergologista. Os principais sintomas, que devem servir como um alerta para todos nós, incluem: nariz escorrendo e espirros constantes, coceira na pele, vômito e diarreia, falta de ar e sibilância, além de bolsas abaixo dos olhos ou olheiras.

Outros sinais de que você deve ir à consulta com o alergologista são: apresentar sintomas frequentes de alergia, perceber que medicamentos como descongestionantes e anti-histamínicos já não fazem mais efeito, perceber sinais de asma e identificar que certos alimentos lhe fazem mal.

É preciso ter atenção, visto que esses indicativos são genéricos e podem também ser indícios de outras enfermidades. Por isso, é preciso observar a frequência com a qual ocorrem e o contexto em que estão inseridos. Se você perceber que eles são recorrentes ou surgem após o contato com determinada substância, a melhor ação é agendar uma consulta com o profissional.

Embora determinadas alergias possam ser facilmente controladas com o uso de medicamentos, algumas condições podem interferir nas atividades diárias, diminuir a qualidade de vida e resultar em crises que, quando não controladas, chegam até mesmo a ser fatais.

Alergologia e infusão de medicamentos na Clínica Croce

Localizada na zona oeste de São Paulo, a Clínica Croce é uma das pioneiras na administração de tratamentos por meio de infusão medicamentosa no país.

Com uma renomada equipe médica, formada por especialistas da USP e da UNIFESP, a Clínica Croce oferece, desde 1973, o que há de melhor nas áreas de Alergologia e Imunologia, Endocrinologia, Endocrinologia Pediátrica e Reumatologia, objetivando prover um atendimento humanizado e uma avaliação científica precisa e qualificada.

Na Clínica Croce, contamos com um corpo médico que contempla especialistas de diversas áreas, incluindo a alergologia e imunologia. A clínica de imunologia é uma das mais conceituadas do país. Ela conta com alergologistas com ampla experiência e prontos para fornecerem o atendimento qualificado e humanizado que o paciente necessita.

A clínica tem estrutura, equipamentos e metodologias modernas para dar o suporte necessário. O corpo clínico da Croce está preparado para prestar atendimento qualificado e especializado, por meio de exames, testes, consultas, diagnósticos e encaminhamento de tratamentos diversos, trazendo muito mais conforto para os seus pacientes.

Realizar um diagnóstico preciso é essencial para diminuir a sensibilidade aos fatores alérgenos que a ocasionam, proporcionando assim melhores resultados ao tratamento dos pequenos pacientes. Ainda que existam medidas que promovem maior qualidade de vida, como a limpeza e aspiração do ar, prática de exercícios e adoção de uma alimentação saudável, a criança que desenvolve a doença alérgica pode ter um padrão genético herdado, favorecendo o seu desenvolvimento.

Mesmo que não seja possível evitar essa predisposição atualmente com as possibilidades que a medicina apresenta, como curar todas as doenças alérgicas, é possível realizar um tratamento eficiente tão logo apareçam os primeiros sintomas e manifestações das doenças, evitando assim que elas se agravem e prejudiquem a rotina das crianças.

Desse modo, você encontrará no quadro de profissionais da Croce especialistas bastante qualificados e com expertise na administração e condução de tratamentos via infusão de medicamentos. 

E, para isso, também há a possibilidade de um familiar, por exemplo, acompanhar o paciente ao longo do processo de infusão, o que pode ser essencial para que ele se sinta mais seguro e confiante. É importante saber também que o paciente contará com supervisão médica e de enfermagem, que seguirá todos os protocolos demandados para esse tipo de atendimento, antes durante e pós-aplicação da infusão.

A Clínica Croce é uma referência sólida no segmento de infusões medicamentosas no Brasil. Em nossa clínica, a administração de infusões de medicamentos é realizada em ambiente próprio para essa finalidade, climatizado, confortável e aconchegante, ajudando a tornar a experiência mais acolhedora e o menos desgastante possível ao paciente. 

Na Clínica Croce, os tratamentos via infusão medicamentosa é realizado por meio de medicamentos como: Abatacepte (Orencia ®), Ácido Zoledrônico (Aclasta ®, Blaztere ® e Zometa ®), Adalimumabe (Humira ®), Belimumabe (Benlysta ®), Canaquinumabe (Ilaris ®), Certolizumabepegol (Cimzia ®), Denosumabe (Prolia ®, Xgeva ®), Densis, Dupilumab (Dupixent ®), Ferro injetável (Noripurum ®, Ferinject ®), Ibandronato de Sódio (Bonviva ®), Infliximabe (Remicade ®), Mepolizumab (Nucala ®), Omalizumabe (Xolair ®) e Rituximabe (MabThera ®).

Cabe ressaltar que todos eles têm autorização e liberação dos órgãos reguladores relacionados, autorizados pela FDA (Food and Drug Administration) e apresentando registro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Naturalmente, com os avanços da medicina e com as novas aprovações, outras infusões poderão ser autorizadas e incluídas como meios seguros e eficientes possibilidades de tratamento.

Agora você já sabe como lidar com a alergia a medicamentos, condição que, quando não tratada rapidamente, pode causar danos a vidado indivíduo. Por isso, caso tenha apresentado algum episódio de reação como essa, procure uma clínica de alergologia!

Quer marcar uma consulta com um alergologista? Na Clínica Croce você pode fazer isso sem sair de casa, por meio do teleatendimento!