Saiba como combater os ácaros, os vilões das crises alérgicas!

Invisíveis a olho nu, os ácaros são os principais causadores dos problemas alérgicos respiratórios. E os que sofrem de asma e rinite acabam sendo os mais prejudicados por esses organismos que se acumulam facilmente em ambientes fechados. “80% dos casos de alergia respiratória, rinite ou asma, são provocados por ácaros. Vivemos de 92 a 98% de nossas vidas em ambientes fechados, onde mais se concentram os alérgenos”, ressalta Dr. Fábio F. Morato Castro, médico alergista e imunologista, diretor da Clínica Croce.

O médico acrescenta, ainda, que o ambiente predileto para os ácaros é o quarto e que eles se acumulam especialmente nos colchões, travesseiros, cobertores e roupas guardadas em armários por um longo período.

Para combater os ácaros, o médico dá algumas dicas simples, mas capazes de melhorar significativamente a qualidade de vida do paciente alérgico:

1- Use capas protetoras de travesseiro e colchão.
2- Permita a entrada do sol nesses ambientes fechados. O sol é o inimigo número 1 dos ácaros.
3- Sempre que possível, retire as roupas dos armários e as coloque para arejar.
4- Evite a aglomeração de coisas que acumulem poeira.

O médico explica, ainda, que nas épocas de outono e inverno, além dos ácaros, as mudanças bruscas de temperaturas, o maior número de casos de infecções virais, como gripes e resfriados e o aumento da poluição e do ar seco, são fatores que contribuem para o aumento e casos de alergias respiratórias.

 

Compartilhe