Pediatras recomendam que exposição precoce a amendoim ajuda a desenvolver tolerância ao alimento

Um grupo de especialistas em pediatria sugere que o consumo do amendoim antes de um ano de idade pode contribuir para que as crianças, com alto risco de alergia, desenvolvam tolerância ao alimento.

A orientação é resultado de um grande estudo sobre alergia, publicado no começo deste ano, que descobriu que a exposição a amendoim na infância parece ajudar no desenvolvimento de tolerância ao alimento, ao contrário do que pode indicar o senso comum.

A recomendação foi elaborada em junho pela Academia Americana de Pediatria em conjunto com a Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia e diversos outros grupos de alergia internacionais.

A orientação ainda é provisória, mas já aponta para a necessidade de exposição mais precoce das crianças a potenciais alérgenos e reforça a recomendação de criação das crianças alérgicas em ambientes naturais, sem proteção excessiva.

Diretrizes mais extensas estão sendo preparadas pelo Instituto Nacional de Alergia, Asma e Imunologia e a Academia Europeia de Alergia e Imunologia Clínica, para regulamentação da recomendação.

O tema foi repercutido no mês de agosto, no programa Bem Estar, da Rede Globo. Clique aqui para assistir.

Compartilhe