24 de agosto – Dia da Infância – Saiba quais são as alergias mais comuns em crianças

As doenças alérgicas mais comuns na primeira infância são a rinite alérgica; a asma; a urticária aguda e crônica; e a alergia ao leite.

A primeira exposição a um alérgeno estimula o sistema imune para reconhecer a substância. Qualquer exposição posterior, geralmente ocasionará sintomas. Quando um alérgeno entra no organismo de uma pessoa que tem o sistema imune sensibilizado, certas células liberam histamina e outros químicos. Este produz coceira, edemas, produção de muco, espasmos musculares, urticária, erupção cutânea e outros sintomas.

No caso das alergias respiratórias, os principais agentes desencadeantes são os ácaros e pelos de animais.

As mudanças bruscas de temperatura também são fatores agravantes das doenças respiratórias. “O ar seco ajuda a piorar ainda mais o quadro do alérgico”, explica Dr. Fábio F. Morato Castro, médico alergologista e imunologista da Clínica Croce.

A criança com alergia respiratória pode ter nariz entupido e/ou coriza, espirros, coceira na pele e nos olhos e/ou olhos vermelhos, lacrimejantes. Se o problema é sazonal ou crônico depende do alérgeno em questão.

Asma e Rinite alérgica – alta prevalência em crianças

A asma, que acomete cerca de 10% da população brasileira, é ainda mais prevalente na infância, quando chega a afetar 20% das crianças e adolescentes.

Por ano, são 2 mil mortes de adultos e crianças, e a falta de informação é um dos fatores que mais contribuem para os óbitos por asma, doença respiratória que está entre as mais prevalentes do mundo.

A rinite alérgica, doença que no Brasil acomete aproximadamente 25% das crianças e 30% dos adolescentes, é uma inflamação crônica da membrana mucosa que reveste as vias nasais, causada por uma reação alérgica. Os sintomas comuns são: nariz entupido, coriza, espirros frequentes e uma tendência a respirar pela boca. Em geral, os olhos da criança ficam vermelhos e lacrimejantes, além de ocorrer inchaço no rosto. Os bebês com rinite crônica são muitas vezes alérgicos a alimentos, na maioria das vezes ao leite de vaca. Crianças com coriza constante muitas vezes reagem a lã, mofo, penas, poeira, pelo animal e/ou pólen.

Tratamento

O Dr. Fábio explica que o tratamento das alergias respiratórias devem seguir o seguinte tripé de controle: o primeiro é o ambiental. É preciso eliminar aquilo que causa a alergia. O segundo é o tratamento medicamentoso. Geralmente, os médicos usam corticoide. A imunoterapia também é um recurso bastante indicado para diminuir a sensibilidade ao alérgeno. “Se é o ácaro, vai fazer vacina com ele para diminuir essa sensibilidade”, ressalta o médico.